Dia Mundial da Alfabetização: Como incentivar o hábito da leitura e ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Dia Mundial da Alfabetização: Como incentivar o hábito da leitura e ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças

Ler pode ajudar na concentração, compreensão e vocabulário dos pequenos; especialista dá dicas de como tornar isso parte da rotina

Em tempos em que a tecnologia vem ocupando cada vez mais espaço entre jovens e crianças, o prazer de uma boa leitura, seja ele físico ou virtual, acaba ficando em segundo plano e tem se tornado raro entre as menores faixas etárias. Com o objetivo de relembrar o quanto o hábito de ler é importante para a formação cognitiva de crianças, celebra-se em 14 de novembro o Dia Mundial da Alfabetização.

Incentivar as crianças a criar o hábito de ler é muito importante. A leitura pode ser tanto educativa quanto prazerosa. “São enormes os benefícios de crianças que adquirem essa rotina. Se incentivada desde cedo, ela pode ser a grande responsável por aumentar a concentração, compreensão, vocabulário, além de instigar o lado imaginativo e criativo dos pequenos”, diz Rodrigo Silva, pedagogo e coordenador de assessoria pedagógica do grupo IBEP, que reúne as editoras Nacional, Naci e Conrad.

Podemos falar ainda sobre a leitura promover o fortalecimento de vínculos afetivos, quando este momento é compartilhado com amigos e família, e para o melhor desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A leitura também pode ajudar as crianças a entenderem seus sentimentos e vontades – e como lidar com eles.


“Ler gera conexão e estimula a imaginação. Crianças podem aprender muito com histórias que apresentem uma lição de vida, de moral, que deixam ensinamentos. Além disso, elas podem se identificar com quem compõe a narrativa e criar vínculos emocionais que trarão benefícios na hora dela se relacionar e enxergar seus desafios pelo mundo”, ressalta Rodrigo.


E como incentivar o hábito da leitura nos pequenos? O grupo IBEP separou algumas dicas:


Faça disso uma rotina: o hábito da leitura será gerado principalmente pelos pais e responsáveis nos primeiros anos das crianças. Comprar livros e ler para eles antes de dormir, pode criar vínculo. Isso é muito importante para que a criança se habitue desde a primeira infância.


Invista em livros voltados para os pequenos: obras coloridas, com desenhos e elementos lúdicos, são ótimas para as crianças terem experiências sensoriais que ajudarão no desenvolvimento da compreensão e raciocínio.

Bibliotecas e livrarias como um chamariz: lugares completamente focados em livros podem ser bastante atrativos para os pequenos. Muitas livrarias têm cantinhos de leitura, atividades lúdicas e de contação de histórias que despertam o interesse deles.


Reconheça o processo: Reconhecer com elogios e recompensar o progresso das crianças na leitura pode ser uma ótima maneira de motivá-las e incentivá-las a continuar lendo. Uma boa ideia é criar um sistema de recompensas para quando atingirem determinados pontos na leitura. Pode ser um prêmio simples, algo que a criança goste, ou até algo mais significativo, como um livro novo.

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos