Sinopse: Neste delicado álbum de recordações e de histórias, Andrea Bocelli conta sobre um homem atencioso e irônico, enamorado dos Estados Unidos e das mulheres, apaixonado por pintura, por cavalos e… pela boa mesa. Entremeando-os com retalhos de sua própria biografia, o intérprete de Vivo per lei nos revela os aspectos mais íntimos e desconhecidos do profundo vínculo de amizade que o uniu ao “rei dos tenores”.
“Uma vida dedicada à música é uma vida bem vivida.” ?Luciano Pavarotti
Todo mundo que me conhece sabe da minha paixão pela Itália, e consequentemente a minha paixão pela música italiana, desde o rap até o canto mais erudito. E é claro que dentre os grandes cantores, não poderia faltar a voz do grande tenor: Pavarotti.
Luciano com certeza foi um grande exemplo no mundo da música e com ele vários cantores e jovens aprenderam a apreciar a ópera como algo bonito, belo e não só algumas pessoas. E com essa certeza de que encontraria muito mais para aprender, que pedi para a Editora Bertrando “Um Mestre Para Todos” para resenhar este mês.
Acho que o primeiro ponto que precisamos comentar sobre “Um Mestre Para Todos” é que o livro NÃO é uma biografia. Se você resolver comprar para conhecer a fundo toda a vida do Pavarotti, você vai se decepcionar.
O livro é um apanhado de momentos vividos pelo Andrea Bocelli ao lado do Luciano, momentos que marcaram e que deixaram algum ensinamento ou uma boa lembrança para Bocelli que foi acompanhado durante o seu crescimento como cantor por esse mestre que lhe ensinou grandes coisas durante a vida. Até mesmo: Se você não tem nada de útil para falar, cale a boca.
Eu aprendi muito com esse livro, tanto com o quanto o Pavarotti influenciou a vida das pessoas ao seu redor, como a forma com que ele levava a vida. É errado dizer que ele não era um exemplo, seja em coisas boas ou ruins, ele era um homem que inspirou e ainda é capaz de inspirar. E não apenas a música.
Se muitas pessoas não desistiram, com certeza Pavarotti cantou algo que os inspirou. E mesmo no fim de sua vida, quando a sua doença já exigia muito dele, ele não abandonou a sua maior paixão: a música. A sua dedicação para essa paixão era tão grande que você se apaixona pelo decorrer do livro por esse mesmo amor.
O livro é curto, rápido e fácil de ler, apesar do Bocelli enfatizar muitas coisas de forma positiva até demais. Eu gostei muito e já vou ficar novamente o dia inteiro ouvindo Pavarotti só por ter escrito essa resenha hoje. Então, aproveite a leitura!
Edição: 1 | Editora: Bertrand Brasil |ISBN: 0 | Ano: 2014 | Páginas: 176
Nota: 4,5/5
Comprar: Livraria Saraiva | Livraria da Travessa | Livraria Cultura | Americanas
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google +
Demorei um pouco p ter contato com Pavarotti, mas m apaixonei e m lamentei de n ter conhecido-o mais cedo, quando ele ainda era vivo. E agora, estou louco p ler esse livro e conhecer mais desse grande mestre.. n estou em casa, mas vou ver se acho em pdf ou saio p comprar quando chegar em casa. Obrigado pela dica e descricao 🙂
Se você curte Pavarotti, vai adorar conhecer ainda mais sobre ele.
Acho que vai ter a mesma experiência que a minha com essa obra.