Menu
Literatura

[Resenha] Deixe a Inglaterra Tremer de Sávio Lopes | @novoseculo

Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.

“Naquele momento me lembrei de Mrs. Dalloway. Eu, assim como Clarice Dalloway, em Londres, sozinho e entediado. A diferença é que ela era rica e dava festas, ao contrário de mim.”

 Já começo a resenha pedindo desculpas pela demora. Estou com vários (uns 4) livros da Novo Século para fazer resenha, mas acabei me atrasando nesse mês de março. Foi extremamente corrido e cheio de novidades (inclusive para o blog, aguardem as surpresas). Então calma… vou colocar tudo em dia e trazer novas resenhas toda semana ?.

IMG_3978

“Deixe a Inglaterra Tremer” é o livro de estreia de Sávio Lopes, o autor brasileiro que morou em alguns países do continente europeu e começou no mundo literário com uma narrativa que junta suas experiências para contar a história de um jovem que vai passar alguns meses estudando e trabalhando (ou tentando pelo menos) na terra da Rainha.

“Deixe a Inglaterra Tremer” tem uma narrativa gostosa e funciona como uma “biografia” do jovem narrador. Ele é um “garoto como eu, que amava os beatles e os rolling stones” (desculpa, não aguentei), rapaz que assim como nós (ou eu pelo menos), sonha em passar um tempo fora do seu país, conhecer outra cultura, ganhar experiência e descobrir o que o mundo tem para ele.

O livro segue o estilo biográfico e até peca um pouco nisso. Ele conta muito do que o autor viveu e você consegue sentir a veracidade dos fatos e das lembranças, mas sabe que não é uma biografia, logo, tenta encontrar onde o grande climax da história vai acontecer, onde vamos ter uma super reviravolta, um caso digno de emoções alucinantes da Inglaterra. Mas… não tem isso.

IMG_4014

IMG_4015

IMG_4001

IMG_3980

O livro de estreia de Sávio é perfeito para quem tem aquele carinho especial pela Inglaterra (God Save the Queen ???) e já viajou ou pretende fazer um intercâmbio para lá. Ele mostra e desmistifica muitas coisas sobre a cultura, relações pessoais e relacionamentos dos ingleses.

Narrando a experiência de viver longe de tudo e todos, o livro é muito mais sobre o estar sozinho, se acostumar e voltar a sua casa depois de um longe tempo de “exílio“. É sobre o “ser jovem“, aprender com seus erros e seguir seu próprio caminho. Aceitar… acima de tudo.

Não busque na leitura algo incrível do ponto de vista fantástico, policial ou suspense. O livro é sobre pessoas e experiências e nisso ele cumpre muito bem o seu papel, fechando a sua história com um momento que te faz pensar em tudo o que o livro é ali.

Eu não tinha gostado tanto do livro logo que terminei a leitura, mas parei para pensar e tentei analisar se o livro se passasse na Itália. Então percebi que eu teria adorado acompanhar esses seis meses de história.  É um livro para algumas pessoas. Principalmente se essas “algumas pessoas” gostem muito da Inglaterra.

IMG_4012

IMG_4011

IMG_4010

A edição do livro está muito bonita e em cada capítulo traz um pedacinho de uma música que acaba combinando com o capítulo. Ah… o livro tem uma trilha sonora incrível e mais do que recomendada 😉

IMG_3987

IMG_3997

IMG_3979

Edição: 1 | Editora: Novo Século | ISBN: 9788542801026 | Ano: 2013 | Páginas: 216

Nota: 3/5

Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas

literariocastSÁVIO LOPES nasceu em 1989 em Minas Gerais. Aos quatro anos de idade, mudou-se para a Bélgica, onde passou a maior parte de sua infância. Voltou ao Brasil e em 2011 se graduou em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2012, iniciou o mestrado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador da literatura produzida por Jack Kerouac e da chamada Geração Beat, Sávio Lopes incorporou em sua obra elementos que acompanharam sua formação. “Deixe a Inglaterra Tremer” é seu romance de estreia, inspirado pelas experiências que vivenciou em seu curto, mas intenso, período morando em Londres, entre 2009 e 2010.

 post

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

15 Comments

  • Thaty
    26 de março de 2014 at 19:24

    Não sei porque, mas acho que vou gostar desse livro XP
    Ótima resenha e acho que vou lê-lo quando voltar de Londres para matar a saudade.

    Reply
    • Anna Schermak
      27 de março de 2014 at 08:40

      Acho que você vai adorar! Quero cartão postal de Londres e nem pense em esquecer de mim!

