Menu
Literatura

[Resenha] Em Busca de um Final Feliz de Katherine Boo | @Novo_Conceito

 Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).

O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.

 

Em Busca de um Final Feliz, primeiro livro da premiada jornalista Katherine Boo é mais que simplesmente um livro, e é mais que simplesmente uma reportagem, é a vidas dos moradores de Annawadi, uma favela na cidade indiana de Mumbai.

http://1.bp.blogspot.com/-ki6brx7nQTQ/UXFsEzstv2I/AAAAAAAALPI/xC1Yhf0RB2Q/s1600/Em+busca+de+um+final+feliz.jpg

O livro conta a historia real de alguns moradores de Annawadi. Seguimos um período da vida dessas pessoas, suas aspirações, sonhos, seus dramas e suas decepções. O livro é escrito tão incrivelmente que eu entrei no livro, eu consegui viver junto com a autora, um pouquinho do que essas pessoas estão vivendo.

Annawadi mostra uma realidade tão crua que é difícil de cair a ficha, mas que ao parar pra pensar, não é muito diferente da realidade de vários locais brasileiros. A Índia, tão qual quanto o Brasil, esta passando por um momento de desenvolvimento econômico, mas que o desenvolvimento social não acompanha.

http://24.media.tumblr.com/tumblr_mbqefrn5a71r6xvfko1_1280.jpg

Esses indianos, alguns muçulmanos, outros hindus, que tiveram vidas tão diferentes, em um país tão diferente, com uma cultura diferente, pessoas que os ocidentais pensam ser tão estranhas, mas que ao longo da leitura, vemos que são apenas seres humanos, iguais a quaisquer outros no mundo.

Seres humanos esses com defeitos, com qualidades, com aspirações e com toda uma bagagem de vida, que durante o livro algumas dessas pessoas fazem coisas consideradas “erradas”, mas que fica difícil condená-los por essa atitude quando eles estão tentando sobreviver.

 

Uma pessoa no livro chega a questionar o porquê de uma pessoa miserável extorquir uma mais miserável ainda.

O livro em momento algum tenta glamourizar a pobreza, ao contrario, ele mostra uma realidade nua e crua. O livro é objetivo e não toma partido, é a simples documentação dos fatos como eles ocorrerão.

Num outro trecho do livro, uma pessoa compara os seres humanos a água e gelo, duas substancias diferentes mas formadas da mesma coisa. As pessoas “ruins” são como um lago poluído enquanto as “boas” são como o gelo. Se jogarmos o gelo no lago poluído, será que ele consegue lutar contra o derretimento?

Em Busca de um Final Feliz definitivamente é um livro que deveria ser lido por todos, não apenas como uma forma de aumentar seu conhecimento sobre a Índia, mas como um exercício de conhecimento humano.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.