Menu
Literatura

100 adaptações cinematográficas para ver nas férias em apenas um livro!

 Ao contrário do que muita gente pensa, eu sou dessas que ama assistir adaptações. Amo filmes inspirados em livros e várias vezes eu já cheguei a pensar que existe uma chance muito grande do filme do Clube da Luta ser melhor que o livro. Mas ainda estou pensando sobre esse assunto e talvez um dia eu faça um post sobre isso por aqui.

Mas hoje não estamos aqui para falar de uma adaptação em específico. Estamos aqui para falar sobre uma indicação de um livro super legal para você ter em casa e poder consultar quando sentir vontade de ver aquele filme legal inspirado em algum livro que você já leu.

Desde o começo, o cinema sempre procurou a literatura como fonte de inspiração. No entanto, o segredo para transpor a história das páginas para a tela parece conhecido apenas por alguns poucos. Por que nomes como Kubrick, Renoir e Bresson foram capazes de criar obras capitais enquanto outros fracassaram enormemente? Este livro examina a arte e a técnica da adaptação através de cem casos que levantam questões amplamente diversificadas. Este mergulho edificante no mundo da sétima arte mistura filmes de diversas nacionalidades, épocas e gêneros, da literatura policial à ficção científica. Uma ferramenta para todos escritores, roteiristas e cinéfilos que, através de exemplos concretos, vai proporcionar uma nova visão sobre a adaptação literária para o cinema.

Será que você conhece todos os 100 filmes e livros?

IMG_1458

Uma das coisas mais legais em “100 filmes” é justamente o seu prefácio e introdução. Para nós que sempre estamos comparando a obra original e a adaptação, a introdução desse livro é um presente. Uma verdadeira aula de como se olhar para a adaptação. A foto acima mostra quais são os pontos considerados na hora de adaptar uma obra para o cinema. Eu nunca vi isso tão explicadinho e achei muito, muito e muito bom! Com certeza se eu tivesse lido este livro antes de gravar o LiterárioCast sobre adaptações, eu teria contribuído muito mais para o cast.

IMG_1456

O livro trouxe muitas adaptações mais antigas. Uma das mais novas que temos entre as 100 escolhidas para compor a lista é Senhor dos Anéis. A quantidade de filmes francês também é meio absurda, acho que poderia ter misturado mais as nacionalidades. Só acho.

IMG_1457
O livro tem uma edição maravilhosa, com fotos dos livros, informações tecnicas, curiosidades e histórias sobre as adaptações. É realmente um livro para você ter ao seu lado quando começar a sua maratona de 100 livros para “assistir”. Eu quero assistir toda essa lista durante este ano de 2015 e já planejei uma série de posts par falar sobre cada filme aqui no blog para vocês. Acredito que vocês vão gostar e aprender junto comigo sobre adaptações. O que vocês acham?

IMG_1455

ISBN: 9788576846697 | Ano: 2014 | Páginas: 352 | Editora: Best Seller

editoras

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR 

Baci ;*

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google + ? Pinterest Youtube ?Blogvin Flickr

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

4 Comments

  • Nicolas Ueda
    22 de dezembro de 2014 at 05:52

    Muito massa! Eu sempre acho que a adaptação e obra original devem ser vistas com uma certa distinção, por mais que sejam derivadas da mesma ideia. Porque são linguagens diferentes, cinema, livros, hqs, games, e etc. Fico meio irritado quando vejo o povo reinando que não ficou tudo igualzinho ao original, nos mínimos detalhes. Às vezes, para o bem da narrativa, são necessários certos sacrifícios de detalhes e afins. É óbvio que também nem sempre isso ocorre de forma bem feita.

    Gosto muito de aprender mais sobre os paranauês de cinema. Espero poder ler esse livro, assim como aquela série do “1000 filmes pra se ver antes de morrer”. Deve ser bem legal. 🙂

    Reply
    • Anna Schermak
      24 de dezembro de 2014 at 11:19

      Lembrei muito de ti quando eu comecei a ler, justamente pelos seus comentários no Literáriocast sempre citando livros e filmes e sério, se eu pensasse em um livro para te dar de presente, seria esse. Com certeza.

      Reply
  • Stephanie
    25 de dezembro de 2014 at 21:18

    Gostei muito da recomendação! Também gosto de adaptações cinematográficas, apesar de passar o filme todo comparando cada detalhe, haha. Mas juro que não sou neurótica. Enfim, com certeza vou colocar na minha lista de leitura! :}

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.