Menu
Dicas para Blogueiros

Dicas para ganhar dinheiro com blog literário!

Olá galerinha, tudo bem? Já faz algum tempo que eu queria fazer esse post para vocês, algumas pessoas já me perguntaram e outras até me mandaram email pedindo dicas e com a clássica pergunta: “mas e ae Anna, você perde tanto tempo nessa coisa chamada blog, tira alguma grana pelo menos?”

Calma… vou contar nesse post. Mas antes temos que deixar duas coisas bem claras para começar a compartilhar os paranauês da internet:

  1. O primeiro ponto é: Não vou ensinar nenhum truque de mágica aqui. Eu não ganho milhões, não sou o tio patinhas, nem o cara do O Segredo. Não é um post de auto ajuda financeira. É apenas algumas dicas que podem te ajudar a fazer valer mais ainda o tempo que você dedica ao seu blog. Então, se não der tantos resultados assim, nada de gritar como a rainha de copas, não quero minha cabeça rolado por ai.
  2. O segundo ponto é até mais importante. TIRE DA SUA CABEÇA QUE É ERRADO GANHAR DINHEIRO COM O SEU BLOG! Isso não é errado e não tem problema nenhum OUTRO BLOG ganhar dinheiro. Quando isso sair da mente da cabeça, nós vamos viver em um mundo onde o sol nasce todos os dias e somos mais felizes, amigos e pessoas cheias de amor. ? Se você se dedica ao seu blog, se você faz as coisas de modo transparente e não está enganando ninguém. NÃO É ERRADO.

 Ganhar dinheiro com o blog não é algo fácil, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, o que as vezes acontece é que algumas pessoas tendem a criar um mistério sobre isso, e na verdade, não existe nenhum mistério que precise ser criado, a informação está na internet para quem tiver paciência para procurar e estiver disposto a aprender e a se profissionalizar.

Eu não ganho um dinheiro no blog a pondo de dizer: ” tchau trabalho, foi legal, mas agora o Pausa me sustenta”. É um sonho que eu realmente quero alcançar algum dia, mas ainda está longe. Tenho meses que passo sem ganhar uma moedinha, mas na maioria das vezes o blog se sustenta sozinho, paga-se domínio, hospedagem e o correio (que vocês sabem, é um gasto até meio chato).

Ganhar dinheiro com o blog é algo muuuuuuito bom por um zilhão de motivos, inclusive o de reconhecimento pelo esforço dedicado e as horas em frente ao computador. Só que já adianto, para preparar tudo, você vai ficar algumas horinhas a mais com seu pc. Mas vai valer a pena. Agora, vamos as dicas!

1º Passo: ANÁLISE CRÍTICA!

A casa ta limpa, bem arrumada? Não tem nada jogado de baixo da cama? Infelizmente olhar criticamente para o seu blog é o primeiro passo. E não estou falando de ser pessimista. Estou falando em olhar pontos que podem ser melhorados. Ter um blog é prestar um serviço de informação, como é o seu conteúdo, o que você está oferecendo para o seu público? Isso é importante. MUITO importante.

Depois de fazer isso você pode começar a se organizar como blogueiro, com metas para serem atingidas e monitoramento de tudo o que você está fazendo. Blogs que eu admiro muito e tem muita organização é o da Sernaiotto e do blog Design Love Fest. Abaixo enumerei algumas coisas úteis que podem te ajudar durante o processo.

2º Passo: ANÁLISE DE POSSIBILIDADES

Depois de arrumar a casa é hora se sentir o cheirinho de limpeza em pleno sábado a tarde. Aproveitar o restinho de tarde, pegar seu caderninho e analisar as possibilidades que você tem de ganhar dinheiro com o blog. A linda da Bruna Vieira já fez um vídeo contando como as blogueiras ganham dinheiro, a sinceridade dela nesse vídeo me ganhou, beijo bruna!

