Menu
Literatura

[Resenha] #OUAT – Uma Antologia de Contos de Fadas de Vários Autores | @editoraplaneta

Sinopse: Três palavrinhas que, depois que demais de dois séculos, ainda conseguem transportar os leitores para cenários de mistérios, intrigas, traição, vida e morte, amor e abandono. Em seu esforço para preservar a cultura popular, sem querer os Irmãos Grimm criaram um marco atemporal e eterno da literatura ocidental. Com este livro de contos de fadas, lindamente ilustrado por Kevin Tong, você poderá reencontrar as histórias e os personagens que aprendeu a amar.
Corra pela floresta com Chapeuzinho Vermelho. Vá ao baile com Cinderela. Coma uma maçã com Branca de Neve. Com suas bruxas, fadas, rainhas más e reis bondosos, sapos que viram príncipe e princesas adormecidas os contos de Grimm são clássicos que encantam crianças e adultos.  Com o prefácio escrito pelos criadores de Once Upon A Time, da ABC, entendemos porque estes contos continuam atuais. A série dá vida a alguns desses personagens clássicos numa grande reinterpretação do mundo do faz de conta. Fica aqui o convite para que você mergulhe mais uma vez nessas histórias maravilhosas e seu mundo mágico.

“Era uma vez…”

Eu sou uma fã de carteirinha de Once Upon a Time. Resenhei o livro inspirado na série aqui no blog e você pode conferir clicando aqui. E claro, que era óbvio que eu resenharia “Once Upon a Time – Uma Antologia de Contos de Fadas” por aqui. Quando a Editora Planeta divulgou o lançamento eu fiz aquela dancinha do Chandler e comecei a ficar feliz pois poderia ficar com um pouquinho da série por mais um tempinho quando chegasse a Season Finale no mês passado. E desde já eu começo a pedir desculpas pelos milhões de fotos nessa resenha. Eu me empolguei demais tirando fotos.

O livro tem ilustrações lindas do artista Kevin Tong e eu vou começar a resenha falando disso, para conseguir conquistar vocês pelo olhar. As ilustrações de Tong podem ser conferidas no site e se você é um desses que mesmo sem desenhar é apaixonado por ilustrações, vai se encantar com as artes dele. DESTAQUE PARA AS DE HANNIBAL  ? ? Tá, parei!

Agora, voltando a história. O livro tem o prefácio escrito pelos criadores da série Once Upon A Time, da ABC e isso dá aquele charme a mais para quem é fã da série assim como eu.

Os contos clássicos aparecem por aqui com aquele charme todo. O livro é perfeito para você que quer conhecer um pouco mais da história para entender quais linhas os autores da série estão seguindo no seriado, ou simplesmente aprender um pouco mais sobre a verdade nos contos do velhos e grandes Irmãos Grimm.

Os contos de Cinderela, Chapeuzinho vermelho, Branca de Neve, O pequeno polegar e até Rumplestilskin  aparecem por aqui e ganham destaque. São histórias para ler antes de dormir, uma por noite, aos poucos, sem pressa e muito bem aproveitadas. O livro em capa dura é perfeito para guardar na estante e guardar para consulta para aquele debate em família no domingo a noite quando sua tia diz que a história daquela adaptação de filme é verdade, ou quando alguém começa a contar uma história e diz… não, capaz… eles foram felizes para sempre.

“Contos de fadas são mais do que verdadeiros: não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser vencidos”. – Neil Gaiman (peguei a frase da resenha da Giulia Schmidt, acho que essa citação, realmente fica perfeita para esse livro).

Espero do fundo do meu coração que vocês gostem das histórias reais. Elas são realmente boas. As vezes a Branca de Neve pode não acordar com o beijo do seu grande amor e você pode conhecer histórias pouco comuns ou que lembra por nomes diferentes como “a cobra branca”, “joão fiel”, “o pescador e sua esposa”, “a amoreira”, “o rei barba de melro” e  “a guardadora de gansos”. Em resumo eu digo e repito: Leia!

