Astronautas Daqui é navegável em quatro capítulos. Poesia Anti Completa é como Marcelo Yuka chama sua coleção de frases, que podem passar anos a espera de um complemento em cadernos e folhas soltas. Canções Pra Depois do Ódio é o livro de poesia que foi escrito nos últimos dois anos, o que ele chama de “o escoamento de uma vida sem confortos”. Ócio é o nome de uma banda imaginária e engraçada, mas nem tanto, a revolta roqueira inicialmente branda, de sacanagem, que chega contundente ao poema Anjos da Carniça. Por Final estão as letras de música, seu universo mais frequente, onde sua voz autoral reverbera com a do público.
Astronautas Daqui é Marcelo Yuka que anda sem precisar de pés no chão e também uma entidade paradoxal, o Bep Kororoti, astronauta indígena para quem a viagem espacial acontece na transcendência dos limites. A possibilidade do vazio, do próprio desaparecimento, o vazio do poder, do amor, do excesso de informação, a extinção, o ermo, o baldio, as remoções, a morte, o súbito vazio de um acidente e o espaço a ser transposto entre as coisas e nós mesmos.
A poesia de Marcelo Yuka é feita de forma valente e com vocabulário simples. Está no que ele julga que ela seja, mas, principalmente, no que ele fala, observa, ou escreve num email qualquer. É seu talento em dar apelidos aos amigos, síntese de sua observação. Está nele todos os dias, no malabarismo quando sugere um novo ângulo, na invertida lógica e na cambalhota no ar. Marcelo Yuka se joga no vazio e voa.
Editora: Leya
N.º Páginas: 336
Preço: R$ 45,90
ISBN: 978-85-8044-647-0
1ª Edição: Novembro de 2012
Sinceramente não curto poesia, apesar de apreciar algumas e tals.
Levei um tempão pra decifrar a capa… rs… Parece ser interessante o livro, mas eu não estou no espírito necessário pra ler poesias.
Não sou muito fã de livros assim, mas adorei a capa…
Tomara que que o lançamento seja um sucesso
Adorei a capa do livro achei super criativa…
Uma pena que o evento não vai ser aqui em são paulo!
xoxo
Eu gosto de poesia e a poesia de Marcelo Yuka parece ter um toque bem pessoal.
Achei a capa criativa.
Adorei o título e a capaa *.* super criativos.
pena que eu não posso ir.
beijos