Menu

Então, eu reparei que muita gente tem comentado que gostaria de acompanhar as séries que comentamos aqui, mas que não sobra tempo e tal. Alimentar o “vicio” em séries é uma tarefa que demanda tempo, mas não é impossível.

Atualmente eu acompanho mais que 15 e menos que 20 séries, algo assim. O interessante é que esse número não para de crescer. Ok, agora tu deve pensar “ah, beleza, mas tu é uma desocupada…”. Não. Ok, meio desocupada, mas eu não passo 100% do meu tempo livre vendo séries, eu tentei aperfeiçoar o processo, assim eu vejo todas as séries que eu quero/gosto e não fico atrasada em nada.

Mas vamos logo ao assunto, eu montei uma lista de 5 dicas que ajudam você a ver quantas séries tu quiser. Como o post vai ficar longo, apertem os cintos e vamos lá.

#1 Organize

Um bom começo é você saber o que você quer assistir. Ok, não é sempre que temos uma lista mental de tudo o que queremos ver, mas é bom você ter alguma noção de quais séries você tem vontade de ver. Procure saber em que temporada elas estão, caso estejam entre temporada procure saber mais ou menos quando ela volta a ser exibida, se foi cancelada ou renovada, essas coisas.

Montar esse “guia” mental pode levar algum tempo, mas acredite: facilita tudo. Por exemplo, se a série está na quarta temporada, mas foi cancelada, você não precisa correr pra pegar ela ainda sendo exibida, pode esperar a temporada terminar e ver ela depois que as quatro temporadas estiverem finalizadas!

Uma boa dica que facilita essa parte da organização, que é de longe a mais importante, é escolher um bom site de downloads ou guia de séries e se guiar por ele. Um site bom atualiza constantemente uma lista de cancelamentos/renovações e mantém uma lista dos próximos episódios a serem exibidos, com data e tudo.

#2 Estabeleça Prioridades

Essa parte tem detalhes um pouco mais pessoais. Existem duas classificações para uma série: cancelada e em exibição. As que estão em exibição podem ser divididas em entre temporadas e no ar atualmente. Caso haja alguma dúvida, as entre temporadas não foram canceladas mas não tem episódios novos sendo exibidos no momento, enquanto as no ar tem episódios semanais ou de acordo com a periodicidade da série.

Aí entra a parte pessoal. Você pode priorizar as séries em exibição que estão no ar pra tentar alcançar os episódios atuais, você pode priorizar as em exibição no geral (no ar ou entre temporadas) ou você pode priorizadas as canceladas ou finalizadas e deixar pra ver as em exibição quando elas estiverem entre temporadas, te dando tempo pra colocar os episódios em dia para quando a nova temporada for exibida.

O importante é que você estabeleça uma prioridade, isso facilita as coisas. Você não precisa ver todas as séries ao mesmo tempo. Claro que existem mais nuances dentro dessa organização, como por exemplo as séries novas (que ainda não terminaram sua primeira temporada), as minisséries que tem menos de 10 episódios ou séries como Sherlock, com pouquíssimos mas longos episódios. Aí fica realmente ao teu critério.

Eu, pessoalmente, priorizo as séries novas e as que estão no ar no momento. É mais fácil, pra mim, acompanhar os episódios semanais do que ter que assistir temporadas inteiras. As canceladas ou finalizadas eu separo para os feriados ou férias.

#3 Horários

“Tá, mas do que adianta eu gastar tempo organizando tuuudo isso se eu não tenho TEMPO pra ver?”. Ok, pergunta válida. A primeira coisa que precisamos estabelecer aqui é que não existe falta total de tempo, e eu nem estou falando do tempo em que tu tá dormindo ou algo assim.

Por exemplo, você está em casa. Chegou do trabalho/escola/faculdade podre, só pensa em tomar banho, jantar e dormir. O que tu vai fazer enquanto estiver jantando? Olhar pra parede? Se é algo que tu pode fazer, entre no modo multitarefa! Poucas séries exigem um nível alto de comprometimento cognitivo, ou seja, poucas vão te obrigar a focar a atenção só no episódio e em nada mais. Um exemplo destas séries que exigem concentração é Sherlock, você pode ver fazendo outra coisa, mas vai perder detalhes importantes.

Eu admito que essa é a parte mais complicada da coisa, tem muitos detalhes que facilitam ou dificultam esse lance de fazer outras coisas enquanto vê um episódio. Por exemplo, se tu tem domínio da língua da série, normalmente inglês, você pode “assistir” sem necessariamente ter que ficar todo o tempo observando a tela. Você ouve o que os personagens falam e observa a tela a cada pouco. Pode parecer que prejudica o compreensão da trama, mas com pouco tempo você fica expert nessa técnica.

Outra coisa que eu costumava fazer era colocar episódios de séries mais curtas, como 2 Broke Girls e The Big Bang Theory, no celular e assistir no ônibus (com fones, claro). Parei por que agora eu leio no ônibus, mas né. Também assisto quando vou viajar e preciso esperar no aeroporto. Sei que parece um bicho de sete cabeças, mas  depois que tu organiza e prioriza episódios as coisas ficam mais simples nessa etapa de escolher o “quando assistir”.

#4 Paciência

A essa altura vocês devem estar putos comigo e totalmente convencidos de que eu sou desocupada, ou de que eu só vivo pra ver séries. Mas não é bem assim. Colocar séries em dia e etc demora, leva tempo e às vezes você demora meses pra terminar uma temporada.