      Reply
  • Mariana
    27 de março de 2014 at 08:46

    Eu tenho um tantinho de curiosidade de conhecer a Inglaterra. Mas daí enquanto lia sua resenha, vi que você fotografou o livro com lindos e aparentemente deliciosos Cookies. Perdi a concentração depois disso.

    Reply
    • Anna Schermak
      27 de março de 2014 at 08:54

      Pior que os cookies ficaram melhores fotografados do que na vida real! HAHAHAHAH
      Quero mudar algumas coisas na receita depois vou postar aqui no Pausa. Beijinhos!

      Reply
  • Rafaela Hübner
    27 de março de 2014 at 09:51

    Ah, esse livro é para mim! *.*
    Não conhecia, mas gostei bastante da sua resenha. Adoro a Inglaterra, estou planejando inclusive um intercâmbio para lá (por enquanto, só planejando mesmo…haha). Vai para a lista!
    Bjs

    Reply
    • Anna Schermak
      27 de março de 2014 at 10:17

      Eu não sou fã da terra da rainha, mas quero conhecer pq né? SHERLOCK <3 <3 <3 <3 . Minha paixão é a terra da pizza, mesmo! hehehe

      Reply
  • emanuela
    28 de março de 2014 at 02:08

    Ficou faltando algo no livro. Em alguns momentos a narrativa cansa. A trilha sonora ficou perfeita.

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de março de 2014 at 09:27

      Sim! Como comentei, fiquei esperando algum suspense, algo “thãn” na história.

      Reply
  • Bruna
    28 de março de 2014 at 08:02

    Oi, Anna! 🙂
    Eu sou louca pra conhecer a Inglaterra e meus intercâmbios foram alguns dos melhores momentos da minha vida – então tudo indica que eu iria gostar desse livro 🙂
    Legal saber que é uma obra nacional; não é uma temática que a gente vê muito por autores brasileiros..
    Vou dar uma procurada nele depois 😀

    beijos!

    Bruna
    http://umpoucodissoeaquilo.com.br

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de março de 2014 at 09:27

      Você fez intercambio para onde gatinha?
      Acho que vale a pena dar uma chance. O autor conseguiu mostrar muito no seu livro de estreia.

      Beijocas Bruninha :*

      Reply
  • Paola
    29 de março de 2014 at 18:48

    Oi Oi Anna *-*
    Gentchy, como faz com a vontade ~louca~ de ler esse livro? Há uns anos atrás eu tinha um #mimimi com a Inglaterra, achava muito clichê querer ir para lá. Mas ai um belo dia comecei a sonhar com intercâmbio em Cambridge, depois me apaixonei pela Tower Clock, daí veio a London Eye e hoje sou mais uma pessoa que quer ir pra Inglaterra. E adooro esses livros bem sentimentais, que contam experiências de como é se adaptar em um lugar bem diferente do nosso país, acho que através das experiências dos outros posso me preparar pra quando eu for *—*
    Adoreeei as fotos, a resenha, quero o livro pra ontem *-*
    Beijocas ;*
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de março de 2014 at 09:26

      Oi Ruivinha <3
      Que saudades de você menina! Não some não ='(

      Acho que você vai adorar o livro! Mesmo, precisa ler <3
      Obrigada por voltar! Beijocas ;*

      Reply
  • Raquel Moritz
    5 de Maio de 2014 at 14:45

    Hey, eu li esse livro semana passada e vim aqui ver se já tinhas falado dele. Achei o livro okay, nada de espetacular, mesmo amando a Inglaterra. Como você falou, não tem clímax, então como romance não serve, hehehe.

    Beijo!

    Reply
  • Shadai
    27 de março de 2015 at 21:26

    ótima resenha, bem sensata!
    eu li essa semana esse livro, e me decepcionei; pois, não se trata de um romance, e sim autobiografia, ou, diário de viagem.
    a história não tem clímax, não tem emoção alguma, é tudo bem insosso.
    e não gostei do protagonista narrador logo de começo que ele lamenta não ter feito ainda amigos na Inglaterra – ele estava lá há 2 DIAS APENAS!!!
    para quem tem vontade de visitar Inglaterra, esse livro deve ser muito bom e útil, mas, para mim não funcionou.

    Reply
    • Anna Schermak
      21 de abril de 2015 at 20:33

      Fico muito feliz que tenha gostado. Tentei ao máximo ser sincera e falar minhas impressões ;D

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.