O Fim da Noite é Uma Graphic Novel INCRÍVEL! - Seu site sobre Literatura e RPG

Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

O Fim da Noite é Uma Graphic Novel INCRÍVEL!

Hoje é dia de falar de uma das graphic novels mais incríveis que eu pude ler esse ano. O Fim da Noite de Rafael Calça e Diox, publicada pela #darksidebooks.

◆ COMPRE COM MEU LINK: https://amzn.to/3Hw4Stk

◆ COMPRE NA DARKSIDE: https://www.darksidebooks.com.br/o-fim-da-noite–brinde-exclusivo/p

Conduzidas pela força e luta da avó, Aurora, que trabalha como empregada doméstica desde os dez anos de idade, três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e por melhorias nas suas vidas e de suas famílias. Este é o enredo de O Fim da Noite graphic novel inspirada nas jornadas pessoais das avós, mães e tias do premiado quadrinista Rafael Calça – coautor de Jeremias – Pele e Jeremias – Alma – e do ilustrador Diox, ambos de São Paulo, que apresenta as vidas e as histórias dessas mulheres que se dedicaram arduamente para que os filhos pudessem estudar e construir uma vida melhor.

Vencedora na categoria Quadrinhos da primeira edição do Prêmio Machado DarkSide, em 2020 ― projeto abraçado pelos criadores brasileiros, com mais de 5 mil projetos inscritos – a aguardada graphic novel escrita por Calça e ilustrada por Diox, agora integra a marca DarkSide® Graphic Novel. Os dois autores mereceram todo o esforço, e atualmente estão entre os principais nomes dos quadrinhos brasileiros contemporâneos.

Em um dos posfácios do livro, Diox – que atualmente trabalha para o mercado editorial, ilustrando livros infantis e materiais didáticos, além de contribuir com o universo dos games – ressalta a importância das mulheres como as retratadas no livro para a causa negra: “Foram as mulheres pretas que, devido a permissão de circular entre a casa-grande, a senzala e as ruas, possibilitaram o trânsito de ideias e informações que se mostrou fundamental para a sobrevivência do nosso povo, pois foi a partir dessas mulheres que fugas foram planejadas e os quilombos foram sendo constituídos”.

Já o roteirista Rafael Calça possui ampla experiência na área. Em 2013, publicou a HQ independente Dueto. Além disso, participou de projetos envolvendo a Turma da Mônica e publicou, em parceria com Jefferson Costa, Jeremias – Pele (2018), obra vencedora dos prêmios Angelo Agostini, HQ MIX e Jabuti, e Jeremias – Alma (2020). Calça, em outro posfácio para O Fim da Noite, nos lembra que “a noite sempre esteve associada ao mistério, ao lugar dos perigos. Remete até a morte, para onde talvez viajemos além do véu que nos separa do mundo físico. E é inegável o quanto o medo do escuro foi normalizado àqueles habituados ao desconhecido, às ameaças (diretas ou veladas) e ao luto do corpo e da própria história”.

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos