Acompanhe no youtube
inscreva-se

Como conseguir parcerias com editoras?

Como conseguir parcerias com editoras?

Olá pessoal! Hoje voltamos com mais um post da série “Dicas para Blogueiros” onde eu separo um tempinho para conversar com vocês e dar algumas dicas que vão lhe ajudar a deixar o seu blog ainda mais legal para o seu público e consequentemente te ajudar a ganhar algum dinheirinho!

Se você chegou de gaiato no navio, indico que você leia esse post com dicas para ganhar dinheiro com o seu blog literário. Modesta parte, o post ficou bem bacana e pode abrir a sua cabeça para muitas coisas relacionadas ao seu blog!

Agora, podemos começar falar sobre assuntos específicos em relação a blogs. Hoje o assunto é até meio polêmico, afinal… resultado de parceria com editora é quase final de novela das 8h no twitter. Né?

A ideia desse post veio principalmente de ver tanta gente reclamando ou ficando triste com as escolhas da editora, e eu quero ajudar,  não tanto como blogueira, mas como alguém que trabalha em uma agência de publicidade e já escolheu muito blog pra ação e alguém que trabalha com autores nacionais e seleciona blogs para ações de determinados livros.  Vamos conferir as dicas?

1º Passo: ANÁLISE CRÍTICA!

Sim, tem que fazer análise crítica sim senhor. Não, nem sempre seu blog é o melhor do mundo, a gente com o nosso próprio blog é igual mãe. Sempre acha que o filho é lindo, mesmo não sendo. Melhor dar uma dica e conferir o que pode estar errado. É sempre fácil apontar o erro alheio e não olhar para o próprio rabo, então vamos dar uma olhadinha e conferir o que pode ser melhorado no nosso próprio blog. Layout é bacana? Suas resenhas são legais? A fonte é ok, dá para ler tudo? Não tem nenhuma música tocando de fundo? Você tem uma plataforma e um ar profissional? Frequência de postagem?

ESQUEÇA NÚMEROS DE SEGUIDORES, estamos falando de qualidade, não quantidade, esse é o próximo passo, vamos nos concentrar e fazer você ficar lindão, depois pegar as garotas na baladinha.

Depois de ter um blog bonito, e com bonito eu quero dizer usável. Um blog que as pessoas entrem e consigam achar o que procuram com facilidade, que consigam navegar rapidamente. Algumas dicas de sites legais que eu gosto de navegar e acessar são: Pipoca Musical, Núvem Literária, Livros & Citações, Pronome Interrogativo Ninhada Literária.

2º Passo: UPAR O SEU CHAR!

Sim, números são um pouco importantes. A editora quer atingir o maior número de pessoas, ou o maior número de pessoas dentro do nicho e para isso é importante que você possa mostrar para editora o que pode oferecer para ela.

Peço agora que você sente, pois tenho uma notícia chocante para te contar: A EDITORA QUER GANHAR DINHEIRO! Sim, nada de flores aqui, ela é uma empresa e precisa pagar os funcionários. Logo, precisa ganhar dinheiro. Pão tá caro gente.

E se você não puder ajudar a editora nisso, não, não vai ser dessa vez que você vai ver seu nome naquela lista. Então… chegou a hora de mostrar quem você é. SE VENDER como blog. Mostrar para editora que você pode fazer a diferença em seu meio e se destaca no meio de tantos blogs literários. Mas como?

Conquiste seguidores reais, não apenas os caça-promoções. Como? Com trabalho duro e conteúdo de verdade. Vá em eventos, fale com as pessoas, divulgue seu blog no boca a boca, responda seus seguidores, fale como quem não quer nada que você tem um blog, faça as pessoas te conhecerem. Mostre no seu perfil pessoal, SEJA O SEU BLOG.

O me segue que eu sigo de volta eu não vou nem comentar, acho que todo mundo aqui é lindo, bonito e legal e não faz essa coisa horrível mais, né?

Enfim, esteja onde as pessoas possam te encontrar. No youtube, no instagram, siga o onda… caminhe conforme a maré. Pense antes e seja você! Os seguidores vem!

3º Passo: Marketing Pessoal

Eu vou citar alguns nomes: Pâm, Bruna Vieira,  Melina Souza, Danilo Leonardi…
Agora uma única pergunta: Você sabe quem eles são né? O mundo pode não conhecê-los, mas no nosso meio, ah sim! Você já deve ter ouvido falar deles. Eles fizeram a lição de casa, são os seus blogs e seus blogs são eles.  Trabalharam duro, apresentaram um bom conteúdo e hoje são mais importantes que seus próprios blogs. A indicação deles, vale ouro e os seguidores confiam, acreditam.  E é isso onde quero chegar: SEJA VOCÊ!