As possibilidades são as seguintes:

  1. Afiliados
  2. Adsense
  3. Publicidade Direta
  4. Publicidade Indireta

Agora vamos falar sobre cada um deles:

AFILIADOS: Na minha opinião, o mais legal! Os afiliados existem para praticamente a maioria das lojas, e como estamos falando de blogs literários, A Saraiva, o Submarino, as Americanas, a Amazon, o BookDepository a Wook, todas elas tem e você pode se inscrever para a avaliação. Alguns demoram um pouco, principalmente quando são afiliados do próprio site. Outras como a Saraiva que utiliza os afiliados do LOMADEE é mais rápido e você pode sair criando seus links praticamente na mesma hora. No programa de afiliados você ganha uma porcentagem da venda (até 8% no Submarino por exemplo), quando a pessoa que comprou, veio através do link do seu blog. Isso é legal para quando você vai fazer uma resenha, e coloca os links de onde comprar o livro que acabou de falar.

ADSENSE: O Adsense é o programa de publicidade do Google onde você pode colocar banners no seu site e ganha um dinheirinho pelos cliques feitos naquele banner. O Adsense tem algumas regras como: Não poder influenciar o clique, não colocar mais de três banners na página e coisas assim. Sugiro que você leia as regras e indicações antes de começar e colocar em seu blog.

PUBLICIDADE DIRETA: A publicidade direta nada mais é do que a própria venda de posts e conteúdo do seu blog. Você pode oferecer para editoras e lojas, enfim… para quem você acha que o produto tem algo em comum com seus seguidores um espaço no seu blog.  E para isso seria interessante criar um midia kit, mas falamos sobre ele mais para frente.
Aqui também podemos colocar os tão julgados PUBLIPOSTS. Essas coisinhas são tão xingadas que tenho até dó. QUAL É O PROBLEMA COM ELES? Nenhum gente. Sério… Fazer publipost não vai fazer você ir para o inferno.  A publicidade pode ser inserida no blog dessa forma, só cuidado para anunciar empresas confiáveis que você acredita no trabalho, que tenham algo em comum com seu público e claro, tomar cuidado para que seu blog não vire uma joga virtual de tanto publipost.

PUBLICIDADE INDIRETA: Aqui tratamos das publicidades que não são feitas no próprio blog. Mas se você tem um canal no youtube, twitter, facebook, enfim… qualquer rede social, comparecimento em eventos ou campanhas de produtos, como fazer canecas/camisetas em parcerias com marcas. Outra vez: USE SEMPRE O BOM SENSO e pense em algo que você também gostaria de ver. Se você mesmo não seguiria seu perfil por causa da publicidade, qual é o motivo pra estar fazendo dessa forma?

3º Passo: TRABALHAR PARA ISSO ACONTECER

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e partir para Vegas jogar no cassino e ganhar dinheiro, ops… quer dizer: ganhar uma grana honestamente na internet.

Antes “deu” explicar para você como fazer para colocar as coisas que falei aqui, em prática. Vamos conversar algumas coisinhas:

  1. O mais importante: PUBLICIDADE NÃO INFORMADA É CRIME! Não tenha medo de colocar a tag de #publieditorial #publicidade ou o que for. ISSO NÃO É ERRADO. CAPISCE?
  2. Outro ponto muito importante: USE A P#@&$ DO BOM SENSO! Ao analisar seu blog com publicidades pense em como você gostaria que fossem as publicidades e não se sentiria incomodada ao acompanhar o blog e outras redes sociais. Busque blogs para inspiração. Nesse ponto eu gosto muito da Mel e de como ela trabalha esse ponto sempre indicando a publicidade quando faz. Vocês já viram meus posts de resenha? Quando os livros são enviados pela editora ou autor para resenha (mesmo eu não ganhando nada), gosto de avisar para o leitor. A transparência é o caminho mais rápido para a confiança entre você e o seu leitor.

Bem, agora que já conversamos, vamos trabalhar:

Faça um cronograma, analise suas opções e coloque todas no papel. Qual você quer se dedicar, qual será mais viável, qual você quer testar primeiro, por onde você quer começar?

Faça com que as pessoas saibam que possam anunciar no seu blog. Crie uma aba ANUNCIE em seu blog com informações de contato. Crie um email só para o comercial, faça as coisas de forma profissional. Tenha organização desse dinheiro e use-o para “upar” o seu blog. Melhorar para futuramente poder cobrar mais por publicidade.

Para criar um mídia kit, inspire-se em de outros sites. No site do Jovem Nerd no Rapadura e no Omelete vocês podem conferir os modelos usados e no site da Sernaiotto você pode baixar um modelo gratuito para alimentar com seus dados e dados do blog.

