Menu
Literatura

“A Fascinação das Palavras” mostra um Cortázar que brinca com as palavras no vento.

Você deve conhecer Cortázar pelo livro “O Jogo da Amarelinha”, e eu também. Foi esse livro que me fez conhecê-lo e querer saber mais da vida dele. Só que os anos passam, a gente esquece e como fazem mais de cinco anos que eu li O jogo da Amerelinha em uma edição surrada na biblioteca pública do paraná, praticamente nem lembrava o nome do livro. Mas eu me lembrava do nome do autor e quando a Editora me mostrou as opções do mês, eu sabia que precisava ler “A Fascinação das Palavras”.

O livro “A Fascinação das Palavras” é escrito por Omar Prego Gadea e é composto por várias sessões de entrevistas que Omar fez com Julio Cortázar quando os dois se encontraram pela última vez em janeiro de 1984.

IMG_2101

Como disse o livro conta com entrevistas, e após uma introdução um tanto quanto cansativa (eu quase desisti do livro ali, de verdade, sério mesmo) o livro apresenta um Cortázar que dá gosto de conhecer. Uma pessoa com cheia de palavras que encantam e interessam ao leitor.

“A Fascinação das Palavras” é o encontro de amigos que já se conheciam há 10 anos. A ideia do livro surgiu em um encontro realizado em  1982 após a morte da companheira do autor. Omar nos lembra na introdução que Cortázar só aceitou fazer o livro se ele fosse  “um livro muito doido”. E eu posso te dizer, algumas partes são realmente loucas.

Cortázar conta e analisa muito em suas respostas. Ele debate desde sua infância até sua paixão por jazz e a cada fim de capítulo, temos a oportunidade de conhecer mais sobre a pessoa e sobre o escritor e ainda conferir algumas fotos do autor com parentes ou amigos. Gabo está presente em várias delas.

O livro começou a ser escrito “a quatro mãos” e ali não existia temas proibidos. E você consegue ver realmente isso enquanto lê. Cortazar fala muito sobre sua paixão pelas palavras. Quando era pequeno desenhava elas ao vento até entendê-las de forma diferente. Seus amigos não entendiam. Mas ele tinha seu jeito, era um garoto sensível e não mudou pelas influências. O autor também fala muito sobre a politica, sobre seus motivos para ir a França e como era estar longe da Argentina.

IMG_2100

Infelizmente alumas conversas precisam ser interrompidas e nosso livro chega ao fim com o  falecimento do autor, em 12 de fevereiro de 1984.

“A Fascinação das Palavras” nos explica muito bem esse título e com certeza nos fascina quando começamos a perceber que o livro não poderia ter outro título ou nos falar sobre outra coisa. Venha ler e termine a leitura fascinado pela obra do autor.

IMG_2099

editoras

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google + ? Pinterest Youtube ?Blogvin Flickr

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

1 Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.