Acompanhe no youtube
inscreva-se
[Resenha] Sherlock: Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur C. Doyle | @EditoraNacional

[Resenha] Sherlock: Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur C. Doyle | @EditoraNacional

[Resenha] Sherlock: Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur C. Doyle | @EditoraNacional

Sinopse: O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.

Após haverdes eliminado o impossível, aquilo que resta, mesmo o improvável, deve ser a verdade. – Arthur Conan Doyle

Arthur Conan Doyle, quando ainda não era Sir escreveu um livro que transformaria a sua vida e de muitas pessoas. Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro da série de histórias sobre o detetive particular Sherlock Holmes. A história original publicada na revista Beeton’s Christmas Annual  em 1887 fascinou vários leitores e hoje encanta os fãs que vários e vários anos depois ainda continuam acompanhando esse ser lógico e muito peculiar através dos livros e de todas as suas adaptações.

Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro de Holmes e foi também o primeiro livro de Doyle e da série que eu li. Minha primeira leitura foi feita na 8º série em uma visita a biblioteca onde o bibliotecário ~ a.k.a. Tio Getúlio ~ me falou “olha, você vai gostar desse livro, já que você já leu tudo da Agatha Christi que temos aqui”. E eu li. Levei ele para casa e não queria mais devolver.

sherlock3

Um estudo em vermelho também foi o primeiro livro que Moffat ~ uma das mentes por trás da série Sherlock da BBC ~ leu. Isso e muitas outras coisas você vai descobrir no prefácio do livro, o qual é escrito pelo próprio Moffat e é emocionante. Pois se você for fã da série, vai entender tudo. Principalmente o motivo pelo qual ele quis roteirizar a série.

Como vocês já devem ter notado essa reedição de Sherlock foi toda pensada na série. O livro contém o texto completo da obra e vem com Benedict e Martin na capa. Então, mais uma edição para colecionar! A editora já lançou o segundo livro “As Aventuras de Sherlock Holmes” que também trás a capa inspirada na série.

Além da minha paixão platônica por Benedict Cumberbatch eu tenho uma paixão por Sherlock que se iniciou lá há 8 anos quando li pela primeira vez esse livro. Eu não me lembro exatamente o motivo dessa paixão, tavez seja pela forma incrível com que tudo parecia acontecer a partir da narrativa de Conan Doyle ou da mente fascinante de Sherlock e do jeito interessante de Holmes.

Um Estudo em Vermelho é um livro pequeno, simples, mas com personagens construídos de uma forma singela e única. A história se desenvolve em dois momentos envolvendo o passado e o presente e contando como o caso é resolvido.

sherlock2

Caso você assiste a série e nunca leu o livro eu recomendo muito, pois a histórias apesar de parecidas são totalmente diferentes. Elas acontecem por motivos diferentes e com pessoas diferentes, fortificando o fato de que a série é uma adaptação e não uma cópia e talvez isso que a torne tão especial e original.

A edição do livro está linda e muito bem trabalhada. É uma edição para os fãs ficarem ainda mais apaixonados e imaginarem Sherlock e Watson como nossos queridos personagens da série. Vem ler, vem contar para mim o que você achou e principalmente ame Sherlock também!

sherlock4

Edição: 1 – Editora: Companhia Editora Nacional – ISBN: 9788504018516 – Ano: 2013 – Páginas: 200

Comprar:  Submarino

Nota: 5/5

arthurSir Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.

post

Relacionados

5 Comments

  • 4 anos ago

    Oii! :DD
    Ah, esse é um dos preferidos. Talvez por também ter sido o primeiro que eu li e me deixou apaixonada pelas histórias do Sherlock. Acho que Conan sempre soube como criar um mistério inteligente e que chama a atenção do leitor. Sem dúvida, não só esse, como todos os livros da série são muito bem escritos e impressionantes. 🙂

    Beijão!

  • Anna,

    Vi que tem o livro para Kindle, porém a edição parece ser diferente daquela que você leu e resenhou, pelo menos pela imagem da capa. Você recomenda alguma edição em especial? Ou alguma editora? Gostei bastante da resenha e já havia algum tempo, queria colocar na minha lista de livros a ler. Valeu!

    • 4 anos ago

      Oi Anderson. Tem muuuitas edições diferentes, de várias editoras. A edição da Editora Companhia Nacional está linda e vale muito a pena. Quando eu li há oito anos, eu li esse: ISBN:8525408115 que é a edição da LPM&pocket. Mas eu também tenho a da Zahar ISBN:9788537810873 e é linda, vale a pena. Só não recomendo a edição da Martin Claret. As traduções deles são uma caquinha.

  • […] Eu amo literatura policial e Sherlock Holmes é um dos meus personagens preferidos. Sempre fui apaixonada pela forma com que Conan Doyle escreveu este personagem e já falei sobre isso na minha resenha de Um Estudo Em Vermelho. […]

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More