“Você acha que é possível amar alguém para sempre?” Eu não sei, mas “Este é um livro sobre o AMOR” me fez pensar em muitas perguntas e uma delas é se ele realmente fala sobre o amor, ou sobre sentimentos que estão tão ligados ao amor como a busca e a fuga. Essas perguntas ficaram na minha cabeça, mas elas foram também absolvidas com uma única certeza: “Absolutamente nada é mais libertador do que o amor”.
O livro escrito pela autora Paula Giocovate é um daqueles livros todos citáveis, que você se encontra em citações e se perde em parágrafos inteiros. Eu me controlava nas marcações, quase gastei um post it inteiro com apenas um livro de poucas páginas. Não queria perder a oportunidade de me lembrar daquelas páginas e reviver aqueles sentimentos nas próxima vez que pegasse o livro na estante. Eu precisava mostrar para a Anna do futuro o que a Anna do presente se identificou ou lembrou, ou reviveu, ou pensou…
Como disse, “Este é um livro sobre AMOR” não é apenas sobre amor, ao decorrer de cada página ele fala sobre o leitor, é quase um diálogo que utiliza ferramentas de análise e reflexão para te fazer pensar um pouquinho mais sobre aquilo que ele tenta trazer como assunto principal.
Enquanto lia eu me perguntava quem era “Ela”. Seria a Paula, eu ou aquela mulher que sentava do meu lado no ônibus? A senhorinha que eu vi tricotando na sala de espera do médico ou aquela mulher de salto alto que corria para pegar o elevador, provavelmente atrasada para algum compromisso. “Ela” eu não sei quem é. Mas senti em cada página do livro que ela talvez não fosse só uma.
O livro que te conquista primeiramente pelo trabalho gráfico, se sustenta com algumas páginas de histórias, frases ou parágrafos. As ilustrações completam alguns momentos diferentes da história com um toque todo especial. Enquanto você ouve sobre a baleia o sal e o mar, algumas figuras que parecem sair do fundo do oceano completam o conjunto e te aprofundam ainda mais naquele sentimento de que “Ele” não está ali. Mas “Ela” já está de mãos dadas contigo no fundo do oceano.
“Haveria baleias para sempre, e eu mergulharia na sua barba para sentir o cheiro do sal, e lamberia seu torso para sentir gosto de sal, e deitaria ao seu lado na cama para comer seu sal. Nas minhas fantasias um dia você se cansaria daqueles dias, mas não se cansaria do mar.”
Se você me perguntar se eu recomendo o livro, eu vou te dizer para se perguntar antes de tudo se está preparado para tudo que vai reviver junto com a leitura desse livro. Se a resposta for positiva, só tenho uma coisa para te dizer: mergulhe.
ISBN: 8599537342 | Ano: 2014 | Páginas: 96 | Idioma: português | Editora: GUARDA-CHUVA
Paula Gicovate cursou uma das primeiras graduações em formação do escritor do Brasil, na PUC-Rio, e hoje trabalha como roteirista, blogueira, redatora de marketing e o que mais envolver a palavra escrita. Já participou de diversas antologias de contos, mantém um blog literário há 10 anos e atualmente, além de redatora do programa “Esquenta”, da Rede Globo, também é criadora e roteirista da série “Só garotas”, dirigida por Maria Flor e exibida no canal Multishow. Publicou o livro de contos Sobre (o) tudo que transborda (Multifoco, 2009). Este é um livro sobre amor é seu primeiro romance.
Baci ;*
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google + ? Pinterest ? Youtube ?Blogvin ? Flickr
Esse livro é realmente intenso. Incrível como a escritora conseguiu falar sobre todas as pessoas que amam, que sentem angústia, curiosidade, medo, fuga ou desespero.
Me apaixonei também… Esse é um livro sobre a Anna, a Isabela, a Paula etc etc etc…
Bjs Bjs 🙂
Eu fiquei apaixonada por ele. Quero aproveitar mais suas indicações agora.
Fiquei acabada quando terminei a leitura dele
Pelo tanto de marcações deu pra perceber o quanto o livro é bom. Não o conhecia mas fiquei curiosa em o ler, gostei da capa e por dentro ele continua lindo.
Beijos.
Né? Acho que exagerei nas marcações. Mas não consegui evitar.
Espero que você goste. Vale muito a pena ?
Que livro LINDO, Anna!!! Adorei! Acho que eu provavelmente marcaria mil citações também, ahhahahha. Sou dessas <3333
Adorei a diagramação tbm!
Bjs <3