Menu
Literatura

A música e os medos saem das páginas de “Viva a Música” de Caicedo

 Logo quando a Editora Rádio Londres entrou em contato comigo para a parceria, eu já pensava em pedir “Viva a Música” para resenha. Sou uma apaixonada por música e sempre me interessei por livros de autores latinos. Caicedo era um que já estava na lista por sua história de vida.

A leitura de “Viva a Música” foi um caminho sem volta, eu fui engolida pelas palavras de María Del Carmem que por vezes era repleta de uma melancolia profunda que só encontrava razão na música e na melodia da noite.

Se eu pudesse definir o livro e a sensação de leitura, definiria como uma bad vibe que dura todos os três minutos da sua canção preferida, é o grito de uma geração que sofre os erros do passado, que sofre com uma vida tranquila que não pede nada e não cobra nada além  de que esses jovens vivam.

IMG_2679

María nos conduz por sua história, uma adolescente muito jovem que tem sérios problemas em se encontrar naquele mundo que sua família vive. Em um monólogo com o leitor ela conta todas as noites que passou fora de casa, seja em festas ou em casa dos amigos.

A descida da ladeira é constante, não deixa que você pule do carro que está prestes a bater contra o muro. Ela não te dá tréguas e cada momento da narrativa te faz sentir os efeitos e as consequências de todas as drogas, bebidas e solidão em que María dorme e acorda diariamente. A mensagem é passado ao leitor ao lado de personagens caricatos, com uma escrita caprichada mas repleta de  violência, suicídios, mortes, gangues, festas e baladas.

IMG_2678
“Viva a Música” é um grito por socorro e ao mesmo tempo uma deliciosa narrativa do que a adolescência causa em nossas mentes. É como somos destruídos por nossas vontades e ficamos presos nas consequências. Com toda a certeza eu recomendaria para todas as pessoas que eu possa encontrar por essa vida. Caicedo escreveu uma obra original, sem medo e que hoje carrega o peso da prematura morte do escritor.

Chamam Caicedo de Kurt Cobain da Literatura, mas creio que sua protagonista María, essa sim, poderia passar horas conversando com o cantor que hoje sentimos falta e com certeza, se parece muito com ele.

IMG_2677

SBN-13: 9788567861012 | ISBN-10: 8567861012 | Ano: 2015 | Páginas: 224 | Idioma: português | Editora: Rádio Londres

SinopseViva a música! é a história da viagem iniciática da adolescente María del Carmen pela cidade de Cáli, uma Cáli apocalíptica, tropical e alucinada, fruto do prodigioso imaginário literário de Andrés Caicedo.  
María é uma garota de classe média, é “loira, loiríssima”, orgulhosa da própria beleza e de seu cabelo comprido, possuída por uma energia vital inesgotável, determinada a não abrir mão da própria liberdade, apaixonada pela salsa, o rock, as baladas, por garotas e garotos, pelo álcool e as drogas. 

editoras

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +  ? Pinterest Youtube  ?Blogvin Flickr

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.