Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859158
Ano: 2013
Páginas: 108
Tradutor: Maria Alice Araripe de Sampaia Doria
Livraria Travessa R$19,90 | Livraria Saraiva R$ 15,90
Sinopse:Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!
——————–
Qual é o seu sal da vida? O que é o sal da vida? O que te da gosto, sabor, tempera um tiquinho e deixa a vida mais deliciosa? Aqui, Françoise tenta captar esses momentos para passar ao leitor e o fazer pensar.
O sal da vida é um livro de auto ajuda, aquele tipo de livro que tem uma conversa com o leitor e faz pensar naqueles momentos especiais da vida, aquele livro onde o autor é mais amigo que o normal, consegue te dar alguns puxões de orelha, te fazer pensar e mudar muitas das suas atitudes.
Um problema com Sal da Vida é que ele é fantástico, para um texto pequeno, poucas páginas, um post no blog e talvez só. Ele é cansativo quando passa a maioria das páginas só falando o que é o “Sal da Vida”. Eu entendi a proposta, ela é realmente bacana e muitas vezes eu me peguei pensando nas coisas simples que eram o meu “sal da vida” como sair do banho descaça e pisar o piso gelado, secar o cabelo, passar batom, comer torta de morango e observar o mar, planejar viagens e olhar o sorriso do meu irmão. Essas coisas são lindas para mim, gostosas e me deixam bem. Só que se eu passar mais de 50 páginas falando para você sobre todos esses itens vai chegar uma hora que você vai se incomodar.
É claro que o livro te faz pensar, e se você entrar de vez nesse momento “Sal da Vida” vai viajar por um infinito de coisas boas como cantar Beatles em voz alta e cozinhar sozinha. Eu parei muito para pensar o quanto estou deixando essas coisas de lado ultimamente. Confesso que até fiquei triste *me abracem*. A vida é cada dia mais corrida e o que a gente faz? Deixa as coisas mais gostosas de lado.
Aproveite o livro, mas se prepare, pode ser meio cansativo!
A capa do livro não é das mais bonitas, não entendi onde a Editora Valentina se inspirou, mas ficou meio bagunçada demais. E olha que eu gosto muito das capas da Editora e essa poderia sim ter ficado linda com mais “limpeza”. Confira a diagramação do livro nas fotos abaixo e boa leitura!
Oie!!
Você comentou sobre o livro, e mesmo a sinopse não tendo me atraído eu vim ver o que você achou.
Primeiro tenho que elogiar as fotos, ficaram um arraso!!!
Gostei muito do jeito que você descreveu, mas ainda assim a leitura não me atraiu.
Bjkassss
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/