Menu
HQ

[Resenha] A Divina Comédia de Dante de Seymour Chwast | @Cialetras

Nesta versão para o poema épico renascentista, Dante e seu guia Virgílio vestem seus chapéus de feltro e vagam pelos domínios de um Inferno, um Purgatório e um Paraíso em estilo ‘noir’. No caminho, eles deparam com inúmeros pecadores e santos – muitos deles pessoas reais às quais Dante designa uma punição horrível ou prazeres indescritíveis – e ficam frente a frente com Deus e Lúcifer. 

Ontem no lançamento de Insanas, elas matam! vol2 minha linda amiga fofa, Danielle me presenteou com essa  linda Graphic Novel de Seymour Chwast sobre a Divina Comédia de Dante Alighieri.

Acho que todos já conhecem a obra de Dante Alighieri, o grande escritor italiano que escreveu uma das obras mais fantásticas já escritas nesse mundo. Dante escreveu apenas A Divina Comédia e esse seu trabalho foi o que garantiu que hoje, muitos e muitos anos depois eu estivesse aqui falando sobre essa obra para vocês. Uma obra que me fez até estudar italiano para poder lê-la no idioma original.

A obra de Dante conta sobre sua viagem pelos círculos do inferno, a subida ao purgatório e a chegada ao paraíso. A história de Dante já inspirou muitos autores, e mais recentemente Dan Brown escreveu o livro Inferno que cita muito bem a Divina Comédia. (Você pode conferir minha resenha aqui).

O livro também inspirou games, outros livros, mangás e até um anime intitulado com o mesmo nome que você pode até mesmo assistir no youtube. Eu achei um vídeo com ele completo, não com a melhor imagem do mundo, mas está dublado.

Mas vamos voltar para a resenha, depois você assiste o filme e me conta o que achou, okay?
A obra de Seymour não é indicada para quem ainda não leu A Divina Comédia original ou não conhece nada sobre a história de Dante. Caso por exemplo, você já tenha lido o Inferno de Dan Brown, vai ter uma ideia melhor, afinal Dan consegue esmiuçar a obra e quase não deixar nada para Dante nos contar.

A Graphic Novel é quase guia visual de O Inferno de Dante, ela explica todos os círculos do inferno, todos os degraus do purgatório e todas as camadas do paraíso.
É  errado falar que o quadrinho é raso sobre a história, afinal conseguir colocar todos os versos de uma obra tão grande em tão poucas páginas é impossível. E até que ele cumpri muito bem o seu papel de passar uma informação consistente e real sobre A Divina Comédia.

Conseguimos todos os detalhes mais importantes e se você já conhece um pouco da obra e não tem vontade de ler todo o livro a Graphic Novel pode ser a saída perfeita para você conhecer um pouco mais da história sem erros e conseguir impressionar as gatinhas citando Dante.

Transformar um poema tão épico em uma graphic novel deve ser um trabalho dificílimo, mas Chwast consegue muito bem. E enquanto alguns podem se incomodar com as ilustrações mais brutas, na minha opinião combina perfeitamente com  o que cada quadro quer te passar.

A diagramação nos quadros ficaram muito boas e alguns detalhes completam com maestria as ilustrações como o letreiro brilhante na porta do inferno como se fosse um bar. Ficou awesome ou como diríamos em italiano, ficou imponente, maestoso!

“Lasciate ogni speranza, voi che entrate”

Não esqueceu da frase central e isso já me faz dar uma boa nota para o livro, as capas é muito bonita, com uma escolha de cores neutras que não contrastam com as cores preto e branco  de dentro. As contra capas também são ilustradas, ficou realmente bonito.

Eu gostei muito da Graphic Novel, só que acabei a história querendo mais, querendo sair correndo para pegar um exemplar completo e conseguir acompanhar novamente a jornada do poeta que cumpriu seu papel na história e contou para nós humanos tudo aquilo que lhe foi pedido ao chegar aos céus.

Como não ficar impressionado com a obra de Dante? Que em exílio e sem o amor da sua amada se dedicou a escrever uma das maiores e melhores obras que o mundo já viu?

Eu ficaria intimidade em criar uma Graphic Novel em cima desse grande trabalho, Seymour conseguiu, então apenas o que tenho a falar é leia, tanto o livro como a GN!

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

3 Comments

  • Fabíola Borges
    22 de julho de 2013 at 04:11

    Que linda essa versão!
    Já li a parte “Inferno” e a metade da “Purgatório” da obra original (em português). Preciso concluir a leitura, mas gosto de ir lendo aos poucos e interpretando bem.
    Deve ter ficado muito legal em Graphic Novel. Pelas suas fotos, achei os desenhos lindos 😀
    Assim que eu acabar de ler A Divina Comédia, com certeza vou ter que comprar esse!

    Reply
    • Anna Schermak
      22 de julho de 2013 at 11:13

      Compre e se delicie com a obra Fabíola.
      Você faz bem em ler aos poucos e com calma. É muito melhor e vai aproveitar ainda mais todo o conteúdo da Divina Comédia.

      Reply
  • […] O prêmio será uma Graphic Novel linda dos deuses! CLIQUE AQUI e confira a resenha que fizemos da obra […]

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.