Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.
“Naquele momento me lembrei de Mrs. Dalloway. Eu, assim como Clarice Dalloway, em Londres, sozinho e entediado. A diferença é que ela era rica e dava festas, ao contrário de mim.”
Já começo a resenha pedindo desculpas pela demora. Estou com vários (uns 4) livros da Novo Século para fazer resenha, mas acabei me atrasando nesse mês de março. Foi extremamente corrido e cheio de novidades (inclusive para o blog, aguardem as surpresas). Então calma… vou colocar tudo em dia e trazer novas resenhas toda semana ?.
“Deixe a Inglaterra Tremer” é o livro de estreia de Sávio Lopes, o autor brasileiro que morou em alguns países do continente europeu e começou no mundo literário com uma narrativa que junta suas experiências para contar a história de um jovem que vai passar alguns meses estudando e trabalhando (ou tentando pelo menos) na terra da Rainha.
“Deixe a Inglaterra Tremer” tem uma narrativa gostosa e funciona como uma “biografia” do jovem narrador. Ele é um “garoto como eu, que amava os beatles e os rolling stones” (desculpa, não aguentei), rapaz que assim como nós (ou eu pelo menos), sonha em passar um tempo fora do seu país, conhecer outra cultura, ganhar experiência e descobrir o que o mundo tem para ele.
O livro segue o estilo biográfico e até peca um pouco nisso. Ele conta muito do que o autor viveu e você consegue sentir a veracidade dos fatos e das lembranças, mas sabe que não é uma biografia, logo, tenta encontrar onde o grande climax da história vai acontecer, onde vamos ter uma super reviravolta, um caso digno de emoções alucinantes da Inglaterra. Mas… não tem isso.
O livro de estreia de Sávio é perfeito para quem tem aquele carinho especial pela Inglaterra (God Save the Queen ???) e já viajou ou pretende fazer um intercâmbio para lá. Ele mostra e desmistifica muitas coisas sobre a cultura, relações pessoais e relacionamentos dos ingleses.
Narrando a experiência de viver longe de tudo e todos, o livro é muito mais sobre o estar sozinho, se acostumar e voltar a sua casa depois de um longe tempo de “exílio“. É sobre o “ser jovem“, aprender com seus erros e seguir seu próprio caminho. Aceitar… acima de tudo.
Não busque na leitura algo incrível do ponto de vista fantástico, policial ou suspense. O livro é sobre pessoas e experiências e nisso ele cumpre muito bem o seu papel, fechando a sua história com um momento que te faz pensar em tudo o que o livro é ali.
Eu não tinha gostado tanto do livro logo que terminei a leitura, mas parei para pensar e tentei analisar se o livro se passasse na Itália. Então percebi que eu teria adorado acompanhar esses seis meses de história. É um livro para algumas pessoas. Principalmente se essas “algumas pessoas” gostem muito da Inglaterra.
A edição do livro está muito bonita e em cada capítulo traz um pedacinho de uma música que acaba combinando com o capítulo. Ah… o livro tem uma trilha sonora incrível e mais do que recomendada 😉
Edição: 1 | Editora: Novo Século | ISBN: 9788542801026 | Ano: 2013 | Páginas: 216
Nota: 3/5
Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Não sei porque, mas acho que vou gostar desse livro XP
Ótima resenha e acho que vou lê-lo quando voltar de Londres para matar a saudade.
Acho que você vai adorar! Quero cartão postal de Londres e nem pense em esquecer de mim!
Eu tenho um tantinho de curiosidade de conhecer a Inglaterra. Mas daí enquanto lia sua resenha, vi que você fotografou o livro com lindos e aparentemente deliciosos Cookies. Perdi a concentração depois disso.
Pior que os cookies ficaram melhores fotografados do que na vida real! HAHAHAHAH
Quero mudar algumas coisas na receita depois vou postar aqui no Pausa. Beijinhos!
Ah, esse livro é para mim! *.*
Não conhecia, mas gostei bastante da sua resenha. Adoro a Inglaterra, estou planejando inclusive um intercâmbio para lá (por enquanto, só planejando mesmo…haha). Vai para a lista!
Bjs
Eu não sou fã da terra da rainha, mas quero conhecer pq né? SHERLOCK <3 <3 <3 <3 . Minha paixão é a terra da pizza, mesmo! hehehe
Ficou faltando algo no livro. Em alguns momentos a narrativa cansa. A trilha sonora ficou perfeita.
Sim! Como comentei, fiquei esperando algum suspense, algo “thãn” na história.
Oi, Anna! 🙂
Eu sou louca pra conhecer a Inglaterra e meus intercâmbios foram alguns dos melhores momentos da minha vida – então tudo indica que eu iria gostar desse livro 🙂
Legal saber que é uma obra nacional; não é uma temática que a gente vê muito por autores brasileiros..
Vou dar uma procurada nele depois 😀
beijos!
Bruna
http://umpoucodissoeaquilo.com.br
Você fez intercambio para onde gatinha?
Acho que vale a pena dar uma chance. O autor conseguiu mostrar muito no seu livro de estreia.
Beijocas Bruninha :*
Oi Oi Anna *-*
Gentchy, como faz com a vontade ~louca~ de ler esse livro? Há uns anos atrás eu tinha um #mimimi com a Inglaterra, achava muito clichê querer ir para lá. Mas ai um belo dia comecei a sonhar com intercâmbio em Cambridge, depois me apaixonei pela Tower Clock, daí veio a London Eye e hoje sou mais uma pessoa que quer ir pra Inglaterra. E adooro esses livros bem sentimentais, que contam experiências de como é se adaptar em um lugar bem diferente do nosso país, acho que através das experiências dos outros posso me preparar pra quando eu for *—*
Adoreeei as fotos, a resenha, quero o livro pra ontem *-*
Beijocas ;*
@pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/
Oi Ruivinha <3
Que saudades de você menina! Não some não ='(
Acho que você vai adorar o livro! Mesmo, precisa ler <3
Obrigada por voltar! Beijocas ;*
Hey, eu li esse livro semana passada e vim aqui ver se já tinhas falado dele. Achei o livro okay, nada de espetacular, mesmo amando a Inglaterra. Como você falou, não tem clímax, então como romance não serve, hehehe.
Beijo!
ótima resenha, bem sensata!
eu li essa semana esse livro, e me decepcionei; pois, não se trata de um romance, e sim autobiografia, ou, diário de viagem.
a história não tem clímax, não tem emoção alguma, é tudo bem insosso.
e não gostei do protagonista narrador logo de começo que ele lamenta não ter feito ainda amigos na Inglaterra – ele estava lá há 2 DIAS APENAS!!!
para quem tem vontade de visitar Inglaterra, esse livro deve ser muito bom e útil, mas, para mim não funcionou.
Fico muito feliz que tenha gostado. Tentei ao máximo ser sincera e falar minhas impressões ;D