Menu
HQ

[Resenha] O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux | @editoraprumo

 Edição: 0
Editora: Prumo
ISBN: 9788579272127
Ano: 2012
Páginas: 32
Ilustradores: Joeming Dunn e Rod Espinosa
Tradutor: Luciana Garcia
Sinopse: Durante anos o teatro de Paris tem abrigado e atendido aos caprichos do misterioso Fantasma da Ópera. Agora, apaixonado por uma jovem e inexperiente cantora, ele decidiu que é a vez de Christine Daae brilhar. Se suas exigências não forem atendidas, tudo está perdido.

O Fantásma da Ópera é uma história antiga. Com livros, filmes, musicais, hq’s e tudo que se tem direito. Muitas pessoas no fundo nem sabem realmente qual é a história do fantasma da ópera, mas raramente irão ler algo sobre esse título por julgar já conhecer demais, por receber algum conteúdo sobre a história de alguma forma, a qual, ela nem deu atenção direito.

Le Fantôme de l’Opéra é o título original da história escrita pelo escritor francês Gaston Leroux. A história considerada uma obra obra gótica por andar entre o suspense, o amor e a tragédia conta a história de um triângulo amoroso envolvendo um vulgo “fantásma” vivendo na Ópera Paris, um conde e uma cantora lírica.

O_Fantasma_da_Opera (5)

A história do Fantasma da Ópera é bem envolvente e consegue te cativar em um misto de mistério e amor possessivo. Aos poucos você começa a entender o fantasma, quer ajudar a cantora e se pergunta sobre o conde. Tudo vira uma grande trama e não é atoa que conseguiu virar uma das maiores bilheterias da Broadway.

O_Fantasma_da_Opera (3)A graphic novel da Editora Prumo, compõe uma série que terá vários volumes com clássicos da literatura. Eu também já li o exemplar da Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, e logo vocês também vão ver a resenha dela por aqui.

Toda a parte grafica da gn segue o mesmo padrão da série e possui uma ilustração mais infantil até, de fácil visualização, mas não muito trabalhada como a da HQ de Guerra dos Tronos que eu comentei aqui no blog há algum tempo.  Confiram na imagem abaixo:

O_Fantasma_da_Opera (4)

Eu não gostei muito da edição, acho que aos poucos o exemplar pode assustar outras pessoas para a história da obra, e pode até mesmo não chamar a atenção justamente por não aprofundar os personagens. Tudo se passa tão, mas tão rápido que para quem nunca viu nada, não compreende a paixão do fantasma, nem tudo o que a cantora passa em seu “cativeiro”. Quando ela volta a aparecer pela ópera para uma apresentação depois de muito tempo, tudo parece que aconteceu ontem, e não tem um impacto maior para quem está lendo sobre a real situação.

Resumindo, a história não tem erro. O Fantasma da Ópera é sempre complexo e consegue trazer muitos pensamentos, como a fuga e como as pessoas com alguma deficiência tendem a se esconder do preconceito que podem sofrer da sociedade.  Mas ainda assim, a HQ deixa tudo muito raso.

Ansiosos para conhecer a HQ da Lenda do Cavaleiro sem Cabeça? Comente, logo teremos resenha dela por aqui!

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

2 Comments

  • Jessica
    6 de outubro de 2013 at 19:56

    Nossa. Não sabia que tinha HQ do fantasma da Ópera. E não esperava uma avalição tão baixa, eu li a muitos anos a história (tinha e ainda tenho uma fascinação imensa pela história que é muito mais do que aparenta). Meu personagem preferido é o Erick (O fantasma da Ópera, acho a sua história incrível, e ele próprio uma pessoa fantástica e engenhosa, e incrivelmente inteligente). Não gosto nem dá Daae nem do Conde (acho ambos personagens bem falsos, principalmente a Daae). Não gostei muito do traço da HQ, mas acredito que para crianças é uma ótima alternativa!

    Reply
  • […] cometei aqui no blog sobre outro exemplar da coleção Graphic Chillers, fiz a resenha de O Fantasma da Ópera e vocês puderam ver que não foi a minha graphic novel […]

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.