Já falei de webséries aqui antes. Vocês talvez se lembrem de indicações passadas como Classic Alice (post aqui) e The New Adventures of Peter and Wendy (leia aqui). E hoje eu vim mostrar mais uma série baseada em livro. E se você apostou pelo título que essa é baseada na célebre obra de terror de Mary Shelley… acertou!
Frankesntein MD é dos mesmos criadores de The Lizzie Bennet Diaries e Emma Approved. O time que até então só tinha trazido livros de Jane Austen à vida encarou um desafio junto à PBS de adaptar um clássico do terror para o panorama moderno. E tem dado muito certo!
Numa curta temporada de 24 episódios (atualmente estamos caminhando para o 20º), conhecemos a estudante de medicina/quase médica Victoria Frankenstein (sim, é uma mulher!!!) e seu amigo Iggy Delacey, ambos envolvidos num projeto, junto com a faculdade, de criar um vlog para falar sobre e testar teorias médicas. Vicky é fissurada na ideia de ultrapassar todos os limites conhecidos da ciência, e tem pouquíssimas restrições no que concerne a ética – para ela, o progresso só é possível se você transgredir algumas regras, e se isso incluir causar um ataque cardíaco no seu melhor amigo, ou explodir um rato de laboratório, tudo bem.
A coisa piora ainda mais quando um grande amigo seu, Robert – que também vinha ajudando ela e Iggy com o show, fazendo vezes de cameraman – morre num trágico acidente. Victoria resolve então usar de todo o seu conhecimento e recursos disponíveis para tentar quebrar as barreiras da morte e trazer Robert de volta; não, não Robert – o corpo dele. Obviamente o pequeno experimento sai de seu controle, e o que era pra ser a prova de que a) a morte não é o limite, e b) Vicky é um gênio da ciência, acaba se tornando um terrível cerco a uma criatura fora de si. E aí, meus amigos… shit happens.
A série está a alguns episódios do fim, e eu já estou bastante ansiosa pra saber como os conflitos vão se resolver. Apesar da falta de legendas e da linguagem científica às vezes um tiquinho mais difícil do que eu gostaria, Frankenstein MD é uma série fácil de acompanhar e entender. Tem um humor satírico excelente, personagens ótimos, bons atores e um jeito bem peculiar de trazer uma obra tão complicada à vida em episódios de seis minutos, além do diferencial de acabar, indiretamente, te dando aulas de ciência bem mais dinâmicas do que aquelas que a gente tinha na escola. Dá pra assistir tudo numa sentada sem se cansar.
Confira os episódios já lançados de Frankenstein MDclicando aqui.