Seja sincero, alguém que as editoras gostariam que representassem o seu nome, alguém que elas gostariam de ser amigas, que gostassem até mesmo de seguir. Você é sincero? Aproveite isso. Você é legal? Aproveite isso! Você é sério? Aproveite isso para criar o seu diferencial e cativar as pessoas que são parecidas com você.

4º Passo: Contato com as Editoras

Várias editoras tem formas diferentes de parceria e de seleção, vamos comentar sobre elas logo logo, mas antes quero falar sobre o contato com essas editoras e como você quer ser visto por elas.

Você quer ter parceria com todas as editoras do mundo? Acho que não vai dar muito certo. Procure editoras que tenha o seu perfil. TEM TANTA EDITORA que eu duvido que você conseguiria ler tudo. Então selecione e invista naquelas que realmente acredita que possam ser uma boa escolha para o seu blog. Exemplo: Eu não compro livros da Rocco, só quando quero muito mesmo e é sobre algo do meu interesse, não gosto da edição, não gosto do preço e não gosto de muita coisa na editora. Não seria errado eu me inscrever para parceria com eles sendo que eu só falaria mal dos livros? Acho meio anti ético né?

Cuidar desse ponto vai te ajudar a ter uma meta de quais editoras quer parceria e como conseguir. Depois disso é começar o trabalho duro. Seguir as editoras, manter contato, responder no twitter, comentar no facebook (não seja starker, mas faça ser lembrado), faça resenha de algum livro da editora, mostre que você está afim. É quase como conquistar o boy magia.

5º Passo: A SELEÇÃO!

Não, não estou falando do livro da Kiera Cass (apesar dele se encaixar perfeitamente aqui). A seleção é o momento mais esperado do ano e antes que você saia perguntando para a editora todos os dias se já abriu a parceria, faça uma tabelinha no excel com a data da inscrição, nome da editora e link para monitorar. Verifique as redes e site da editora antes de perguntar, confira com seus amigos da blogosfera e depois sim, entre em contato com a editora caso você não encontre.

Não precisa correr para responder o formulário. LEIA PRIMEIRO e por favor, TAMBÉM LEIA AS REGRAS, as vezes a editora só faz parceria em ebook, as vezes só manda os livros que quiser, as vezes só quer que você divulgue todos os lançamentos. SE VOCÊ ENVIOU, VOCÊ CONCORDOU! NÃO VENHA CHORAR DEPOIS.

Como disse, editoras são diferentes e tem seleções diferentes. Depois vou fazer um post com cada editora e cada tipo de seleção, alem de uma data aproximada onde abrem parcerias.

Espero que eu não tenha parecido tão chata nesse post e espero que além de tudo vocês lembrem do mais importante: TER BOM SENSO! A editora está sim reparando no que você diz e no que você fala. Então seja uma pessoa legal, não tenha nada pesando na consciência e tudo vai dar certo.

Se você fizer seu trabalho direitinho, a recompensa vem! Agora chega de mimimi, bota um sorriso no rosto e corre fazer a tua parte, o teu trabalho. Esquece os outros, esquece o “MAS O QUE EU FIZ DE ERRADO” e começa a pensar no ” O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR”.

40 Comments

  • thaila oliveira
    3 anos ago

    achei seu post bem explicativo, confesso que sou bem assim, mãezona do meu blog e o acho lindo e ele é! Em muitas seleções eu vejo que outros blogs até menores conseguem e eu não e isso me deixa bem tristinha, pois quer dizer que tem algo errado comigo então! e sobre essa questão de ética, muita gente precisa se ligar, hoje estão lá acariciando e depois falam mau que dá vergonha alheia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    • 3 anos ago

      Fico muito feliz que tenha gostado do post 😉
      Espero que ele possa te ajudar!

    • Beatriz
      7 meses ago

      Eu definitivamente virei sua fã.

  • 3 anos ago

    Anna! O mundo dos blogs literários necessitam de posts assim.
    Ótima iniciativa!

    • 3 anos ago

      Obrigada Mari!
      E se tiver sugestões já sabe, né? manda pra mim! ♥

  • 3 anos ago

    Realmente, o pão tá caro. 😛

    Ótimo post, Anna. Especialmente a parte da Seleção (ri muito ao comparar com Kiera Cass). Às vezes a pessoa não passa na parceria e fica atazanando na internet, é um saco. Tem gente que só quer livro de graça :/

    Sobre seu post dizendo como é a parceria com cada editora, se posso dar uma opinião, eu não acho válido. Pq a editora pode mudar processos e datas. Se você aceitar uma sugestão, fala sobre os TIPOS de parcerias (editora que manda vários livros, editora que manda livro só quando tem resenha, etc) e cita algumas editoras como exemplo. Mas abrir o processo de cada uma acho que não faz sentido. O que acha?

