Acompanhe no youtube
inscreva-se
[Dicas para blogueiros] O processo de parceria das editoras brasileiras.

[Dicas para blogueiros] O processo de parceria das editoras brasileiras.

[Dicas para blogueiros] O processo de parceria das editoras brasileiras.

Muita gente me pergunta o que precisa fazer para conseguir parcerias com editoras, então eu criei dentro da categoria Dicas para Blogueiros, posts mais específicos para essa área. Eu já falei nesse post como conseguir parcerias com editoras. E agora, esse post veio para atualizar e complementar o anterior. Então, se você quiser. Sugiro que leia aquele lá primeiro.

O processo de parceria com as editoras variam de acordo com a editora e de como ela quer trabalhar. Temos que ter consciência que cada editora é diferente, e que antes de tudo, a editora é uma empresa e o que ela quer com o blog é além de tudo, divulgar seus produtos (livros) para que possa vender ainda mais.

Algumas editoras trabalham com parcerias fixas, outras com parcerias esporádicas que são as mais indicadas para blogs de séries específicas. Ex: Eu falo só de x livros ou de x autor ou de x série.

Caso você tenha um blog mais abrangente e fale sobre vários estilos literários o mais indicado é escolher se candidatar para a parceria de editoras que trabalham por um período maior. Algumas editoras trabalham com parcerias anuais, mas as mais frequentes são as parcerias semestrais.

A maioria das editoras faz seleções de parcerias. Elas abrem as seleções e deixam por um tempo limitado, um formulário onde você vai inscrever seu blog e depois saber do sim e do não.

Mas quero falar sobre antes da seleção: Eu já vi muito blogueiro de mimimi no twitter por não ter passado em x seleção de x editora mas que no final, não tinha nada em comum com o perfil da editora. É o caso que sempre comento. Eu vivo reclamando da Rocco por aqui. Qual a lógica de ir me inscrever na seleção da Rocco sendo que eu só vou reclamar de tudo que eles postam por causa do meu problema com as edições dos livros do Chuck Palahniuk que estão com eles?

É algo muito simples. Antes de começar e querer abraçar o mundo com os braços, escolha as editoras nas quais você quer ter como parceira. Escolha umas 5 e batalhe para conseguir parceria com essas 5 editoras. Analise os blogs que tem parceria com a editora, tente notar os padrões e verificar o que a editora quer/busca com os parceiros dela e comece um trabalho de formiguinha.

É quase como conquistar aquela Gata, não tem como ser de mão beijada, você tem que passar um gel nesse cabelo, um perfuminho e trabalhar na combinação do look. Só que lembre-se, só aparência não conquista, tem que ter uma boa conversa.

O processo de parceria começa com você interagindo com a editora. Se você fez uma resenha, comente no twitter, no facebook. Faça-se notar.
Quando abrir a parceria e você se inscrever, a editora já vai lembrar do seu blog. Lembrando que hoje temos vários blogs literários MESMO. Então é aceitável a editora atrasar na hora de divulgar a lista de selecionados, então não cobre. Tem muita gente ansiosa e a editora também está. Não precisa de você cobrando, eu provavelmente tiraria seu nome da lista por essa cobrança.

Um ponto que acho importante, não fique perguntando toda a semana quando que vai abrir a seleção de parceria. Siga a editora e fique atenta as publicações. Organize-se para tirar um tempinho durante o dia e verificar o twitter e facebook da editora. Elas SEMPRE vão divulgar por essas redes quando a parceria abrir.

Mas agora vamos centrar no processo: O mais frequente é a editora abrir a parceria, e deixar a inscrição aberta uns 20 dias ou um mês. Lembre-se de não deixar para o último minuto para inscrever seu blog. Depois não adianta culpar os amiguinhos por ter esquecido do prazo.

A editora vai analisar os blogs conforme os critérios que ela avisou no formulário e nas regras de inscrição e geralmente de 10 a 15 dias vai fazer a divulgação com a lista dos aprovados.

Depois disso algumas editoras entram em contato por email, e outras pedem para que o blogueiro mande um email, leia muito bem o post com a divulgação dos nomes, pois geralmente é nessa lista que será colocada as informações mais importantes.

Após esse contato a editora vai te explicar como vai ser a parceria. A maioria das editoras trabalha com a resenha de um livro por mês seja ele em ebook ou físico. Mas o mais importante é: O blogueiro tem o direito de desistir da parceria. Se você acha que não era aquilo que você imaginava ou que a editora está exigindo demais de você, fale com eles, esclareça seu ponto e ajude sempre a melhorar as parcerias entre editoras e blogueiros.

E você, tem alguma história de seleção de parceria para contar para nós?

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +

1 Comment

  • 3 anos ago

    Até agora só consegui uma parceria de livro com o meu blog, mas também ele não é de total literário, então não tenho o que reclamar.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More