Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Biblioteca Nacional lança série sobre acervos incluídos no Programa Memória do Mundo, da Unesco

Primeira temporada da série “Memória do Mundo da Biblioteca Nacional” terá sete episódios

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – lança nesta segunda-feira (22/01), às 17h, no seu canal no YouTube (@fundacaobibliotecanacional), a série de vídeos “Memória do Mundo da Biblioteca Nacional”. A série busca apresentar, de forma descontraída, as coleções da FBN tituladas no Programa Memória do Mundo, da Unesco, que reconhece documentos, arquivos e bibliotecas considerados de grande valor para a história da humanidade. A primeira temporada terá sete episódios, de 5 a 18 minutos de duração, e que serão lançados mensalmente até julho.

A cada episódio, a coordenadora de Acervo Especial da FBN, Mônica Carneiro, recebe uma servidora da instituição para falar sobre as coleções. A primeira convidada será a bibliotecária Kesiah Viana, no episódio “Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX”. A coleção foi a primeira da FBN a ser nominada no Programa Memória do Mundo, em 2003, e reúne parte do registro fotográfico feito por Dom Pedro II no Brasil, com mais de 21 mil fotografias.

“A série é voltada para o público geral, não é somente para acadêmicos: queremos que as pessoas entendam de forma mais descontraída o que é nosso acervo”, afirma Mônica Carneiro. “Entre nossas obrigações, enquanto responsáveis pelos acervos nominados como Memória do Mundo, estão a preservação, disponibilização de acesso e divulgação. Ao lançarmos esta série, pretendemos contribuir, ainda, para que outras instituições também busquem estes títulos junto à Unesco, porque é sempre importante que se valorize e divulgue o patrimônio nacional”, completa.

A realização da série é da Coordenadoria de Promoção e Difusão Cultural/CCD, da FBN. Produção, montagem e direção: Alberto Teixeira, Renato Moulin e Rodrigo Giolito. Confira a lista com todos os episódios da primeira temporada:

  • 22/01, às 17h: Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX (com Kesiah Viana);
  • 26/02, às 17h: Coleção Alexandre Rodrigues Ferreira (com Ana Lúcia Merege);
  • 25/03, às 17h: Matrizes de Gravura da Casa Literária do Arco do Cego (com Juliana Uenojo);
  • 22/04, às 17h: Carta Real de Abertura dos Portos ao Comércio com as Nações Amigas (com Ana Lúcia Merege);
  • 20/05, às 17h: Arquivo Arthur Ramos (com Luciane Medeiros);
  • 24/06, às 17h: Arquivo Lima Barreto (com Maria Fernanda Nogueira);
  • 22/07, às 17h: Cartas Andradinas (com Ana Lúcia Merege).

Programa Memória do Mundo

Criado pela Unesco em 1992, o Programa Memória do Mundo (Memory of the World – MoW) reconhece documentos, arquivos e bibliotecas considerados de grande valor para a história da humanidade, que são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da aprovação, por comitê de especialistas, da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo. O objetivo do Programa é promover a identificação e proteção de acervos arquivísticos e estimular a preservação e a ampla difusão e acesso desses acervos, contribuindo para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade.

Em 2003, com a nominação da coleção de fotos do Dom Pedro II, da FBN, foi desenvolvido um comitê regional para cuidar do reconhecimento para a América Latina e Caribe (MoW Lac), além de outro nacional para a indicação de fundos documentais do Brasil (Mow Brasil). A maioria dos acervos nominados da FBN foram nominados nessas categorias

 

Serviço:                                                                                         

Lançamento da série “Memória do Mundo da Biblioteca Nacional
Episódio: “Coleção do Imperador”, com Mônica Carneiro e Kesiah Viana
Data: 22/01
Hora: 17h
Transmissão: www.youtube.com/@fundacaobibliotecanacional

10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos Personagens LITERÁRIOS para inspirar seus personagens de RPG! Ideias para suas mesas de D&D sairem da mesmisse!