Menu
Top5

Top 5 livros que deviam virar série

ALOHA! Cá estou eu com mais um top 5. Por quê? Por que eu acabei de ler O Filho de Netuno e fiquei MORRENDO POR DENTRO por não ter nenhum material visual do Rick Riordan pra ver que não fosse a adaptação horrível de Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Essa depressão pós-livro me levou a pensar: que outros livros eu queria ter algo pra ver e não só ler? Uma lista gigantesca surgiu na minha mente insana, mas daí eu parei pra pensar “Mas alguns destes livros ficariam melhor como série, o resto funciona como filme”. Daí saiu esse top 5, espero que vocês gostem!

#5 – As Brumas de Avalon

Eu sei que tem aquele filme/minissérie condensada de2001, e é uma adaptação boa. Mas eu gostaria MUITO de ver uma nova versão dos livros em forma de série, um bom roteirista e uma boa equipe de CGI e efeitos especiais faria MARAVILHAS com a obra da Marion.

Talvez não seja a melhor série pra se fazer agora, com Game Of Thrones mandando na esfera de séries “épicas” e Merlin no campo da lenda do rei Arthur, mas Brumas é uma obra que deveria voltar às telinhas. Aguardarei ansiosamente.

# 4 – Trilogia O Herdeiro

A trilogia do Herdeiro, composta pelos livros Herdeiro Guerreiro, Herdeiro Mago e Herdeiro Dragão, é uma trilogia fantástica, mas verossímil. Eu comentei sobre essa trilogia no PausaNews de novembro: uma obra escrita por Cinda Williams Chima. Lá eu não tive tempo de comentar sobre o que é a obra. É a história por trás da história. Chima relaciona seus personagens e sua própria mitologia à história de fato, entrelaçando sua trama de magos e guerreiros à Guerra das Duas Rosas. A trilogia tem um ritmo ágil e mistura batalhas, magia, o mundo moderno e a história antiga.

Por que esse livro deveria virar uma série, e não um filme? Por causa da mitologia que ele constrói ao longo dos livros. Poderia virar um filme? Sim. Mas seria mais complicado trabalhar toda a trama da guerra das rosas e das casas dos magos em duas horas, duas horas e meia. Vários episódios de 45 minutos seria ótimo, sem falar que a série tem o potencial pra agradar adolescentes e adultos.

#3 – Trilogia Sprawl

Composta por Neuromancer, Count Zero e Monalisa Overdrive. Três primeiros livros do gênio William Gibson, conhecido como profeta noir do cyberpunk. Mas wtf is cyberpunk? É uma vertente da ficção científica. Um jeito mais simples de explicar o cyberpunk é quebrar a palavra e se focar em “cyber”. Um livro cyberpunk é tecnológico, rápido e normalmente apresenta sociedades cheias de mazelas que vieram com a tecnologia.

Uma curiosidade: Gibson cunhou o termo “ciberespaço”. Sim. A trilogia sprawl devia ser leitura obrigatória para todos os nerds, mas se fosse transformada em uma série poderia ser um fenômeno mundial.  São livros rápidos, ritmo marcado e com um potencial visual imenso.

#2 – Série Outlander

Diana Gabaldon cria um novo patamar sobre romances históricos com essa série. Sem falar que além de romance, mistério, ação e tudo mais, ainda temos viagem no tempo. Sem falar que boa parte da trama se passa na Escócia antiga, você quase consegue OUVIR o sotaque lendo o livro. Ok, isso foi um exagero, mas é bem por aí.

O livro é tão bem ambientado e tão bem escrito que ele só precisaria de uma equipe competente. Tudo o que você precisa saber para adaptar o livro está nele, descrições detalhadas sobre locais, comportamentos, roupas e tudo mais. Tem um ponto em que até se discute sobre depilação na França do século XV/XVI (não tenho certeza do século, mas é por aí).

#1 – Percy Jackson/Heróis do Olimpo

Ok, eu sei que esse primeiro lugar foi meio previsível. Eu morro de amores pelos livros do Rick Riordan, ele escreve de maneira única, engraçada e respeita a mitologia. Eu sei que tem gente que vai entrar no modo nitpicking e “ah, mas ele fala X e não é exatamente assim na mitologia grega”. Parem de purismo/conservadorismo, isso não é legal e é meio que auto sabotagem no quesito entretenimento.

