Menu
Literatura

[Resenha] O Livro Secreto de Dante de Francesco Fioretti | @GeneraleED

Sinopse: Dante realmente morreu em Ravenna, por causa da malária, como todos pensam, ou alguém teria motivos para desejar sua morte e, com ela, o desaparecimento de um segredo? Atormentados por essa dúvida, a filha do poeta, Irmã Beatrice, um ex-templário chamado Bernard e um médico, Giovanni de Lucca, iniciam uma dupla investigação para esclarecer o que havia acontecido. Tentam, com dificuldade, decifrar uma mensagem codificada deixada por Dante em nove folhas de pergaminho e, ao mesmo tempo, começam a seguir as pistas de seus prováveis assassinos, descobrindo que muitas pessoas nutriam uma profunda antipatia pelo poeta. Não será nada fácil encontrar a chave do segredo escondido em A Divina Comédia e descobrir quem teria interesse em impedir o poeta de terminar sua obra. E por que Dante teria decidido esconder com tanto cuidado os últimos treze cantos do Paraíso? Teoremas requintados, intrigas complicadas e verdades a serem descobertas se escondem entre os versos das três partes do poema, como a identidade de Veltro, o anúncio da chegada de um misterioso vingador… No pano de fundo histórico da crise política e econômica do século XVI, O Livro Secreto de Dante entrelaça fatos reais e personagens de ficção, tecendo tramas cheias de mistério e dúvidas intrigantes. 

“Gli uomini, quando sono infelici, possono anche essere molto pericolosi.”  —  Francesco Fioretti

Quem me conhece sabe, se existe algum livro que eu realmente ame com todas as minhas forças, é A Divina Comédia de Dante. Amo a Itália com tantas forças que poderia ir embora hoje mesmo para lá sem olhar para trás, mas confesso. Sentiria muita falta daqui. ?
Mas foi com essa paixão dentro de mim que pedi um exemplar de O Livro Secreto de Dante para a editora Generale quando eu descobri que eles tinham esse volume no catálogo. E agora, chegou a hora de contar o que eu achei.

O Livro Secreto de Dante me impressionou em muitos momentos, e me deixou ainda mais curiosa para ler mais sobre a história de Dante. Tanto que após ler esse livro eu comprei uma biografia de Dante que ainda vou resenhar para vocês por aqui.

O livro é muito bom. Ainda ficou surpresa por se rum livro de estreia. O primeiro do Francesco, que sim… já escreveu muito na vida de outras formas, é professor e tudo mais. Mas mesmo assim… surpreendeu logo no primeiro volume.

É claro que o livro chama mais a atenção e me cativa mais por ter essa proximidade com Dante, que pode não interessar a muita gente. E esse é um ponto a ser cuidado. O livro trabalha alguns pontos sobre o ponto de vista de quem já conhece a história da Divina Comédia.

Outra coisa muito interessante é o antes da história. O Livro Secreto de Dante em sua versão brasileira tem prefácio e introdução com um conteúdo até mais interessante do que o próprio livro. As duas pessoas chamadas para falar mais sobre a obra, conhecem de verdade muito sobre o Dante e acrescentam mais informação a obra de Fracesco.

Outro ponto positivo no livro, é a tradução. O tradutor não quer traduzir tudo. Muitas coisas ele preferiu deixar no original e traduzir na nota de rodapé com comentários e isso é muito legal para toda a construção do livro. Palmas!

A história em si, me lembra um pouco de Dan Brown com “A Armadilha de Dante” que eu já resenhei por aqui e foi algo que eu fiquei encantada. O autor consegue trazer suspense, conteúdo e até muita imaginação e desconfiança para tudo o que aconteceu com Dante na vida real.

Ci sono cose che si sanno, anche se nessuno ce le ha mai spiegate.” – — Francesco Fioretti

Em um resumo rápido: A História é um prato cheio para quem gosta do gênero, gosta de Dante e quer ler mais sobre o autor e a história sem adentrar ao mundo mais técnico e cheio de biografias. Entretenimento é o ponto chave aqui! A Edição da Editora Generale está linda, a capa poderia sim ser melhor, mas fora isso, realmente não tenho o que reclamar.

Edição: 1 | Editora: Generale | ISBN: 9788563993458 | Ano: 2012 | Páginas: 256

Nota: 5/5

Comprar: Saraiva | Livraria da Folha

Francesco Fioretti nasceu em  Abruzzo, em 1960. ‘É de origem siciliana e Apúlia-toscana, formou-se em letras em Florença e ensinou na Lombardia. Ele trabalhou por dez anos com uma editora educativa em Milão e atualmente aprofunda estudos sobre Dante na Universidade de Eichsätt na Alemanha. Ele publicou ensaios e antologias críticas. O livro secreto de Dante, publicado em 2011 por Newton Compton, é seu primeiro romance.

post

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

3 Comments

  • Laura Ribeiro
    24 de julho de 2014 at 15:19

    É um livro que é mesmo a sua cara (e a minha), Anna, haha. Fiquei com vontade de ler tudo o que se refere ao Dante depois dessa resenha, e o que mais me chamou a atenção em “O Livro Secreto de Dante” foi que o autor preferiu não traduzir tudo. Como você disse: Palmas! \o/ Ah, Anna, espero que não seja incômodo, mas no título da resenha tu repetiu o nome do livro e ficou “O Livro Secreto de Dante de O Livro Secreto de Dante”, não consegui entender se era a intenção, mas ignore essa parte do comentário se era mesmo a intenção, ok? :v
    Beijos || Unlocked Land ?

    Reply
    • Anna Schermak
      24 de julho de 2014 at 15:56

      Vou arrumar amore, foi erro meu mesmo! 😉
      Obrigada por me avisar heheheh?

      Reply
  • adilson
    25 de julho de 2014 at 14:13

    Lindo liro Anna! linda resenha! parabéns! Também adoro a Itália! Queria e muito me mudar para lá, especialmente Veneza, que é o meu pedacinho de céu favorito! Também sou fã do Dan Brown e o dante! Quisera eu ler a Divina Comédia! Parabéns mais uma vez, garota de sorte! Abs e até a próxima! xau.
    http://adilsonconectado.blogspot.com/

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.