Confira abaixo mais algumas fotos internas do livro onde vocês podem olhar a diagramação, e a edição, que céus, está linda! Eu que sou uma apaixonada pela série e por contos de fadas, estou aqui amando.

Edição: 1 |  EditoraPlaneta do Brasil | ISBN: 9788542203080 | Ano: 2014 | Páginas: 272

Nota: 5/5

Comprar: Saraiva | Travessa

post

PS: Se você gostou da caneca que aparece nas fotos, bem… ela foi feita pela mesma empresa que fez a caneca oficial do Pausa Para um Café, então se você quiser, clique aqui e compre no “O Clube das Canecas”.

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

12 Comments

  • Raquel Moritz
    15 de junho de 2014 at 18:58

    Já que tem 2, pode mandar um pra mim, e já manda a caneca junto também, faz favor.

    Adorei! Especialmente porque tem contos de fadas, que eu adoro <333

    Beijos e queijos 🙂

    Reply
    • Anna Schermak
      20 de junho de 2014 at 11:36

      Tem dois diferentes poxa. Mas óh já sei qual presente posso te dar 😉 ~aquelas ~

      Reply
  • Daniela Farias
    15 de junho de 2014 at 19:49

    Invejando essa sua caneca aqui a nível master! *-*
    Eu parei de acompanhar a série, empaquei na segunda temporada. Mas quero ver se esse ano volto a ver a terceira. 🙂
    Adorei! <3

    Reply
    • Anna Schermak
      20 de junho de 2014 at 11:36

      Volta a assistir a série Dani, preciso de alguém para surtar comigo pelo Hook!

      Reply
  • Nicolas Ueda
    15 de junho de 2014 at 20:55

    Ilustrações! /

    Bom, eu não acompanho a série, mais porque não gosto muito de ver releituras dos contos de fadas (sei que existem ótimas obras, e também péssimas, é mais uma questão de gosto). E já que o Gaiman foi citado, uma fator que gosto muito na escrita dele é como ele consegue, de certa maneira, criar novos contos de fadas, atuais.

    Eu gostaria de ouvir novas histórias, da nossa era, que ficassem tão populares e tivessem a mesma influência que todos os clássicos. E até porque hoje em dia a sociedade mudou, precisa-se ter uma evolução em como dialogar com as pessoas agora. Até porque dúvido que alguma criança de hoje em dia se assustaria ou ficaria impressionada com os contos originas dos Grimm. :p

    Reply
    • Anna Schermak
      20 de junho de 2014 at 11:35

      Acho que as pessoas ficaram impressionadas. A história da Bela Adormecida ainda causaria certo espanto na sociedade, mas acho que deveria ser mais divulgada mesmo.

      Reply
  • Laura Ribeiro
    16 de junho de 2014 at 10:05

    A dancinha do Chandler <3 Não sou muito chegada em contos de fadas muito utópicos do tipo de "viveram felizes para sempre". Queria assistir OUAT mas estou com toneladas de livros pra assistir sklndfndfl Essa antologia parece realmente boa 😛
    Beijos || Unlocked Land ?

    Reply
    • Anna Schermak
      20 de junho de 2014 at 11:34

      Laura, você iria gostar muito, pois ele realmente não é Felizes Para Sempre.

      Reply
  • Isabela
    18 de junho de 2014 at 14:44

    Anna, contos de fadas farão parte da minha vida sempre… Que livro incrível, não conhecia. Como você disse, ótima opção de leitura para a hora de dormir!

    Bjs, Isabela 😉

    Reply
    • Anna Schermak
      20 de junho de 2014 at 11:31

      Acho que você vai amar Isa, leia assim que puder <3

      Reply
  • Rosana Carlos
    18 de junho de 2014 at 22:38

    Amo ilustrações e amo OUAT! E o que é essa caneca! Argh, só me faz gastar hahaha

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 RPGS Italianos para conhecer hoje Dedicatórias – Dicas