Menu
Literatura Nacional

Especial Halloween: Contos de fadas!

Você deve estar pensando: mas como assim contos de fadas no halloween? A Carol ficou louca? Não! Se tu parar pra pensar nos contos originais, verá que eles são no mínimo dignos do dia das bruxas. Além do mais, quantas chapeuzinhos, cinderelas e etc vemos nas festas à fantasia desse período?

Por mais que o halloween não seja algo tradicionalmente brasileiro, ele continua sendo uma comemoração muito divertida (pelo menos pra mim). Confesso até que já saí pedindo doces ou travessuras quando era menor.
Então, nesse espírito assustador e aproveitando o embalo das séries sobre contos de fadas/universo sobrenatural eu escolhi três séries dignas desse dia das bruxas. Preparem suas fantasias e lá vamos nós!

Grimm

Eu morro de amores por essa série. Assim que ela começou tinha achado meio caída, mas conforme ela foi evoluindo me surpreendi. Pra quem não sabe, Grimm é uma série que mistura as origens dos contos de fadas, o esqueleto básico de uma série policial e tramas conspiratórias. Aqui, os personagens/monstros dos contos de fadas existem no mundo real, mas apenas um Grimm pode os ver pelo que realmente são (existe uma exceção nessa regra, mas se eu contar vira spoiler).
Mas como assim “pelo que eles realmente são” Carol? É o seguinte, os wesen (nome que a série dá à essas pessoas que “mudam” de forma, são seres diferente dos humanos mas que aparentam serem normais. Existem diversas espécies, eu até já perdi a conta. Pra explicar melhor como funciona esse lance de wesen e de woge (nome que eles dão para a transformação em si), chequem o vídeo abaixo:

Como eu acho essas transformações que rolam sensacionais, cheque também esse vídeo mostrando como eles fazem a maquiagem e tal, quem sabe vocês não tem uma ideia de maquiagem pra alguma festa de halloween? AH, esse vídeo não é legendado, sorry ._.

P.s.: nesse vídeo sobre a maquiagem e os efeitos especiais tá a frase mais sensacional sobre efeitos especiais que eu já ouvi: “se nos fizermos nosso trabalho direito, você nem saberá que estivemos lá”.

Once Upon a Time

Outra série sobre contos de fadas, mas mostra que podemos abordar o assunto de maneiras completamente diferentes. Enquanto Grimm tem personagens um pouco mais “monstruosos”, uma trama mais densa e mais sangue, Once Upon a Time pende pra um lado meio Disney da coisa, mas sem perder o drama.

Pra quem não sabe como funciona, Once Upon a Time se passa paralelamente em dois universos: a Floresta Encantada e Storybrooke. A Floresta fica no reino da magia, onde os personagens e os contos de fadas existem como a gente conhece, só que alguns toques mais aventureiros (vide o quão badass a Branca de Neve é). Já Storybrooke fica aqui, no nosso universo e sem magia.

Mas o que acontece? Bom, de uma maneira rápida e com o mínimo de spoilers: uma maldição foi lançada na Floresta e trouxe todos os personagens para Storybrooke, tirando deles o “final feliz” e suas memórias da vida no reino com magia. Tendo isso estabelecido, acompanhamos Emma, que na trama acaba tendo uma missão muito especial, mas isso é o máximo que vou dizer.

Pra quem se interessou, fica aqui a promo da primeira temporada e um lembrete amigável: a segunda temporada acabou de começar, ainda dá tempo de começar a assistir e passar a acompanhar os episódios conforme eles vão sendo lançados.

Supernatural

Acho que Supernatural não podia faltar nessa lista. Pode não falar exatamente de contos de fadas, mas existem episódios que abordam isso e o mais importante: fala bastante sobre os nossos “contos de fadas” atuais, as lendas urbanas.

Sei que tem muitos fãs mais conservadores da série que acham que ela devia ter terminado no episódio Swan Song, o season finale da quinta temporada. Não quero entrar nessa polêmica, mas aqui eu vou me ater mais as três primeiras temporadas da série, que trazem mais mitos locais e lendas do que as outras.

Mas Carol, cadê a sinopse da série? Pois bem, Supernatural conta a história de Sam e Dean Winchester, dois irmãos que caçam coisas sobrenaturais, de espíritos vingativos a lobisomens e vampiros. Simples, não? Claro que existe muito mais por trás, mas daí já vira spoiler.

A série está atualmente na sua oitava temporada e eu recomendo pra todo mundo. Supernatural foi a série que abriu as portas para meu vício em séries, eu assisti as quatro primeiras temporadas em tempo recorde!

Mas como o assunto é halloween, vou deixar aqui pedaços de dois episódios que eu acho muito válidos para um dia das bruxas mais interessantes: Monster Movie (S04E05) e It’s the Great Pumpkin, Sam Winchester (S04E07).

O monster movie é um episódio “especial” em que os irmãos Winchester investigam a aparição de múmias, lobisomens e até mesmo vampiros durante uma Oktoberfest. O episódio é meio que uma homenagem aos filmes clássicos de terror. Já o It’s the Great Pumpkin, Sam Winchester é um episódio mais amarrado na trama da temporada, e ele entrou nesse post por se passar no dia das bruxas. Sim, só por isso. Fiquem aí com as promos dos dois episódios:

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

6 Comments

  • Thais de Moraes
    31 de outubro de 2012 at 16:53

    Eu AMO Once Upon a Time, não perco um episódio.. já as outras séries eu nunca tinha ouvido falar antes.

    Reply
  • Fernanda Yano
    31 de outubro de 2012 at 20:58

    Já assisti das três séries, mas Grimm é minha favorita.
    Muito bom o vídeo sobre maquiagem e efeitos especiais.

    Reply
  • Kimy Gabrielli
    1 de novembro de 2012 at 01:28

    Concordo Plenamente Anninha u.u ADORO todas as séries que você colocou e depois disso vou esperar ansiosamente o episódio novo de Supernatural que passa hoje a noite *0* ISSO aiii… e tenho que continuar a assistir Once Upon A Time, to atrasada 4 episódios na segunda temporada. E Grimm eu ainda vou começar a assistir 😛 Mas hoje pode crer que eu vou assistir já que a minha sala inteira declarou prolongar o nosso feriado 😛

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    Reply
  • Vanilda Procopio
    3 de novembro de 2012 at 15:07

    Ah, não conheço as séries, só de ouvir falar, mas me pareceram bem apropriadas mesmo ao Dia das Bruxas. E fiquei bem interessada em Grimm … parece ser bem legal.

    Reply
  • Juliana Xavier
    6 de novembro de 2012 at 23:00

    Esse negócio de doces ou travessuras eu só descobri que chegou ao Brasil esse ano, rs, quando eu era criança ninguém fazia isso. Acho que é a única coisa que eu queria ter tido na infância e não tive… rs… porque não troco a minha infância com xuxa, trem da alegria e brincadeiras (sempre) na rua pelo que as pessoas têm hoje. Não mesmo.
    Bom, sobre as séries. Grimm e Supernatural eu não veria de jeito nenhum. Meu lado medroso (que é muito forte) não permitiria. Agora Once Upon a Time fiquei com vontade de ver, espero arrumar tempo!

    Reply
  • Layse Hana
    19 de novembro de 2012 at 02:34

    Confesso que a unica serie que assisto das que você listou é Supernatural e mesmo assim moro de medo…kkkk
    essas coisas de horror terror não é comigo não ,mas mesmo assim gosto e assisto e depois fico com medo…Adorei
    xoxo

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.