Menu
Literatura

Resenha – A Improvável Jornada de Harold Fry, Rachel Joyce | @Suma_br

A Improvável Jornada de Harold Fry de Rachel Joyce
Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051659
Ano: 2013
Páginas: 248
Tradutor: Johann Heyss

[button color=”orange” size=”small” link=”http://links.lomadee.com/ls/S1V2ODt2NXJPa0JMSjsyNzExOTA0NzswOzE3NjszMzU0MTgyOTswO0JSOzM7OzA-.html” target=”blank” ]Saraiva – Por R$ 22,40[/button] [button color=”blue” size=”small” link=”http://www.submarino.com.br/produto/113915696/livro-a-improvavel-jornada-de-harold-fry?opn=AFLNOVOSUB&WT.mc_id=aff_afl_giro3afl&WT.mc_ev=Click&franq=AFL-03-45600″ target=”blank” ] Submarino – R$ 22,90[/button]

“Vencedor do britânico National Book Award na categoria de melhor livro de estreia e finalista do prestigiado Man Booker Prize, A improvável jornada de Harold Fry, de Rachel Joyce, tem como temas centrais os sentimentos de amor, amizade e arrependimento. A autora conta a história do aposentado Harold Fry que numa manhã de sol sai de casa para colocar uma carta no correio, sem imaginar que estava começando uma jornada não planejada até o outro lado da Inglaterra. Ao receber uma carta de Queenie Hennessy, uma velha conhecida com quem não tem contato há décadas, ele descobre que ela está em uma casa de saúde, sucumbindo ao câncer. Então, Harold Fry escreve uma resposta rápida e, deixando sua mulher com seus afazeres, vai até a caixa postal mais próxima. Ali, tem um encontro casual que o convence de que ele deve entregar sua mensagem para Queenie pessoalmente. E assim começa a peregrinação improvável de Harold Fry. Determinado a andar 600 milhas de Kingsbridge à Berwick-upon-Tweed, porque, acredita, enquanto caminhar, Queenie Hennessy estará viva, ao longo do caminho, ele encontra personagens fascinantes, que o trazem de volta memórias adormecidas: sua primeira dança com Maureen, o dia do seu casamento, a alegria da paternidade. Todos os resquícios do passado vêm correndo de volta para ele, permitindo-lhe conciliar as perdas e os arrependimentos.”

A Improvável Jornada de Harold Fry, trazida pela Editora Suma de Letras, apresenta-nos obviamente Harold Fry como o protagonista em sua obviamente improvável jornada.

Brincadeiras a parte, o livro conta historia de Harold Fry um britânico comum, vive com sua esposa Maureen, teve uma vida simples, sempre se mantendo longe de problemas e que se aposentou recentemente, mas que certa manha recebe uma carta de Queenie Hennessy, uma antiga colega de trabalho, que ele não ouvia falar a 20 anos, despedindo-se e lhe contando que estava morrendo de câncer.

Sua jornada começa quando ele vai colocar a resposta na caixa de correio, mas decide andar até a próxima caixa, e quando chega, decide andar mais até a próxima, e assim por diante, e acaba andando a manha inteira, até que ele encontra uma jovem que diz a ele que sua tia teve câncer, e ela teve muita fé que ela iria se curar. Então Harold Fry percebe que ele pode salvar Queenie se ele caminhar até ela. E é exatamente isso que ele faz.

Durante a jornada de Harold Fry, o leitor descobre quem é esse senhor, que decide atravessar a Inglaterra andando, enquanto ele mesmo se redescobre, quando memorias antigas começam a vir à tona enquanto ele caminha, e temos a oportunidade de olhar para o passado de Harold Fry e observar a relação dele com a esposa, com o filho, com seu pai, etc. Ver as decisões tomadas para que esse Harold Fry de hoje possa existir.

Também durante sua jornada Harold Fry tem a oportunidade de conhecer diferentes pessoas com quem ele pode compartilhar seus problemas, e também ouvir os problemas delas, e até um cachorro que o acompanha por um tempo em sua jornada, mas que também desaparece.

A história é muito bem escrita, as tramas que são desenvolvidas e como o enredo leva tudo isso para ser resolvido no final é muito bom. O livro é fácil de ler, e vai empolgando mais a cada página virada, mas eu o achei lento no começo, recomendo uma xícara de café para acabar com os bocejos eventuais do inicio.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.