Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

[Resenha] Minha Metade Silenciosa de Andrew Smith | @guttenberg_ed

Sinopse: Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo porque é “deformado”, já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém ambos não conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto – com o agravante de se achar uma aberração –, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem. Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. Com um texto emocionante, personagens tocantes e situações realistas, não há como não se identificar e se envolver com este poético livro.

“E nada do que aconteceu conosco fazia sentido se eu não deixasse os verdadeiros monstros que nadavam em minha cabeça aflorarem e mostrarem seus dentes. E não há amor na minha casa, somente regras.”

Eu li a prova do livro, mas não conseguia resenhá-lo. Não sabia por onde começar ou por onde terminar. Não sabia o que falar. Então me deixei ouvir, me silenciei por um tempo e aos poucos encontrei não na minha metade, mas dentro de mim o que poderia dizer sobre o livro de Andrew Smith.

 Não é fácil ter alguma deficiência. Eu sou “perfeita” e não tenho nenhum parente próximo que tenha alguma deficiência, então nunca encarei de perto a dificuldade que alguém  assim como “Palito” por exemplo, que não tenha uma orelha. Então, ler “Minha Metade Silenciosa” me mostrou um lado diferente da minha zona de conforto.

O livro tem uma linguagem poética. Trabalho o fato do personagem principal não ouvir “de um lado” para dar um estilo diferente a escrita e a parte gráfica do livro, deixando a experiência de escrita diferente e totalmente impressionante.  Isso faz com que a imersão do leitor na história seja maior, faz com que nos identifiquemos ainda mais com Palito.

“Minha Metade Silenciosa” não é um livro fácil, simples ou feliz. Ele é completamente ao contrário, é um livro que vai te incomodar, te emocionar  e te mostrar um lado triste da realidade. Mas sem esquecer de te dar um resquício de esperança, te alimentar com sentimentos bons. O livro de Andrew Smith é como a vida. É boa, nos deixa triste mas nós continuamos vivendo. Somos insistentes e em alguns momentos temos a certeza que foi a melhor coisa que já fizemos.

Eu gostei muito do livro, de verdade. Ele me tocou de uma forma que não esperava, não imaginava e ainda assim, depois de algum tempo depois de ler ainda acho que muitas coisas que foi falada durante o livro foram escritas exatamente para mim. Será que isso é possível?

Eu virei amiga de Palito e de todos os personagens da história, compartilhei momentos incríveis durante a leitura e com toda a certeza indico para todos esse livro lindo. Não tem como se arrepender da leitura. Pois tenho certeza que alguma coisinha, mesmo que seja mínima, você vai aprender com o Stark. Aproveite muito!

Andrew Smith escreve muito bem! Sua forma de nos aproximar dos personagens é louvável, suas frases extremamente citáveis completam o livro com chave de ouro com uma descrição perfeita da adolescência. Não tenho como não acreditar na veracidade com que a história é contata.

A edição do livro está de parabéns, desde o trabalho gráfico a essa capa maravilhosa. Obrigada Editora Guttenberg por essa produção que merece nota 10 em tudo!

 Edição: 1 | Editora: Gutenberg |ISBN: 9788582351246 | Ano: 2014 | Páginas: 304 | Tradutor: Rodrigo Seabra

Nota: 4.5/5

Comprar:  Saraiva | Submarino | Americanas

Andrew Smith é o autor de Ghost Medicine, um 2009 ALA/YALSA “Melhores Livros para Jovens Adultos”, e In the Path of Falling Objects , um 2010 ALA/YALSA “Melhores Livros para Jovens Adultos”. Hoje vive em um local muito remoto na Califórnia com sua família e cavalo.

Sair da versão mobile