Bem galerinha do lado cafeinado da força, acho que para começar, esse post está até grande demais. MAAAAAS adianto que vamos ter mais posts como esse por aqui, e desde já, peço sugestões de temas que gostariam de ver por aqui e seriam úteis para você.

Beijos grandes e espero que eu tenha te ajudado ?

VIDEO COMPLEMENTAR

FOTO DE CAPA: Thought Catalog – conheça o trabalho dele aqui.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google + ? Pinterest Youtube ?Blogvin Flickr

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

42 Comments

  • Luh Testoni
    30 de julho de 2014 at 11:29

    Sua linda, que post ótimo!

    é o que a gente sempre fala: trabalho, trabalho, trabalho! <3 <3

    Reply
    • Anna Schermak
      30 de julho de 2014 at 13:57

      Fico realmente feliz que você tenha gostado do post.
      Gosto muito do Primeira Esquerda ?

      Reply
  • Raquel Moritz
    30 de julho de 2014 at 11:39

    Anna, parabéns pelo post. É super completo, SINCERO e realista. É um primeiro caminho pra quem quer ganhar uns trocadinhos com o blog.

    Beijoca e parabéns pelo empenho. Agora PARTIU BLOGAR E GANHAR $$$$$.

    Reply
    • Anna Schermak
      30 de julho de 2014 at 13:57

      #partiu muito dinheiro #sqn hehehehe
      Que bom que você gostou linda ?

      Reply
  • Loma
    30 de julho de 2014 at 13:34

    Obrigada pela indicação, fico feliz que alguns links ajudaram a desenvolver esse artigo! Concordo com tudo, principalmente a dica principal: trabalhar duro para alcançar o que deseja. Beijos ;*

    Reply
    • Anna Schermak
      30 de julho de 2014 at 13:58

      Fico feliz que tenha gostado ?
      Trabalho duro sempre é recompensado.

      Reply
  • Débora de Queiroz
    30 de julho de 2014 at 14:26

    Aquele choque de cabeça! Hahaha Ótimo post, abriu muuuuito a minha mente em relação ao meu blog e o quanto posso investir para atingir os meus objetivos. É como eu disse: literalmente um choque de cabeça!

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de julho de 2014 at 09:32

      hehehehe
      Vamos lá trabalhar agora! Quero ver as mudanças heim 😉

      Reply
  • Nati
    30 de julho de 2014 at 16:52

    Oi Anna, tudo bom?
    Muito interessante e útil esse post. Confesso que ao ler, consegui até olhar pro meu blog com outros olhos, com aquela vontade de organizá-lo mais e dar mais por ele, sabe?
    Vou continuar acompanhando seus posts sobre o tema.
    Beijos!

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de julho de 2014 at 09:31

      Fico realmente feliz com esse seu comentário!
      Espero que os próximos posts possam te ajudar ainda mais ?

      Reply
  • Lara
    30 de julho de 2014 at 17:44

    Olááááá!
    nossa, que post bacana! Nunca tive a intençao de ganhar dinheiro com o blog, é mais por diversão/Hobby
    Mas lendo me deu uma vontade de deixá-lo mais organizado. Sou uma total desorganizada, acho que preciso por mais ordem na “casa”! haha

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de julho de 2014 at 09:30

      Nada melhor que dar aquela renovada Lara! Aposto que vai fazer você olhar com outros olhos para o seu blog 😉

      Reply
  • Duda Menezes
    30 de julho de 2014 at 18:17

    Anninhaaaa, parabéns pelo post, ficou ótimo!
    Também não entendo as pessoas que acham errado ganhar dinheiro com blog (se você faz isso de forma decente, é um trabalho como qualquer outro, né?). Mal sabem a quantidade de gente que está vivendo disso. Infelizmente, no ramo literário, ainda estamos distantes de patamares como Moda, por exemplo (beeeem distantes hehe), mas dá pra tirar uns trocadinhos.
    Uso o Adsense e o Lomadee, gosto dos dois, especialmente do Lomadee, acho que o retorno é maior. O importante é o aviso e a sinceridade. E claro, trabalho, trabalho, trabalho. O povo pensa que ter blog é fácil, não imagina a trabalheira que dá haha E se você ainda quer um dinheirinho tem que ralar mais ainda, mas pelo menos é algo que a gente faz por prazer! <3
    Beijos!

