Menu
Literatura

[Resenha] Rock Book – Contos da era da Guitarra, Vários Artistas | @editoraprumo.

Rock Book – Contos da era da Guitarra, Vários Artistas
Edição: 1
Editora: PRUMO
ISBN: 9788579271557
Ano: 2011
Páginas: 208

[button color=”blue” size=”small” link=”http://www.submarino.com.br/produto/110187291/livro-rock-book-contos-da-era-da-guitarra?opn=AFLNOVOSUB&WT.mc_id=afiliados_giro3afl&WT.mc_ev=Click&franq=AFL-03-45600″ target=”blank” ]Submarino – R$ 39,90[/button]

Rock e Literatura têm mais em comum do que se imagina. Prova disso é o livro Rock Book: Contos da Era da Guitarra, que a Editora Prumo lança no dia 27 de outubro, às 18h30, na Livraria da Vila. O volume reúne contos de grandes escritores nacionais contemporâneos, todos com uma mesma temática: o bom e velho rock’n’roll. O organizador dessa antologia é Ivan Hegen, que vê no inconformismo com a mesmice do cotidiano o elo entre o que se costuma chamar de arte – aí incluída a literatura – e o rock. “Walt Whitman, Van Gogh e Eisenstein, cada um à sua maneira, prenunciavam a urgência e o dilaceramento que hoje encantam e atormentam músicos furiosos, escritores boêmios e artistas dos mais variados meios, que simplesmente não aceitam a apatia do rebanho”, observa. O setlist traz nomes de peso: Márcia Denser, Glauco Mattoso, André Sant’Anna, Nelson de oliveira, Luiz Roberto Guedes, Carol Zoccoli & Cláudio Bizotto, Alex Antunes, Danislau, Ivan Hegen, Toni Monti, Xico Sá, Andréa Catrópa, Abilio Godoy, Carol Bensimon, Cadão Volpato, Antonio Vicente Pietroforte, Mario Bortolotto, Sergio Fantini, Andréa Del Fuego e Fernando Bonassi. Resumo da ópera-rock: alguns dos maiores escritores de nosso tempo reunidos, e contos concebidos sob trilha sonora vibrante. Um livro rico e intenso desde o primeiro acorde – como é que ninguém pensou nisso antes?

I’m just a poor boy, I need no sympathy,
Because I’m easy come, easy go,
Little high, little low,
Any way the wind blows doesn’t really matter to me, to me.

Queen

Ponham seus fones de ouvidos, abram sua melhor playlist (mais conhecida como “Playlist – Rock”), com o volume no máximo, toquem suas baterias imaginarias e façam um solo de Air-Guitar. Depois de entrar no clima, ainda com seus fones de ouvidos, vocês abrem o livro e podem começar a ler.

Cover

O Rock Book é uma coletânea de contos… contos que tentam traduzir o espirito Rock ‘N’ Roll em forma literária, contos que tentam ilustrar um estilo de vida Rock ‘N’ Roll e até contos que “recontam” a historia do Rock ‘N’ Roll de forma bem humorada.

Eu tava junto com os macacos na caverna
Eu bebi vinho com as mulheres na taverna
E quando a pedra despencou da ribanceira
Eu também quebrei a perna

Raul Seixas

Cada conto é escrito por um autor diferente, que contam historias únicas, e como o próprio estilo musical que deu origem ao livro, temos uma variedade de formas diferentes, desde os mais leves, até os mais pesados, sem esquecer, é claro, de passar pelo bizarro, e isso gera uma pluralidade de historias para todos os gostos, e até os malucos as pessoas que não gostam de rock, podem ler, curtir, e quem sabe passar a ouvir.

Contracapa

É claro que com toda essa carga, nem todo mundo vai gostar de todos os contos, teve contos que meu santo simplesmente não bateu com o do autor, e isso é perfeitamente normal quando se lê uma coletânea com tantos autores e não diminui em nada o valor da obra como um todo.

Dreams of war, dreams of liars
Dreams of dragon’s fire
And of things that will bite
Sleep with one eye open
Gripping your pillow tight

Metallica

O time de autores não são “simplesmente” pessoas consagradas da literatura brasileira, são pessoas que nasceram no Rock, cresceram no Rock, e viveram o Rock. São pessoas com musica em sua historia, e por isso, conseguem capturar e traduzir para as paginas a essência do Rock ‘N’ Roll.

Ilustrações

E ainda se não bastasse tudo isso, o livro é uma obra de arte. Desde a capa e contra capa, até as artes de dentro. O livro é recheado de pequenas ilustrações que apesar de simples, tornam a experiência de leitura muito mais agradável.

Help me if you can, I’m feeling down
And I do appreciate you being ‘round
Help me get my feet back on the ground
Won’t you please, please help me

Beatles, The, 27.12.1960 - 11.4.1970, British band, with Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison, John Lennon, live perform

Rock Book, Contos da Era da Guitarra é definitivamente um “must have” para todas as pessoas inteligentes que sabem apreciar a arte do Rock ‘N’ Roll, portanto se você não esta entre os apreciadores do gênero, Rock Book é um ótimo presente para seu namorado(a), amigo(a), irmão, pai ou tio, na verdade, para qualquer um que você conheça.

I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

Rolling Stones

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.