Sei que é chato falar isso, mas a parte mais demorada é realmente colocar episódios atrasados em dia. Depois que tu fizer isso a coisa deslancha lindamente. É só pensar sobre o assunto, a maior parte das séries tem atualização semanal, se você acompanhar seis séries, isso totaliza seis episódios por semana (supondo que todas estão no ar). Pelo menos 3 destes episódios você consegue matar durante a semana (supondo semana como segunda à quinta). Os outros três você vence no final de semana (sexta – domingo). Não é absurdo, né?

Quando você pega uma série com duas ou três temporadas de atraso, eu recomendo deixar essa série com uma prioridade mais baixa e tentar vencer as temporadas atrasadas no final de semana. Convide os amigos, veja em grupo!

#5 O Atalho

Não fiquem putos, eu coloquei o atalho por último por que eu, pessoalmente, não gosto dele. Como funciona? Vamos com um exemplo. Você resolveu começar a assistir Supernatural, mas aí foi ver e a série tá na oitava temporada. Bom, sete temporadas é muita coisa, muitos episódios atrasados, mas você não quer ter que vencer tudo isso antes de começar a ver a oitava temporada (que está no ar).

Duas possibilidades: um amigo/conhecido que assista a série ou a wikipedia. Sim, eu to falando de spoilers. Você pode se informar sobre o básico da série: o que é, sobre quem, quais os acontecimentos principais e o que antecedeu a temporada atual. Uma vez tendo feito isso, tu pode partir pra temporada em exibição e paralelamente ir assistindo as temporadas que já terminaram.

É a melhor opção? Eu não acho. Mas se você quer MUITO ver a série, não quer esperar e ela tem um zibilhão de episódios, é uma saída. Só não deixe de assistir os episódios que ficaram pra trás, por mais que tu leia uma sinopse completa de cada episódios, nada supera os detalhes de cada episódio.

 

Bom, é isso. Eu espero ter ajudado! Sei que parece uma confusão, mas vi muita gente comentando sobre a falta de tempo e resolvi explicar como eu faço pra acompanhar trocentas séries ao mesmo tempo. Não é da noite pro dia, claro, mas vale a pena (pelo menos eu acho).

Digam aí nos comentários o que acharam, se eu ajudei ou só compliquei as coisas.

AH, se estiverem afim, sugiram alguma série que vocês queiram que eu assista e resenhe, ou um post que vocês gostariam de ler!

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

8 Comments

  • Monica Silva
    7 de novembro de 2012 at 01:38

    kkkkkkk Adorei o atalho!!! Eu me sinto um alien quando se fala de série pois, como sou dona de locadora e sou ‘obrigada’ a ver muitos filmes, não tenho TV por assinatura, então não assisto mesmo. Quando passa na tv aberta é impossível!! Aqui no interior não é vantajoso ter para alugar, então não vejo mesmo…. por isso não entro nos assuntos que se referem a séries…. mas tenho curiosidade em algumas, muita aliás!!

    Reply
  • Vanilda Procopio
    7 de novembro de 2012 at 12:57

    Eu gostei das dicas … kkkk mas quando se tem filha pequena é complicado se organizar dessa forma. A gente organiza e eles “desorganizam” tudo! kkk Por enquanto já fico bem contente de poder ter tempo para colocar a leitura em dia. Há um tempo atrás nem isso eu conseguia!

    Reply
  • Fernanda Yano
    7 de novembro de 2012 at 13:13

    Eu adoro séries e assisto sempre.
    Achei o post muito bom, cheio de ótimas dicas, algumas eu já até faço, e outras só veio ajudar mais.
    Costumo assistir mais a noite, feriado e final de semana.

    Reply
  • Kimy Gabrielli
    7 de novembro de 2012 at 17:44

    XD….. ok To louca com você pelo último. E bem, Supernatural eu comecei a aacompanhar quando estava na 7° temporada, e bem… eu, em estado viciada :P, consegui assistir metade de uma temporada em um único dia ^^’ Mas as vezes é assim mesmo. Agora eu gosto de assistir as séries de tarde ou de noite, mas não correndo contra o tempo, e sim de vez em quando (tipo The Walking Dead que estou acompanhando e morro a cada segundo esperando a Segunda- Feira ¬¬).

    Mas adorei as dicas, é exatamente assim que precisa funcionar, e eu aprendi da pior forma ^^’

    Adorei o post.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com

    Reply
  • Thais de Moraes
    8 de novembro de 2012 at 01:49

    Eu adoraria acompanhar mais séries do que eu acompanho, como também eu gostaria de ler mais livro que eu leio. Mas eu faço faculdade em período integral, de segunda a sábado, então fica bem difícil organizar dessa forma.

    Reply
  • Juliana Xavier
    8 de novembro de 2012 at 21:56

    Ok, esse atalho pra mim é impossível. Eu mato alguém que venha me dar spoilers de uma série. Fim.

    o que acontece é que realmente a gente tem que escolher o que fazer com o tempo… e eu escolhi ficar com os livros e abandonar as séries. Meu trabalho me toma muito tempo, quando não é o trabalho, é o blog (que é praticamente outro trabalho, afinal). Então tenho que ter muita paciência mesmo e planejar com calma meu retorno a elas. Mas obrigada pelas dicas!

    Reply
  • Layse Hana
    25 de novembro de 2012 at 21:20

    ótimas dicas…mais as vezes definitivamente é

    Reply
  • Layse Hana
    25 de novembro de 2012 at 21:21

    ótimas dicas…mais as vezes definitivamente não da para arranjar tempo…

    xoxo

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.