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de julho de 2014 at 09:30

      LINDAAAA ?
      Assino em baixo de tudo que você disse, trabalho, trabalho e mais trabalho é que fazem o resultado chegar!

      Reply
  • Bruna
    30 de julho de 2014 at 18:52

    Amei esse post. Ele esta excelente!! E as informações dãosuoer úteis. Vou começar a me organizar mais e quem sabe meu blog não dá certo?!
    Me diverti com esse post! ^^
    Beijinhos

    Reply
    • Bruna
      30 de julho de 2014 at 18:53

      *são super

      Reply
    • Anna Schermak
      31 de julho de 2014 at 09:29

      Bruninha! Fico feliz que tenha gostado e que o post tenha te feito rir ?

      Reply
  • Nicolas Ueda
    30 de julho de 2014 at 19:41

    Nossa, ótimo post mesmo! 🙂

    Eu sempre achei que falar de investimento e ganho com a internet é sempre levado com um certo tabu, ainda mais que existe muito trambique e gente espertinha querendo ganhar pelo modo mais fácil.

    Eu sinceramente, não tenho vontade de ganhar dinheiro pela web, não creio que tenho a organização e compromisso necessários. Mas acho muito legal quando vejo formas de guiar quem está começando, ou quer começar a investir no próprio conteúdo, mas não sabe como. Ainda mais que a internet é um território muito vasto, as vezes é difícil criar uma base sem nenhum referencial.

    Espero também poder ver mais desse tipo de post “making of” de um blog.

    Até! 😀

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de julho de 2014 at 09:28

      Oi Nicolas! Fico feliz que você tenha gostado.
      Dediquei um bom tempo pra escrever tudo isso, mas fazia tempo que estava querendo fazer algo assim, e acho que o pontapé inicial foi dado! Espero que goste dos próximos posts!

      Beijos! 🙂

      Reply
  • Ligia
    31 de julho de 2014 at 01:32

    Aaah, muito boas dicas! Eu escrevi um post semelhante, de uma pesquisa que eu tinha feito, mas como vc disse, as vezes parece que tem tanto segredo, q eu so fiquei sabendo do adsense e do afiliados ahhaha! Gostei de saber dos outros! *.* Agora… #partiuficarrica ahhahaha

    Reply
    • Anna Schermak
      31 de julho de 2014 at 09:27

      Viu só? Acho que não tem motivos para manter esse segredo que o pessoal faz em cima disso ‘-‘

      Reply
  • Daniela Farias
    31 de julho de 2014 at 12:24

    Anninha!
    Obrigada por este post, abriu muito meus olhos em relação ao blog.
    Sobre este assunto foi o post mais completo que li até agora, muito bom mesmo!
    Beijocas! <3

    Reply
  • Alessandra Tapias
    31 de julho de 2014 at 17:31

    Ficou perfeito!
    Adorei!

    Bjkssss

    Reply
  • […] você chegou de gaiato no navio, indico que você leia esse post com dicas para ganhar dinheiro com o seu blog literário. Modesta parte, o post ficou bem bacana e pode abrir a sua cabeça para muitas coisas relacionadas […]

    Reply
  • Gisela
    4 de agosto de 2014 at 17:43

    É vendo post como esse (e os que você linkou) que eu parei para notar o quão amador é meu blog hahahaha </3
    Preciso rever meus conceitos… obrigada!

    Reply
    • Anna Schermak
      4 de agosto de 2014 at 17:45

      Olhar para nós é o primeiro passo e você já fez isso! Agora as mudanças acontecem naturalmente e você vai longe!

      Reply
  • Profº Rogério
    4 de agosto de 2014 at 21:48

    Muito bom. Acrescentaria outras formas que hoje em dia são eficazes, mas só o que disse já é um ótimo passo para quem deseja fazer isso. E devemos acabar com o mito de que isso não é trabalho. Quem deseja viver disso deve sim fazer como num trabalho, ter horários, ser organizado. A diferença é que pode escolher os assuntos, o direcionamento do blog e muito mais. Com o tempo o principal benefício é a possibilidade de poder trabalhar nos horários que quiser e diminuir a carga, mas é trabalho duro.

