Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para comemorar resolvi indicar 6 autoras que eu pouco falo por aqui e raramente aparecem nas listas de indicações. Eu queria fugir do óbvio e J.K Rowling, Jane Austen e tantas outras autoras mais conhecidas vão ficar apenas no meu coração nessa postagem.
Espero que vocês gostem das indicações e possam conhecer mais autoras inclusive brasileiras! ?
1 – Brenna Yavanoff
O Substituto foi um dos primeiros livros que eu pedi de parceria com a Editora Bertrand Brasil e foi por ele que conheci a escrita da Brenna Yovanoff, a autora que pensava quando criança que se tornaria editora quando crescesse. Brenna na minha opinião é quase um “Tim Burton” versão mulher e autora. Ela já publicou quatro livros (Dois deles já foram lançados no Brasil). Ela possui mestrado em escrita criativa pela Universidade do Estado do Colorado e atualmente vive em Denver.
E acredite em mim, a escrita sobrenatural dela é fantástica!
2 – Catherynne M. Valente
Por enquanto eu só li um livro da Catheryne, mas com toda certeza ela merece estar aqui na nossa lista. Afinal não é todo mundo que é indicado pelo Neil Gaiman (inclusive foi assim que conheci a autora).
Catheryne escreve histórias fantásticas, mora no Maine com dois cães e três gatos. É uma autora que sabe brincar com o imaginário e não perdeu a magia da infância. Sou apaixonada pelo seu livro “A Menina que Navegou ao Reino Enntado (no barco que ela mesma fez)”.
3 – Lisa Genova
Como deixar de fora da lista autoras ganhadoras do Oscar? A Lisa escreve com o coração e quando se conhece a história se compreende mais ainda como Juliane Moore conseguiu interpretar tão bem seu papel na adaptação do livro para as telinhas e conseguir o tão esperado Oscar.
4 – Kate Ellison
Eu amo romances policiais e Kate simplesmente teve uma ideia fascinante para escrever O Enigma da Borboleta. Com uma protagonista forte e decidida ela mostrou com quantos tocs se faz um livro e me surpreendeu totalmente. Ela não tinha como ficar fora dessa lista.
5 – Elsa Lewin
Eu, Anna é um livro muito bom. Aqueles romances dignos de filme, com protagonistas decididas a fazer de tudo por aquilo que acredita e de alguma forma se salvar do caos que sua vida se encontra.
Elsa conseguiu escrever uma protagonista entrando na meia idade e se transformando. Aquela personagem derrotada que não sabe o que fazer da própria vida, mas que na mão de uma grande escritora traça as linhas de um romance incrível.
6 – Clara Mello
A surpreendente autora nacional com nome de Caramelo não poderia ficar fora da lista. Clarinha tinha só 15 anos quando escreveu seu primeiro livro e mesmo tão jovem já demonstrava um talento que nasceu com ela. A dedicação a escrita mostra que Clara tem garra e algum dia todo o Brasil irá conhecer suas protagonistas que nos magoam e conquistam com suas esperanças perdidas em meio ao carnaval.
Agora me digam, gostaram das indicações? Qual entrará para a lista de leituras?
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr
Uma autora que estou me impressionando demais com a escrita dela, é a Caitlín R. Kiernan. Estou lendo o A Menina Submersa, e nunca tinha ouvido falar da autora antes (mas, pelo que vi, ela escreveu o filme do Beowulf, que é sensacional).
E é muito incrível pensar em como deve ter sido escrever o livro, pois ele é um verdadeiro labirinto, com tantas histórias dentro de histórias, metalinguagem e uma linha narrativa tão distorcida. Às vezes até fico perdido se leio muito do livro de uma vez só.
E além dela, também tem as diversas artistas de quadrinhos que admiro, tanto as do exterior, como principalmente as nacionais. E o mais legal é que são nos mais diferentes temas e gêneros.
EU AMO A CAITLIN!
Mas acho que entre as que estão no post ela ainda ganhou mais divulgação.
Eu queria ter tido mais tempo para fazer sobre quadrinhos e filmes também. Mas infelizmente não deu =/
Sabes que eu nunca tinha ouvido falar em absolutamente nenhuma das autoras que indicastes? E olha que leio majoritariamente mulheres, hahaha. Lembro de uma campanha do ano passado sobre ser o ano das autoras, e foi um movimento, mais lá fora do que aqui no Brasil, para que se valorizasse e se lesse mais livros escritos por mulheres, bem como a mostra da discriminação de gênero que ocorre dentro da indústria literária.
Vou procurá-las pra ler! Obrigada pelas dicas! E… GIRL POWER! 😉
#GirlPower!
Essa foi a maior intenção na hora de fazer esse post. Indicar autoras boas que são pouco conhecidas. Minha forma simples mas de coração de homenagear essas mulheres incríveis que nos inspiram tanto ?
Fico feliz que tenha gostado!
Que lindo!!!!! Amei estar nessa lista.
Anna, você foi mesmo um achado e um presente desse mundo virtual.
Desculpa meu atraso para ver esse post, sou uma avoada! haha
Um beijo!