Menu
HQ

[Resenha] As Cobras – Antologia Definitiva de Luis Fernando Verissimo | @edobjetiva

As Cobras de Luis Fernando Verissimo
Edição: 1
Editora: Objetiva
ISBN: 9788539000975
Ano: 2010
Páginas: 200

[button color=”blue” size=”small” link=”http://www.submarino.com.br/produto/7278915/livro-as-cobras?opn=AFLNOVOSUB&WT.mc_id=afiliados_giro3afl&WT.mc_ev=Click&franq=AFL-03-45600″ target=”blank” ]Submarino – R$ 49,90[/button]

“As Cobras são o produto da combinação do meu gosto por quadrinhos com minhas limitações como desenhista. Cobra é muito fácil de fazer, só tem pescoço. Elas começaram no Zero Hora, de Porto Alegre. Era o tempo da censura, e muitas vezes se podia dizer com desenhos o que não dava para se dizer com textos. As Cobras dão palpite sobre tudo, mas prefiro as cobras filosóficas, comentando a insignificância dos répteis – incluindo os répteis humanos – diante do Universo”. O escritor Luis Fernando Verissimo pode ficar muitas horas por dia debruçado na sua prancheta, em sua casa em Porto Alegre – assim nasceram as Cobras, nos anos 70, para delírio nosso. Modéstia dele, você já deve ter percebido: com uma impressionante economia de traços, Verissimo conseguiu criar a dupla mais inteligente, divertida e metafísica dos quadrinhos brasileiros. As Cobras surpreendem, cativam, têm medo, mas depois resolvem ser fortes e desafiam Deus, o técnico de futebol, os políticos da capital… e se sentem uma titica, ou melhor, duas titicas… Alguém já se sentiu assim? Pois então, o escritor e desenhista traduz, como ninguém, nossa coragem, e também nossa covardia, nessas tiras hilárias e impiedosas.

De todas as minhas compras no universo lindo, azul e sem sentido, essa antologia foi a que mais valeu a pena. Consegui comprar um exemplar n-o-v-o por R$17,00. Procede isso sociedade?

Pois é produção, isso procede e eu fiz a melhor compra da minha vida. E assim pude contemplar toda a genialidade de Luis Fernando Veríssimo em sua antologia definitiva de “As Cobras”.
Verissimo é aquele cara que todo mundo já ouviu falar, mas raramente se dedicou a ler alguma crônica verdadeira do autor que esteja em algum jornal, revista ou livro. Nós nos contentamos com muito pouco. E quando você descobrir toda a maravilha da obra desse brasileiro do Rio Grande do Sul não vai querer dar atenção a textos publicados no Tumblr.

As Cobras, foram originalmente publicadas entre 1975 e 1997 nas sessões de quadrinhos de jornais brasileiros, neles os personagens como Queromeu, Flexa ou Shirley além das próprias Cobras discutiam assuntos como futebol, política, sexo, economia, e existencialismo.

O filho do autor Érico Verissimo me levou aos extremos durante a leitura de As Cobras. Comecei a rir sem motivos e depois me encarei em uma crise existencialista pensando na vida, no universo e tudo mais. Fiquei pensando na minha vida, no governo, nas minhas atitudes em t-u-d-o!

A genialidade de construir um pensamento em 3 ou quatro quadros com 2 cobrinhas e conseguir te fazer parar realmente para pensar na vida é fantástico. Fantástico ao ponto de que se alguém tocar nesse meu exemplar eu vou sair correndo gritando NÃÃÃÃÃO!

Guardarei com carinho e peço por favor que você faça esse favor a sua vida e tente adquirir esse quadrinho para ler. Aqui foi reunido todos os quadrinhos publicados pelo autor, divididos por conteúdo como ‘Futebol’, ‘Praia’, ‘Amor’ e outros mais. O exemplar tem capa mole, é em preto e branco e no formato brochura. É um desenho simples feito pelo próprio Verissimo e sem muitos detalhes, mas aqui a simplicidade é o charme!

 

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

1 Comment

  • Amanda Dutra
    29 de agosto de 2013 at 01:41

    Fiquei curiosaaaaaaaaa *–*
    Hahahhaa, isso não se faz viu…

    Beijo

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.