    Reply
  • […] Dicas para ganhar dinheiro com blog literário! […]

    Reply
  • Dyana Colares
    1 de setembro de 2014 at 18:48

    Ótimo post! Estou sempre lendo esses seus textos dando dicas para blogs porque o meu vai entrar em uma fase nova e quero fazer tudo bem direitinho, deixar o negócio mais profissional. 🙂

    Obrigada!

    Bj! :*

    Reply
    • Anna Schermak
      1 de setembro de 2014 at 20:46

      Vai ficar lindão!
      Fico feliz que esteja gostando dos textos. É bom poder ajudar <3

      Reply
  • Laura Brand
    13 de Maio de 2015 at 15:00

    Caí aqui no seu blog super sem querer e já estou apaixonada. AMEI as dicas que você deu, muito obrigada <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    Reply
  • Ben Oliveira
    6 de Maio de 2016 at 15:38

    Post antigo, mas ainda está valendo.
    É sempre bom lembrar essas práticas sobre blogs.
    Abraço

    Reply
  • Pietra Rangel
    8 de setembro de 2016 at 20:29

    Post antigo, porém, será usado com sabedoria. Adorei as dicas, anotei tudo aqui e agora mesmo vou colocar a mão na massa!!! Sucesso no seu blog! Bjs <3

    Reply
  • Bianca Faccio
    19 de março de 2017 at 22:53

    Oi Anna, tudo bem? Tô passando aqui só pra dizer que todos os seus posts de dicas para blogueiros estão me ajudando muito. Eu tô entrando agora nesse mundo da blogosfera, sei algumas coisas e aprendi outras tantas lendo os seus posts. Se puder, queria pedir para que tu voltasse a postar sobre isso, abordando outros assuntos. Tu ganhou mais uma leitora! Um beijão 🙂

    Reply
  • Laura Militão
    25 de março de 2017 at 16:58

    Oi Anna, como vai? Adorei o post. É uma super ajuda para nós que estamos começando e não sabemos muito bem oque fazer. Sucesso. Beijos.
    https://v3rsosdaalma.blogspot.com

    Reply
  • Desencaixados
    11 de abril de 2017 at 15:18

    Olá,

    Anna, eu amo o seu trabalho, estou sempre acompanhando e pega dicas maravilhosas. Fiquei muito feliz em saber que você compartilhou as suas formas e conhecimentos de como conseguiu uma graninha para manter o blog/canal estável. Aproveitando esse assunto gostaria de saber se você faz publicidade para site, no caso era com o Desencaixados mesmo! kkkkk ?

    Reply
  • Mauricio
    9 de fevereiro de 2018 at 19:46

    Que legal esse artigo, da pra ganhar de várias formas diferentes né? Tem algum que você acha que é melhor pra quem mora fora do Brasil? Gostei de como ganhar dinheiro com aplicativos, eu ja ganhei com o picpay

    Reply
  • Tiago Masutti
    3 de Maio de 2018 at 13:41

    Muitas informações valiosas em seu post, obrigado por compartilhar, principalmente em relação às formas de monetização e elaboração do Mídia Kit. Sucesso com seu blog! 😉

    Reply
  • Samanta silva
    31 de Maio de 2018 at 17:40

    Oii Anna super amei esse post e me ajudou muito sabe. Faz tempo q quero criar um blog literário e nao tinha ideia de como e sua explicaçao me ajudou bastante. Bjs

    Reply
  • Jéssica
    23 de agosto de 2018 at 23:32

    Anna do céu! As dicas ficaram ótimas e algumas delas eu já planejo fazer faz tempo mas fico apenas enrolando, no meu caso um “acorda” pra vida também deveria entrar pra lista kkk Beijinhos

    Jess,
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    Reply
  • Mariana
    14 de fevereiro de 2019 at 19:06

    Olá!

    Adorei o seu post <3 tenho um blog literário (http://pensamentosescritos.com.br) desde setembro e tenho crescido um pouquinho mais com o passar do tempo.

    Seu post é motivador e esclarecedor! Já estou tentando começar a utilizar programa de afiliados, mas tenho uma dúvida: eu posso ser afiliada tanto da Amazon quanto da Saraiva ou eu devia escolher apenas uma?

    Reply
    • Anna Schermak
      15 de fevereiro de 2019 at 11:56

      Pode ser afiliadas de todas que você quiser 😉

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.