Menu
Literatura

[Resenha] HQ Game of Thrones – Vol1 | Editora Barba Negra

 “O inverno está chegando” é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei – segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade – morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister.
Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.

Sério, como eu gosto de Game of Thrones! Não é no mesmo nível que o “Universo Tolkien”, mas realmente tenho um carinho especial pelas Crônicas de Fogo e Gelo. A “saga” é tãoooo boa que os três formatos que estão nos apresentando estão vindo com uma qualidade acima das expectativas.

Os livros são livres de crítica (na minha humilde opinião): os cinco que já foram lançados são tão ricos em detalhes, tão envolventes, tão cheios de conspiração e mortes que… AHHHHHH MARTIN!!! (Se você leu, você entendeu o meu piti). Mas não vou falar deles aqui… pelo menos não hoje.

A série está surpreendendo todo mundo, tanto pela produção, efeitos especiais, elenco, figurino, história, que mesmo um pouco alterada em relação ao livro ainda assim está brilhante. Mas também não vou falar dessa adaptação, ou a Carol me bate =X.

Nhé, Dani. Então do que você vai falar? DE QUADRINHOS o/ Sim amado leitor, você leu bem, o HQ de GoT chegou ao Brasil, já faz tempinho, mas só agora deu pra escrever sobre ele. Eu comprei, li e amei s2.

A adaptação foi realizada de maneira mais do que brilhante, correspondendo em MUITO as minhas expectativas não só como fã de GoT, mas como fã de HQ. Além de o roteiro ser fiel ao livro, o que já é alguma coisa (e uma coisa bem grande), ele consegue adicionar passagens de maneira bastante simples, mas que são fundamentais para o entendimento do leitor com pouco ou nenhum contato com a série.

Ao contrário da série de TV, cujos personagens estão mais velhos devido aos problemas de cenas de sexo e nudez com atores de menor, aqui o desenhista foi fiel à idade dos personagens no livro. Vemos uma Catelyn e um Ned com seus 30 e poucos anos, uma Dany de 14 anos, Jon Snow novinho, enfim, eles realmente têm a cara e a idade que deveriam ter.

Dani, tem cena de nudez (peitinhos), sexo e coisas de fora na HQ? TEM! Mas não é nada forçado, sabe? Que você percebe que o desenhista enfiou os peitos na cena pra fazer um apelo, e tal. Nop, os peitinhos são contidos e aparecem nos momentos de intimidade entre os casais, como e quando realmente devem aparecer.

O desenho realmente me agradou, bem como a disposição das cenas. Achei uma adaptação incrível e bem acima do que eu esperava.

Só tem um pequeno/gigante/ENORME problema. O Selo Barba Negra, da Leya, que trouxe GoT HQ pro Brasil faliu. SIM(!), Ou melhor, NÃO! É uma pena que isso tenha acontecido, pois a série é bastante promissora, e eu estava louca pra ver as minhas cenas favoritas nos quadros dessa incrível HQ.

Como tudo não é perfeito, um único detalhe deixa bastante a desejar nessa edição: o formato. Okay vir com capa mole, ela é bem bonita, por sinal, o interior é desenhado, e tal, mas HQ grossa sem orelha é facinho facinho de estragar logo. Além disso, as páginas não são numeradas, o que de certa forma me irrita (nunca sei se pulei uma folha, ou não). As últimas páginas apresentam um making of do volume.

Que rufem os tambores porque lá vai a avaliação…

Título: A Guerra dos Tronos – Volume 1 
Número de páginas: 240
Roteiro/Adaptação: 5 (Daniel Abraham)
Arte: 4,5 (Tommy Patterson)*
Cores: 3,8 (Ivan Nunes)
Edição: 3
Média: 4,075

*Arte da capa: Mike S. Miller

About Author

Dani. Um ser estranho e recluso, no auge dos seus 23 anos, vivendo na Rivendell catarinense (só que mais quente). É engenheira de formação (só falta o diploma, ok?), leitora compulsiva e colecionadora de hqs. Ama fantasia, ficção científica, literatura técnica e abraços quentinhos.

6 Comments

  • Monica Silva
    28 de fevereiro de 2013 at 22:12

    Anna, eu ganhei os cinco volumes em janeiro e ainda não li, mas calma, vou explicar: minha capacidade de leitura é para um livro!! kkkkkkkkk Sou uma leitora muito chata, daquelas q acabam a página e se não lembra o que leu volta tudo e lê de novo, então tem q ser um livro de cada vez. Estou lendo Neil Gaiwan, amando, e vou terminar e encarar esses cinco livros q só ouço falar bem. Adorei ele em quadrinhos!

    Reply
    • Monica Silva
      1 de março de 2013 at 22:53

      Dani, me perdoe, saiu no automático o Anna! rsrsrsrs

      Reply
  • Kelry Caroline
    28 de fevereiro de 2013 at 23:05

    Oi Dani, adorei a resenha, mas esse tipo de livro não é meu favorito (;

    Reply
  • Talita Silva
    1 de março de 2013 at 20:30

    Eu ainda não li a saga, mas estou quase pegando os livros emprestado de um amigo meu, ele fica naquele mimimi sobre a saga perto de mim hahah Acho que vou pegar emprestado. Peitinhos hahaha OMG Dani peguei V de vingança para ler, depois da sua dica no post [Lista5] Para Iniciar… No Carnaval eu não resisti a sua vida e corri para ler, era pra mim ter terminado mas estou com dó de finalizar :c haha

    Reply
  • […] RESENHA NO BLOG  […]

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.