Literatura Nacional

Minha palavra preferida: Sfogarsi

Depois de fazer aquela lista com temas e sugestão de postagens para vocês (clique aqui para ver), eu resolvi que também vou fazer algumas dessas postagens no blog para compartilhar com vocês mais ainda essa ideia.

Para começar eu escolhi o post com o tema “Minha Palavra Preferida”, afinal eu curti muito o tema e acho que nunca tinha falado sobre isso por aqui, mas existe uma palavra em italiano que sempre me chamou atenção e é Sfogarsi.

Desde antes de fazer italiano eu já conhecia essa palavra, mas enfim, achei que era só mais uma palavra. Uma vez lendo algum texto de um livro no curso de italiano eu encontrei ela. E dessa vez eu sabia a pronúncia da palavra corretamente. Pronto: foi amor a primeira vista.  Descobri que tem até em alguns sites tipo glossário que tem imagens dela com o significado muito parecido com o que eu conheço.

Mas o ponto foi que essa palavra diz muito pra mim. Sfogarsi  vem de “Sfogare” que significa: desafogar, deixar sair, desabafar, exalar, jorrar, desabafar, abrir-se, fazer confidências. Logo em uma tradução livre Sfogarsi quer dizer CONFIAR, DESABAFAR é aquele sentimento de conseguir confiar tanto em alguém ou em algo que você possa simplesmente abrir seu coração sem se preocupar. Desafogar tudo aquilo que você está trazendo dentro do seu peito.

E pra mim, escrever é isso. Sfogarsi pra mim é o meu ato de escrever, seja os meus contos ou crônicas ou aqui no blog com vocês. Eu confio nas minhas palavras para dar vazão ao sentimentos perdidos dentro de mim. Sfogarsi para mim é amar, sentir e até viver.

Então por isso, quando me perguntam o que quer dizer Sfogarsi eu digo que é aquele dia quando você olha pro céu e sente como se tudo fizesse sentido e não sente nenhum peso dentro de si.

Agora só falta tatuar isso para deixar gravado em mim.

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Bruna
    16 de setembro de 2014 at 11:43

    Sfogarsi. Sfogarsi. Se eu estiver falando direito, que delícia de palavra de falar 🙂
    Anna, admiro muito teu blog, teu trabalho, tua personalidade e agora estou virando fã da tua escrita também. Continua escrevendo para tornar a internet um lugar mais interessante – e tomara que um dia tu tornes as livrarias mais interessantes também <3

    Beijos,

    Bruna 🙂

    • Reply
      Anna Schermak
      16 de setembro de 2014 at 15:13

      Amém amém amém! Quero conseguir escrever pra encher o mundo dessa confissão e desse sentimento. ?
      Obrigada, linda! ?

  • Reply
    Raquel Moritz
    16 de setembro de 2014 at 13:06

    Ai que lindo, Anna! Adorei o significado da palavra! E se o Google tá pronunciando certinho, é linda de ouvir. Tbm acho que vale uma tatuagem <3

    Bjs <3

    • Reply
      Anna Schermak
      16 de setembro de 2014 at 15:12

      Tatuar no pulso pra olhar e não esquecer, Sfogarsi é quase o meu make good art ?

  • Reply
    Fabia
    16 de setembro de 2014 at 14:42

    Que lindo Anna! Gostei muito do significado desta palavra também! Devemos carregar este sentido para a vida 😉

  • Reply
    Daniela Farias
    17 de setembro de 2014 at 10:33

    Sfogarsi. Uau que palavra! Não sei se estou pronunciando ela certo, mas achei ela muito linda. 🙂
    Que post inspirador, acho que para nós que costumamos escrever temos uma palavra que acaba sendo meio que nossa um dia, uma palavra que vem e nos define. A minha é inglês (hehehe), que é “dreamer”, que significa sonhadora. Também estou pensando em tatuá-la só falta o money.
    Sfogarsi. Acho que toda vez em que eu olhar para o céu vou lembrar dessa palavra.
    Adorei! <3

  • Reply
    Minha palavra preferida: Dreamer | My Life as Dani
    18 de setembro de 2014 at 11:35

    […] durante uma visita ao blog Pausa Para Um Café da linda da Anna Schermak, fiquei encantada sobre um post que ela escreveu sobre a sua palavra preferida e a partir daí resolvi fazer um post desse […]

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.