Menu
Literatura / Literatura Nacional

[Resenha] Despertar de Hellen Pimentel | @MODOEditora

Edição: 0
Editora: Modo
ISBN: 0
Ano: 2012
Páginas: 300

Site Editora Modo R$ 29,00

Sinopse: Maisie Thompson é uma adolescente americana nascida e criada em São Francisco, Califórnia. Após perder o pai aos sete anos de idade, deleta o fato de amar alguém, e aos seus 16 anos, nunca tinha namorado sério. E tudo isso parece mudar, quando em seu primeiro dia de aula na antiga escola, ela vê pela primeira vez, John Carter – um menino de belos olhos claros, cabelos negros e um sorriso encantador, que esconde mais que um segredo. Seu coração acelera, suas pernas tremem e ela simplesmente não consegue tirar os olhos daquela bela figura que se aproxima de sua mesa. Admitir que pudesse sentisse algo por aquele desconhecido era mais difícil do que ficar sem respirar, mal sabe que John carrega mais de uma descendência nas costas.

——————–

É difícil falar sobre Despertar, difícil encontrar palavras para conseguir dizer o que eu gostei e o que não consegui entender sem me tornar contraditória. E sempre tem o fator de que fazer resenha de um livro nacional é sempre mais complicado. E não digam que não, todos sabem que o peso é sempre maior quando vamos falar de um colega, pois você precisa ser o mais verdadeiro possível, mas falar com as melhores palavras. Então, vamos lá!

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (4)

Vamos analisar o livro de duas formas, e a primeira eu vou contar onde Despertar me “pegou de jeito”. A protagonista Maisie me lembrou um momento bem difícil da minha vida. Eu perdi o meu pai da mesma forma e com a mesma idade da protagonista. Isso me aproximou dela de uma maneira incrível e profunda. Eu compreendia muitas coisas da Maise, mas a menina que ela foi com 16 anos não era a menina que eu fui com 16 anos e isso me deixava muito com atitudes de “mãe” enquanto lia, pois algumas atitudes de Maise eram bem adolescentes para mim.

Maise tem algumas atitudes e algumas formas de lidar com a sua vida, amigos  que me deixava incomodada. Mas que eu compreendi com apenas um ponto. Hellen, a autora ainda é bem novinha. Ela foi publicada com 14 anos. Então muitas coisas são justificáveis e até surpreendentes pois, Hellen conseguiu construir uma boa história, não perfeita, mas boa com muitas referencias se baseando em suas leituras.

Despertar é uma história de amor, um romance muito intimo e bonito de dois adolescentes que estão se conhecendo, estão no último ano do ensino médio e tem um “amor a primeira vista” com direito a nascerem um para o outro realmente com pitadas de uma fantasia e seres fantásticos.

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (3)

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (6)

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (5)

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (1)

Com muuuuuita referencia a crepúsculo ( que não é nem de perto o meu livro preferido ) Hellen consegue construir um livro com todos os pontos essenciais, mas falha na construção de algo que poderia ser muito interessante e deixa o leitor na expectativa. Falta mais ação e descrição nessas cenas. O problema do livro é que faltou um pouco de conversa com um editor antes da publicação. Poucas coisinhas poderiam ter deixado o livro melhor ainda, sem muito esforço.

É inegável que Hellen tem talento se se dedicar ao seu público, que gosta e admira esse estilo de histórias de amor, impossíveis, com personagens femininas como protagonistas e homens misteriosos com um segredo muito grande pode se dar muito bem e se destacar no cenário.

Antes de terminar gostaria de ressaltar pequenas coisas durante a escrita que me incomodaram, na verdade foram 3 coisas em específico. Uma delas foi a forma com que a protagonista tem atitudes abrasileiradas e é de São Francisco (EUA) e que foi explicado de uma forma muito ruim e que não convence o leitor, a segunda e terceira foram a utilização de “tipo” e “atitude de cachorra” muito frequente na narrativa.

Fora os pontos ressaltados, Despertar é um livro que merecia uma segunda edição com algum olhar mais crítico. Ele é um livro muito bonito, cheio de momentos “owwns” e fofos para a história e que consegue te segurar. Com personagens interessantes, charmosos e com uma história grande. Esse primeiro volume se fecha em si, mas constrói um plot para uma nova continuação onde vamos descobrir mais sobre o muito fantástico/sobrenatural que temos de plano de fundo do romance e que não foi tão evidenciado nesse primeiro volume. Aguardo a continuação e espero que Hellen se dedique em sua carreira para termos mais livros no futuro!

A edição da Editora Modo ficou realmente bem bonita, confiram abaixo nas fotos alguns detalhes da sua diagramação:

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (9)

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (8)

Despertar_Hellen_Pimentel_Livro (7)

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

1 Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.