blog

Olá galerinha, tudo bem? Já faz algum tempo que eu queria fazer esse post para vocês, algumas pessoas já me perguntaram e outras até me mandaram email pedindo dicas e com a clássica pergunta: “mas e ae Anna, você perde tanto tempo nessa coisa chamada blog, tira alguma grana pelo menos?”

Calma… vou contar nesse post. Mas antes temos que deixar duas coisas bem claras para começar a compartilhar os paranauês da internet:

  1. O primeiro ponto é: Não vou ensinar nenhum truque de mágica aqui. Eu não ganho milhões, não sou o tio patinhas, nem o cara do O Segredo. Não é um post de auto ajuda financeira. É apenas algumas dicas que podem te ajudar a fazer valer mais ainda o tempo que você dedica ao seu blog. Então, se não der tantos resultados assim, nada de gritar como a rainha de copas, não quero minha cabeça rolado por ai.
  2. O segundo ponto é até mais importante. TIRE DA SUA CABEÇA QUE É ERRADO GANHAR DINHEIRO COM O SEU BLOG! Isso não é errado e não tem problema nenhum OUTRO BLOG ganhar dinheiro. Quando isso sair da mente da cabeça, nós vamos viver em um mundo onde o sol nasce todos os dias e somos mais felizes, amigos e pessoas cheias de amor. ♥ Se você se dedica ao seu blog, se você faz as coisas de modo transparente e não está enganando ninguém. NÃO É ERRADO.

 Ganhar dinheiro com o blog não é algo fácil, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, o que as vezes acontece é que algumas pessoas tendem a criar um mistério sobre isso, e na verdade, não existe nenhum mistério que precise ser criado, a informação está na internet para quem tiver paciencia para procurar e estiver disposto a aprender e a se profissionalizar.

Eu não ganho um dinheiro no blog a pondo de dizer: ” tchau trabalho, foi legal, mas agora o Pausa me sustenta”. É um sonho que eu realmente quero alcançar algum dia, mas ainda está longe. Tenho meses que passo sem ganhar uma moedinha, mas na maioria das vezes o blog se sustenta sozinho, paga-se domínio, hospedagem e o correio (que vocês sabem, é um gasto até meio chato).

Ganhar dinheiro com o blog é algo muuuuuuito bom por um zilhão de motivos, inclusive o de reconhecimento pelo esforço dedicado e as horas em frente ao computador. Só que já adianto, para preparar tudo, você vai ficar algumas horinhas a mais com seu pc. Mas vai valer a pena. Agora, vamos as dicas!

1º Passo: ANÁLISE CRÍTICA!

A casa ta limpa, bem arrumada? Não tem nada jogado de baixo da cama? Infelizmente olhar criticamente para o seu blog é o primeiro passo. E não estou falando de ser pessimista. Estou falando em olhar pontos que podem ser melhorados. Ter um blog é prestar um serviço de informação, como é o seu conteúdo, o que você está oferecendo para o seu público? Isso é importante. MUITO importante.

Depois de fazer isso você pode começar a se organizar como blogueiro, com metas para serem atingidas e monitoramento de tudo o que você está fazendo. Blogs que eu admiro muito e tem muita organização é o da Sernaiotto e o Primeira Esquerda. Abaixo enumerei algumas coisas úteis que podem te ajudar durante o processo.

2º Passo: ANÁLISE DE POSSIBILIDADES

Depois de arrumar a casa é hora se sentir o cheirinho de limpeza em pleno sábado a tarde. Aproveitar o restinho de tarde, pegar seu caderninho e analisar as possibilidades que você tem de ganhar dinheiro com o blog. A linda da Bruna Vieira já fez um vídeo contando como as blogueiras ganham dinheiro, a sinceridade dela nesse vídeo me ganhou, beijo bruna!

As possibilidades são as seguintes:

  1. Afiliados
  2. Adsense
  3. Publicidade Direta
  4. Publicidade Indireta

Agora vamos falar sobre cada um deles:

AFILIADOS: Na minha opinião, o mais legal! Os afiliados existem para praticamente a maioria das lojas, e como estamos falando de blogs literários, A Saraiva, o Submarino, as Americanas, a Amazon, o BookDepository a Wook, todas elas tem e você pode se inscrever para a avaliação. Alguns demoram um pouco, principalmente quando são afiliados do próprio site. Outras como a Saraiva que utiliza os afiliados do LOMADEE é mais rápido e você pode sair criando seus links praticamente na mesma hora. No programa de afiliados você ganha uma porcentagem da venda (até 8% no Submarino por exemplo), quando a pessoa que comprou, veio através do link do seu blog. Isso é legal para quando você vai fazer uma resenha, e coloca os links de onde comprar o livro que acabou de falar.