Mas por que eu acho que essas duas séries merecem o primeiro lugar? Primeiro por que Percy Jackson já teve uma adaptação e foi TÃO sofrida, TÃO ruim que Hollywood pode ter matado ali uma franquia com um potencial gigantesco. Depois por que Riordan amarra suas obras, Heróis do Olimpo começa no Último Olimpiano, o último livro do Percy. Até mesmo as Crônicas dos Kane tem citação aos livros do PJ.

Então é isso, os livros do Riordan merecem uma adaptação boa, eu choraria de emoção ao ver os livros bem adaptados e construídos como eles merecem.

 

Faltou algum livro nessa lista? Algum deles não devia estar aí? Comentem aí!

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

9 Comments

  • Vanilda Procopio
    9 de novembro de 2012 at 21:25

    Eu também gosto muito dos livros do Rick Riordan e nem cheguei a ver o filme O Ladrão de Raios, de tanto que todo mundo falou que foi uma esculhambação. A série não merecia, de forma nenhuma. Dos outros, o único que conheço (e adoro!) é As brumas de Avalon. Com certeza uma nova e boa adaptação seria encantador.

    Reply
  • Thais de Moraes
    10 de novembro de 2012 at 01:35

    Eu AMO os livros do Rick Riordan! Super digno Percy Jackson e Heróis do Olimpo varirem séries!
    Assisti O Ladrão de Raios e sério, deviam ter vergonha pelo o que fizeram com o livro.

    Reply
  • Juliana Xavier
    10 de novembro de 2012 at 02:32

    Eu não cheguei a ler nenhuma dessas séries, então fica difícil dar palpite… hehe… a única que eu tenho é As Brumas de Avalon e está na fila, mas como é série tá lá atrás na fila… rs… Eu sei que preciso ler Rick Riordan urgentemente, mas ainda está na fila de compras, ou seja, urgentemente não vai ser possível! :/

    Reply
  • Kimy Gabrielli
    10 de novembro de 2012 at 20:44

    Concordo plenamente com você 😛 Todos deveriam virar série. Apesar que eu não li as quaro primeiras mas ouvi falar e gostei muito da história, a minha parede é o dinheiro 😛

    Mas é verdade, ao invés de filme o Percy deveria ser uma série, até porque tem continuação com Heróis do Olimpo.

    Beijinhos,
    Kimy Gabirelli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com

    Reply
  • Monica Silva
    10 de novembro de 2012 at 21:31

    Gostei do seu top 5, pra mim As Brumas de Avalon ia ser o máximo mesmo uma adaptação nova, com os efeitos de hoje ia ficar um escândalo. Confesso que dos 5 só conheço ele e Percy, preciso ler bem mais, eu sei. Acabaram mesmo com Percy, trágico, e gostaria de ver a continuação de “A bússola de ouro” que não fez sucesso e apesar de não ter entendido muito bem o filme achei interessante. Outro que quero muuuito ler, a lista só aumenta!! SOS…

    Reply
  • Karol Alencar
    11 de novembro de 2012 at 10:19

    Concordo com todos!!!!!! Só senti falta da Trilogia da Escuridão, do Chuck Hogan e Guillermo del Toro. Muito bom tb *.*

    Reply
  • Rayme
    12 de novembro de 2012 at 12:12

    Concordo plenamente. esses livros deveriam virar série *-*
    As Brumas de Avalon principalmente! ;~~

    Reply
  • Layse Hana
    19 de novembro de 2012 at 02:31

    A unica que discordo de vc é a serie Percy Jackson gosto dela como filme acho que se virasse serie ia ficar meio chatinha com o passar do tempo….
    Mas a outras super concordo com você
    xoxo

    Reply
  • Adriana
    2 de dezembro de 2012 at 15:53

    Série com certeza ,Filme jamais pois não tem como fazer coisa que preste em 2:00 hs. Então sim ,concordo com você.

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.