Sinopse: O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.
Após haverdes eliminado o impossível, aquilo que resta, mesmo o improvável, deve ser a verdade. – Arthur Conan Doyle
Arthur Conan Doyle, quando ainda não era Sir escreveu um livro que transformaria a sua vida e de muitas pessoas. Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro da série de histórias sobre o detetive particular Sherlock Holmes. A história original publicada na revista Beeton’s Christmas Annual em 1887 fascinou vários leitores e hoje encanta os fãs que vários e vários anos depois ainda continuam acompanhando esse ser lógico e muito peculiar através dos livros e de todas as suas adaptações.
Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro de Holmes e foi também o primeiro livro de Doyle e da série que eu li. Minha primeira leitura foi feita na 8º série em uma visita a biblioteca onde o bibliotecário ~ a.k.a. Tio Getúlio ~ me falou “olha, você vai gostar desse livro, já que você já leu tudo da Agatha Christi que temos aqui”. E eu li. Levei ele para casa e não queria mais devolver.
Um estudo em vermelho também foi o primeiro livro que Moffat ~ uma das mentes por trás da série Sherlock da BBC ~ leu. Isso e muitas outras coisas você vai descobrir no prefácio do livro, o qual é escrito pelo próprio Moffat e é emocionante. Pois se você for fã da série, vai entender tudo. Principalmente o motivo pelo qual ele quis roteirizar a série.
Como vocês já devem ter notado essa reedição de Sherlock foi toda pensada na série. O livro contém o texto completo da obra e vem com Benedict e Martin na capa. Então, mais uma edição para colecionar! A editora já lançou o segundo livro “As Aventuras de Sherlock Holmes” que também trás a capa inspirada na série.
Além da minha paixão platônica por Benedict Cumberbatch eu tenho uma paixão por Sherlock que se iniciou lá há 8 anos quando li pela primeira vez esse livro. Eu não me lembro exatamente o motivo dessa paixão, tavez seja pela forma incrível com que tudo parecia acontecer a partir da narrativa de Conan Doyle ou da mente fascinante de Sherlock e do jeito interessante de Holmes.
Um Estudo em Vermelho é um livro pequeno, simples, mas com personagens construídos de uma forma singela e única. A história se desenvolve em dois momentos envolvendo o passado e o presente e contando como o caso é resolvido.
Caso você assiste a série e nunca leu o livro eu recomendo muito, pois a histórias apesar de parecidas são totalmente diferentes. Elas acontecem por motivos diferentes e com pessoas diferentes, fortificando o fato de que a série é uma adaptação e não uma cópia e talvez isso que a torne tão especial e original.
A edição do livro está linda e muito bem trabalhada. É uma edição para os fãs ficarem ainda mais apaixonados e imaginarem Sherlock e Watson como nossos queridos personagens da série. Vem ler, vem contar para mim o que você achou e principalmente ame Sherlock também!
Edição: 1 – Editora: Companhia Editora Nacional – ISBN: 9788504018516 – Ano: 2013 – Páginas: 200
Comprar: Submarino
Nota: 5/5
Sir Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.
Oii! :DD
Ah, esse é um dos preferidos. Talvez por também ter sido o primeiro que eu li e me deixou apaixonada pelas histórias do Sherlock. Acho que Conan sempre soube como criar um mistério inteligente e que chama a atenção do leitor. Sem dúvida, não só esse, como todos os livros da série são muito bem escritos e impressionantes. 🙂
Beijão!
Como não amar Sherlock não é mesmo Michelly?
Anna,
Vi que tem o livro para Kindle, porém a edição parece ser diferente daquela que você leu e resenhou, pelo menos pela imagem da capa. Você recomenda alguma edição em especial? Ou alguma editora? Gostei bastante da resenha e já havia algum tempo, queria colocar na minha lista de livros a ler. Valeu!
Oi Anderson. Tem muuuitas edições diferentes, de várias editoras. A edição da Editora Companhia Nacional está linda e vale muito a pena. Quando eu li há oito anos, eu li esse: ISBN:8525408115 que é a edição da LPM&pocket. Mas eu também tenho a da Zahar ISBN:9788537810873 e é linda, vale a pena. Só não recomendo a edição da Martin Claret. As traduções deles são uma caquinha.