    Acho que é isso. BEIJO QUERIDA <3

    • 3 anos ago

      Acho que me expliquei errado quando quis dizer “Processo”.
      Algumas editoras fazem formulários, outras pedem para enviar email. Essas coisinhas que queria explicar uma por uma.

  • 3 anos ago

    Ah, e falei falei e esqueci de dizer: SUA LINDA, obrigada pelo link, pelo carinho e pelo respeito que vc sempre teve ♥

  • 3 anos ago

    Nossa Anna, esse post me ajudou muito. Abriu minha mente em relação a isso, valeu mesmo!!

    Beijos (:

  • Ligia
    3 anos ago

    Texto lido, impresso, colado na parede, divulgado em todas as redes sociais… Hahaha! Muito bom Anna, seu texto ta mto completo, e incrível! E se você foi cruel, acho que nada mais justo, porque ja vi milhares de pessoas explicando de forma gentil e nao dando certo haha! É dificil manter um blog, vê-lo de forma crítica, postar, conseguir seguidores… (Eu to tentando! haha!) Mas coisas como o q vc comentou, SDV, ficar de mimimi nas redes depois de divulgar as parcerias, gente… Isso chega a me deprimir! -.- Bom senso, ta dificil achar por ai…

    • 3 anos ago

      Infelizmente tá difícil mesmo Ligia, mas a gente faz a nossa parte e reza pro pessoal também fazer a deles <3

  • 3 anos ago

    Eu simplesmente amei o seu post.
    Ele foi bem explicativo. Ajudou muito com as dicas, pois falou a realidade e sem meios termos.
    Foi de grande ajuda. 😉

  • 3 anos ago

    Muito bom. Eu achei bem interessante o fator de ser sincero e esforçado consigo mesmo e seu trabalho. Acho que o que acaba matando as vezes a proposta de certos lugares é querer demais, além do que pode oferecer. Mas também é sempre bom também definir metas pessoais a se cumprir, tanto profissionalmente como pessoal.

    Espero que o povo que tem vontade de seguir com blogs literários perca o medo de evoluir. Pode, e deve ser difícil, mas vale a pena, eu espero.

    • 3 anos ago

      Abraçar o mundo nunca é possível, e acho que isso serve pra vida né?
      A gente precisa olhar pra nossa vida pessoal assim também, fazer a análise crítica, definir o que realmente quer e depois seguir as metras!
      Beijocas ;*

  • Vinicius Lima
    3 anos ago

    Olá Anna, adorei o post, me tirou algumas duvidas e me fez abrir a mente em algumas coisas. Primeira vez que acesso seu blog e já amei, ficarei acompanhando.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br

    • 3 anos ago

      Olá Vinicius! Bom saber que logo na primeira visita você já gostou do meu cantinho!
      Espero te ver aqui mais vezes <3

  • Adorei o post Anna, dicas super válidas, espero por mais posts assim *–*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    • 3 anos ago

      Vai ter toda semana Thais! Coloquei como meta fazer a minha parte na blogosfera literária assim!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijocas lindinha :*

  • 3 anos ago

    Olá 🙂
    É a primeira vez que visito seu blog e gostei bastante *0* E essa postagem? Simplesmente maravilhosa. Ótimas dicas para nós blogueiros.
    Beijos
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    • 3 anos ago

      Que bom que gostou, lindinho! Espero te ver mais vezes por aqui <3

  • 3 anos ago

    Muito bom o post. Fora que é a primeira vez que passo aqui. Tirou algumas dúvidas que eu tinha. Vou passar aqui mais vezes, rs.
    Parabéns!

  • 3 anos ago

    Já sigo a tempos e amo este blog. Quando comecei o meu, como uma forma de superar a síndrome do pânico, confesso que o Pausa para um Café foi uma das inspirações para eu começar um blog. Depois o blog realmente se tornou algo que estou investindo (um dia chego lá). E essas postagens me ajudam muito a fazer dele cada vez melhor.
    Mas, mesmo antes de ter blog, sempre me entristeceu, quando via blogueiros queridos detonando outros blogs só porque tinham conseguido parceria e eles não. Acho que cada blog é maravilhoso a sua própria maneira.
    Parabéns pelo texto e pelo blog.
    Bjs

    http://www.cladassombras.blogspot.com.br

    • 3 anos ago

      Que bom saber que o Pausa te inspira ♥
      Fico realmente muito feliz! Espero que os posts possam te ajudar a melhorar sempre e que você fique ainda mais feliz com o seu blog.

