Menu
Top5

5 livros para começar 2020 com o pé direito

2020 já chegou com tudo, e com esse tudo já tivemos coisas ruins e boas nos primeiros 6 dias do ano. Mas como todo leitor é corajoso eu preparei uma lista de 5 livros que eu recomendo (e que também lerei) para começar esse 2020 com o pé direito e traçando novas metas para a vida.

No começo de 2018 eu fiz um vídeo contando sobre as mudanças que eu tinha feito no meu comportamento e que me ajudaram a melhorar a minha vida. Partindo deste ponto e pensando nessa ideia, trouxe alguns livros que podem te ajudar a cumprir as metas de 2020 com o exito esperado.

Vídeo sobre mudanças de comportamento em 2017

1 – A Coragem de Não Agradar
Eu já recebi muitas indicações desse livro e sei que esse ano ele será uma das minhas próximas leituras (acabei adquirindo o audiobook no Autibooks para ouvir enquanto trabalho). Acho que essa leitura é precisa para quem trabalha na internet e como criador de conteúdo, então será uma das primeiras leituras desse ano.

Sinopse: A coragem de não agradar conta uma história capaz de iluminar nosso poder interior e nos permitir ser quem somos. Na periferia de uma cidade milenar vivia um filósofo que ensinava que o mundo era simples e que a felicidade estava ao alcance de todos. Certo dia, um jovem insatisfeito com a vida foi desafiá-lo a provar sua tese. Inspirado nas ideias de Alfred Adler – um dos expoentes da psicologia ao lado de Sigmund Freud e Carl Jung –, A coragem de não agradar apresenta o debate transformador entre um jovem e um filósofo. Ao longo de cinco noites, eles discutem temas como autoestima, raiva, autoaceitação e complexo de inferioridade. Aos poucos, fica claro que libertar-se das expectativas alheias e das dúvidas que nos paralisam e encontrar a coragem para mudar está ao alcance de todos. Assim como nos diálogos de Platão, em que o conhecimento vai sendo construído através do debate, o filósofo oferece ao rapaz as ferramentas necessárias para que ele se torne capaz de se reinventar e de dizer não às limitações impostas por si mesmo e pelos outros.

2 – IKIGAI
A segunda dica de leitura é um livro que eu gosto muito. Sou uma entusiasta do estilo de vida japonês e esse livro foi uma leitura muito importante para mim no ano passado. Então nada mais justo que recomendar para quem ainda não encontrou o seu IKIGAI. No video abaixo eu falo um pouco mais sobre ele.

3- Ichigo-ichie
Este livro é dos mesmos autores de IKIGAI e possui o mesmo estilo de escrita. Mas neste livros conhecemos um pouco sobre esta outra expressão japonesa (Ichigo-ichie) que pode ser traduzida como “o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais”.

4 – Correr
Este ano eu estipulei poucas metas, mas uma delas é correr.
Sim, eu sempre tive muita vontade de aprender a correr, e digo aprender pois sei que faço muitas coisas erradas (até mesmo respirar de forma errada), por isso este ano coloquei a meta de começar a correr. Comecei a caminhar toda a manhã, deixar a vida sedentária de lado é preciso e para me inspirar um pouco mais encontrei o livro do Drauzio Varela em promoção no Kindle.

5 – A magia do silêncio: Um olhar moderno e descontraído sobre práticas e tradições milenares que conduzem à calma e à serenidade.
Sabe quando dizem que se você não tem nada a dizer é melhor ficar em silêncio? Eu sou uma pessoa que precisa aprender a lidar com o silêncio (sim eu falo demais, afinal eu tenho um canal no youtube e falo sozinha com uma câmera), mas também preciso aprender a lidar com o silêncio do ambiente.
Apesar de gostar, o silencio de certa forma sempre me incomodou e intensificou minhas crises de ansiedade e pânico. Espero uma pequena ajuda desta leitura.

Agora me conta, quais serão as suas leituras para começar 2020 bem?

Photo by Adrienne Andersen from Pexels

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.