ADSENSE: O Adsense é o programa de publicidade do Google onde você pode colocar banners no seu site e ganha um dinheirinho pelos cliques feitos naquele banner. O Adsense tem algumas regras como: Não poder influenciar o clique, não colocar mais de três banners na página e coisas assim. Sugiro que você leia as regras e indicações antes de começar e colocar em seu blog.

PUBLICIDADE DIRETA: A publicidade direta nada mais é do que a própria venda de posts e conteúdo do seu blog. Você pode oferecer para editoras e lojas, enfim… para quem você acha que o produto tem algo em comum com seus seguidores um espaço no seu blog.  E para isso seria interessante criar um midia kit, mas falamos sobre ele mais para frente.
Aqui também podemos colocar os tão julgados PUBLIPOSTS. Essas coisinhas são tão xingadas que tenho até dó. QUAL É O PROBLEMA COM ELES? Nenhum gente. Sério… Fazer publipost não vai fazer você ir para o inferno.  A publicidade pode ser inserida no blog dessa forma, só cuidado para anunciar empresas confiáveis que você acredita no trabalho, que tenham algo em comum com seu público e claro, tomar cuidado para que seu blog não vire uma joga virtual de tanto publipost.

PUBLICIDADE INDIRETA: Aqui tratamos das publicidades que não são feitas no próprio blog. Mas se você tem um canal no youtube, twitter, facebook, enfim… qualquer rede social, você também pode procurar meios de comercializar esses canais. Outra vez: USE SEMPRE O BOM SENSO e pense em algo que você também gostaria de ver. Se você mesmo não seguiria seu perfil por causa da publicidade, qual é o motivo pra estar fazendo dessa forma?

3º Passo: TRABALHAR PARA ISSO ACONTECER

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e partir para Vegas jogar no cassino e ganhar dinheiro, ops… quer dizer: ganhar uma grana honestamente na internet.

Antes “deu” explicar para você como fazer para colocar as coisas que falei aqui, em prática. Vamos conversar algumas coisinhas:

  1. O mais importante: PUBLICIDADE NÃO INFORMADA É CRIME! Não tenha medo de colocar a tag de #publieditorial #publicidade ou o que for. ISSO NÃO É ERRADO. CAPISCE?
  2. Outro ponto muito importante: USE A P#@&$ DO BOM SENSO! Ao analisar seu blog com publicidades pense em como você gostaria que fossem as publicidades e não se sentiria incomodada ao acompanhar o blog e outras redes sociais. Busque blogs para inspiração. Nesse ponto eu gosto muito da Mel e de como ela trabalha esse ponto sempre indicando a publicidade quando faz. Vocês já viram meus posts de resenha? Quando os livros são enviados pela editora ou autor para resenha (mesmo eu não ganhando nada), gosto de avisar para o leitor. A transparência é o caminho mais rápido para a confiança entre você e o seu leitor.

Bem, agora que já conversamos, vamos trabalhar:

Faça um cronograma, analise suas opções e coloque todas no papel. Qual você quer se dedicar, qual será mais viável, qual você quer testar primeiro, por onde você quer começar?

Faça com que as pessoas saibam que possam anunciar no seu blog. Crie uma aba ANUNCIE em seu blog com informações de contato. Crie um email só para o comercial, faça as coisas de forma profissional. Tenha organização desse dinheiro e use-o para “upar” o seu blog. Melhorar para futuramente poder cobrar mais por publicidade.

Para criar um mídia kit, inspire-se em de outros sites. No site do Jovem Nerd no Rapadura e no Omelete vocês podem conferir os modelos usados e no site da Sernaiotto você pode baixar um modelo gratuito para alimentar com seus dados e dados do blog.

Bem galerinha do lado cafeinado da força, acho que para começar, esse post está até grande demais. MAAAAAS adianto que vamos ter mais posts como esse por aqui, e desde já, peço sugestões de temas que gostariam de ver por aqui e seriam úteis para você.

Beijos grandes e espero que eu tenha te ajudado

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ☁ Instagram ☁ Twitter ☁ Tumblr ☁ Google +