Menu
Literatura

[Resenha] Métrica de Colleen Hoover | @GaleraRecord

Métrica de Collen Hoover
Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401861
Ano: 2013
Páginas: 304
Tradutor: Priscila Catão

[button color=”blue” size=”small” link=”http://migre.me/fIhhL” target=”blank” ]Submarino – R$ 26,90[/button] [button color=”orange” size=”small” link=”http://links.lomadee.com/ls/TVhRTztsSjA0RzVqUDsyNjk4ODYwMjswOzE3NjswOzI3O0JSOzM7aHR0cCUzQSUyRiUyRnd3dy5saXZyYXJpYXNhcmFpdmEuY29tLmJyJTJGcHJvZHV0byUyRjQ4OTY5MjUlMkZtZXRyaWNhLSUyOHNsYW1tZWQlMjk7MA–.html” target=”blank” ]Saraiva – R$29,90[/button]

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

Demorei um pouco para começar a ler Métrica por medo. Um medo absurdo de me apaixonar loucamente pelo livro e um medo maior ainda de embarcar em um caminho sem volta pelos romances novamente.

Vocês lembram de estudar poesia em literatura no colégio? Eu adorava! Foi um tempo onde eu tinha uma paixão secreta pela literatura e rabiscava textos em cadernos qualquer e meu professor de artes me deixava trocar os meus trabalhos de desenho por trabalhos de escrita onde eu poderia apresentar textos inspirados nos períodos artísticos que estávamos estudando. Nunca gostei tanto de “Educação Artística”. E foi nesse período que aprendi que nem tudo era o coração, também existia um pouco de técnica e assim, se vocês não se lembram disso vou pedir um Help pra Wikipidia :

” Metro é a medida do verso. O estudo do metro chama-se metrificação e escansão é a contagem dos sons dos versos. As sílabas métricas, ou poéticas, diferem das sílabas gramaticais em alguns aspectos. Lembraremos alguns preceitos a esse respeito: contam-se as sílabas ou sons até a tônica da última palavra de um verso. Exemplo: A-mo-te,ó-cruz,no-vér-ti-ce-fir-ma/da = 10 sílabas” 

Agora depois dessa micro aula com o Wikipidia podemos conversar melhor 😉
Métrica é um livro publicado nesse ano (2013) pela Editora Galera Record. O livro escrito pela autora Colleen Hoover já entrou no gosto do público brasileiro mesmo sem chegar no Brasil.  Os blogs brasileiros já estavam fazendo resenhas positivas e deixando muita gente curiosa para o lançamento. Eu já estava de olho a um bom tempo. E agora… tive a oportunidade de ler.

Métrica é um New Adult que segue o estilo “Belo Desastre” de romance. Ele vai te conquistar, vai te deixar com o coração apertando e fazer te soltar gritinhos fofinhos de “owwwn” durante a leitura.  Com personagens cativantes, poesias chatinhas e boa música o livro vai conquistar muita gente e fazer o nariz de outras torcerem.

O livro conta a história de uma menina que muda com sua família para uma outra cidade, uma cidade que até então ela não queria ir e já tinha começado a odiar antes de cruzar a fronteira dos estados. E até ai tudo bem, até que nossa querida protagonista conhece um garoto e a cidade fica linda, o mundo fica perfeito e tudo parece ser lindo como o arco íris e os unicórnios saltitantes.

Mas a vida não é linda, na verdade a vida é uma “figlia di una puttana” como dizemos em italiano. E a vida que estava linda começou a desmoronar e como a desgraça nunca vem sozinha aqui não poderia ser diferente. Will e Lake se veem em meio a decisões muito importantes que precisam ser tomadas.  Eu não vou contar aqui para não ter spoilers, apenas digo que também me surpreendi com algumas coisas.

Will, Lake e seus amigos acabam se mostrando personagens bem diversificados, com personalidades bem diferentes. E infelizmente a pior personagem é a protagonista. Enquanto Will se mostra responsável e adulto ela ainda é uma menina que parece não ter crescido.

Fazia tempo que não aparecia por aqui né?

Outra coisa que me deixou muito contente com Métrica foi encontrar frases repetidas vezes de uma das minhas brandas preferidas por aqui. Os The Avett Brothers são divos! E aqui eles tem um papel muito importante para a história. Lake adora a banda e durante a história a música vira poesia.

A poesia é um item muito importante durante a história. Além das competições de poesias o Slam, os alunos também são incentivados por Will a expressar em classe de aula seus sentimentos através da poesia. Confesso que não gostei muito das “poesias” da história, muitas são chatas e sem graça, mas isso não é um item que faça você não querer ler o livro, só quer ler rapidinho os trechos para poder pular logo para a parte mais importante da história.

Falei que Métrica lembrava Belo Desastre, mas não vai ter nenhuma cena de sexo aqui, pode ir esquecendo a safadeza e pense em um pouco de superação e crescimento. E pense sobretudo em família! A amizade entre irmãos e o comprometimento é uma coisa muito forte e trabalhada em Métrica.

A diagramação da Editora Galera continua com um padrão de qualidade fantástica. Selo de qualidade Pausa Para um Café para todo o trabalho realizado pela editora nesse livro.

Vou correr ler o segundo volume (ainda não lançado no Brasil) e corro contar para vocês se vale a pena okay? Fiquei apaixonada e estou morrendo de vontade de ler a continuação. 

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.