Menu
Literatura

[Resenha] O Livro dos Vilões de Vários Autores | @galerarecord

Sinopse: Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor. · Cecily Von Ziegesar é a popular autora das séries It Girl e Gossip Girl, esta última que inspirou o seriado na televisão. · Diana Peterfreund é autora das séries Sociedade Secreta e Caçadora de Unicórnios. · Carina Rissi é autora dos populares Procura-se um marido e Perdida, publicados pela editora Verus, que já venderam mais de 40 mil exemplares no Brasil. · Fábio Yabu já publicou, pela Galera, seu livro A última princesa.

“Sapatos bonitos só cabem em almas bonitas. #Louboutin.”

Existem livros que a gente gosta logo de cara, e tem livros que decepcionam muito. O Livro dos Vilões foi o lado negativo dessa conta. Eu estava muito empolgada para ler algo sobre vilões, afinal eu sou a louca dos vilões e estava (também), muito empolgada para ler algo da Diana, da Cecily e da Carina que o pessoal sempre falava, mas para minha tristeza, acho que não comecei pelo livro certo.

IMG_0670

O livro dos vilões tem quatro contos e eu vou falar sobre eles separadamente pois falar de forma geral, pode deixar o único conto que achei bom no livro, sem a opinião merecida.

Cecily Von Ziegesar | #stepsisters – sobre sapatos e selfies 
Cecily Von Ziegesar, O que é isso? Sério mesmo? Eu não consegui encarar esse conto como algo diferente do que “foi feito as pressas e não tenho nada para falar além de futilidade”. O conto não é bem desenvolvido e se foca tanto na futilidade que esquece de construir uma história que cative o leitor e o aproxime das personagens. Para mim, foi uma tentativa bem frustrante de trazer a tecnologia e o moderno para a literatura. No final, Sobre Sapatos e Selfies não foi uma reconstrução de um clássico digna. Me decepcionou totalmente e eu quase desisti de ler o livro aqui.

Carina Rissi | Menina Veneno
Já gravei um cast com a Carina e gostei muito dela, fiquei super empolgada para ler algo dela e estava muito feliz por poder conhecer a sua obra logo com algo relacionado a vilões. Infelizmente a história não me agradou em nada. Além de uma personagem que não teve um apelo sentimental com o leitor, a história foi totalmente previsível e perdeu muito o sentido para mim no final, pois a lição que ela talvez poderia passar, não conseguiu me convencer e ficou muito vago. 

Diana Peterfreund |Quanto mais afiado o espinho 
Diana conseguiu escrever um conto que me chamou mais atenção. Gostei de ler e gostei de como ela construiu a história apesar de fugir muito da inspiração original. A história trabalha questões importantes como o bullying e a aceitação e o quanto as adolescentes podem mudar simplesmente para serem aceitas em um grupo. Algumas coisas me fizeram torcer o nariz na história, mas como eu não tinha gostado nada dos dois primeiros contos, esse acabou sendo bem melhor. 

IMG_0675

Fábio Yabu | A Menina e o Lobo 
Fábio Yabu salvou o livro. Ele não só conta histórias como ninguém, como também consegue transformar suas readaptações como algo muito melhor que o conto original. COMOFAZ? Quero escrever assim um dia, de uma forma tão convincente como o Yabu consegue.
O conto é emocionante, diferente, inova e consegue mostrar que não é preciso apelar para a tecnologia e o moderno, ou colocar coisas clichês para cativar o público. Fábio focou no sentimento e nas sensações durante a leitura e mostrou o quanto a literatura pode ser especial. O melhor conto do livro, com toda a certeza.

Quanto a parte gráfica, o livro surpreende. Segue o padrão do livro das princesas e completa a estante com uma edição linda que você vai com certeza querer ler e ter para sempre!

IMG_0673

Edição: 1 | Editora: Galera Record | ISBN: 9788501042101 | Ano: 2014 | Páginas: 320

Nota: 2/5 (Leiam pelos dois últimos contos).

Comprar: Submarino | Americanas

postautor

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

2 Comments

  • Isabela
    6 de outubro de 2014 at 10:51

    Anna, que pena que não gostou tanto do livro. É péssimo quando vamos com muitas expectativas e nos decepcionamos… Bom, pelo menos um conto salvou, né?
    Mas dê outra oportunidade a esses escritores, quem sabe? Hehehe!

    Beijos 🙂

    Reply
    • Anna Schermak
      6 de outubro de 2014 at 11:05

      Sempre, vai ser difícil abandonar elas Isa, mas foi bom no geral para experimentar ler coisas diferentes do que estou tão acostumada.
      Beijos, lindona!

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.