      Abraços querida!

  • 3 anos ago

    Anna, boa tarde! De antemão quero que saibas, que sou seu leitor e seguidor assíduo! Não perco uma de suas resenhas, é bem verdade que nem sempre comento, apenas curto, é que também escrevo e como autor de blog, tenho que estar sempre antenado, ler bastante, em suma, responder aos e-mails, as mensagens que por ventura recebo nos emails; bom, nada dessa rotina lhe é alheio, pois, sabes melhor que ninguém a árdua porém prazerosa, a vida de um blogueiro! Amo o que faço e meu sonho é me tornar escritor, quem sabe ser autor de Best Sellers! Delírios a parte, em fim, gostaria de saber se as dicas que você deu, servem só pra blogs de resenhas de livros ou se também para outros seguimentos? Pois, o meu blog é de contos, crônicas, poesias! Não tenho propagandas nele, não tenho tantos seguidores, e também não sei se o layout dele estar perfeito! Todo ano penso em mudar, dá uma repaginada dele mas, não sei fazer e os que sabem cobram muito caro por esses serviços! Portanto, gostaria se possível, que você tirasse um minuto de seu tempo precioso e me visitasse, e desse o seu parecer sobre o mesmo! Para mim seria motivo de grande honra, ter alguém tão entendida do assunto, um fera no seguimento! Também gostaria, caso haja criticas ( construtivas, espero. kkkk) que você possar me dá dicas sobre como melhorar a sua aparência, bem como o conteúdo o qual publico!
    Desde já agradeço antecipadamente a sua visita!
    Abs, Adilson

    http://adilsonconectado.blogspot.com/

  • 3 anos ago

    Anna, esse seu post ficou muito bom. Entendimento fácil e ótimo conteúdo. Sei que meu blog ainda é micro, mas pra que chegue lá longe (quem sabe), é sempre bom se informar e entender do assunto. Um dos meus desejos é um layout melhor, mas não tendo como investir, a gente procura ou se contenta… Enfim, parabéns pelo seu blog e pelos posts. Com o passar do tempo tenho acompanhado com maior frequência.
    Beijos e bons posts.

    • 3 anos ago

      Obrigada Ana!
      Espero que os posts que estão por vir possam te ajudar ainda mais!

  • 3 anos ago

    Direto, objetivo e falando o necessário para abrirmos os olhos e encararmos a realidade. Adorei! Citando a Ligia ali em cima “Texto lido, impresso, colado na parede, divulgado em todas as redes sociais…”!
    Conheço o blog faz pouco tempo, mas já ganhou lugar especial na barra de favoritos! 🙂
    :*

  • 3 anos ago

    Menina!
    Cê tá abrindo meus olhos! Tem um trabalho grande a fazer agora.
    Muito obrigada! <3

  • 3 anos ago

    Aguardando o post sobre cada editora! <3

  • Ariele Barreto
    3 anos ago

    Amei seu post,tudo muito bem explicado!
    E apesar de não ter um blog ou vlog,achei tudo muito interessante,deu ate vontade de criar um!!rs

  • […] da categoria Dicas para Blogueiros, posts mais específicos para essa área. Eu já falei nesse post como conseguir parcerias com editoras. E agora, esse post veio para atualizar e complementar o anterior. Então, se você quiser. Sugiro […]

  • 3 anos ago

    AMEI o post, muito completo, bem explicado e com dicas excelentes! Muito obrigada, já anotei algumas coisinhas aqui e meu excel já está aberto pra montar minha tabela 😉

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

  • 10 meses ago

    Eu tenho um blog de poesia e pensamento, como eu faço para conseguir anunciantes?
    Esse é meu blog: https://robsonpensamentos.blogspot.com.br

  • 6 meses ago

    ameeeei a dica estou precisando msm para fazer parceria poois meu blog esta crescendo cada vez mais e preciso crescer muitooo obgda acompanho vc em td em tds os lugares kkkkkk . MEU BLOG LITERARIO ( https://victoriasilvablog.wordpress.com/ )

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published

CRÔNICAS

sonhei com você.

Acordei hoje com um sorriso amargo. Sonhar com você está sempre repleto de dualidade, ao mesmo tempo que gosto daquela sensação de proximidade, fico triste pela saudade que bate mais forte depois de uma noite inteira sonhando com você.

Read More