Menu
HQ / Literatura

[Resenha] A Guerra dos Tronos, a HQ Volume II de G.R.R. Martin | @Fantasy_cdp

Autor: G.R.R. Martin
Título: Guerra dos Tronos HQ Vol 2
ISBN: 9788577344291
Selo: Fantasy Casa da Palavra
Ano: 2013
Edição: 1ª
Número de Páginas: 480
Formato: 16 x 23 cm

 Saraiva R$31,90 

Sinopse: O inverno está chegando… e, com ele, terrores além da imaginação. Depois do sucesso do volume I da graphic novel do A Guerra dos Tronos, você não vai querer perder a continuação, em cores vibrantes, da aclamada saga de George R. R. Martin. Neste novo volume, você terá a oportunidade de acompanhar a trajetória de Tyrion, que é injustamente capturado pela Lady Catelyn e levado até os confins das montanhas do Ninho da Águia. Também poderá vislumbrar as paisagens estonteantes do alto da Muralha e misturar-se aos homens jurados da Patrulha da Noite junto com Jon Snow. Além de assistir de camarote às empolgantes cenas do Torneio da Mão, que junta cavaleiros de vários reinos em uma batalha de vida ou morte. No final das páginas, você poderá acompanhar também os bastidores da produção desta obra-prima do romancista Daniel Abraham e do ilustrador Tommy Patterson, que não estão apenas transformando a épica saga de fantasia de George R. R. Martin em uma graphic novel. Mas que traduziram-na meticulosamente para uma forma de arte e capturaram as nuances intrincadas dos romances de Martin assim como a HBO está fazendo com a série blockbuster. A colaboração de Abraham e Patterson é mais do que apenas uma adaptação fiel, é um trabalho de amor e uma emocionante obra-prima por si mesma.

————————

Perdoem-me pelo que vou dizer, mas vou me ater a resenhar a edição e adaptação para os quadrinhos do livro a Guerra dos Tronos, primeiro volume das Crônicas de Fogo e Gelo, do aclamado G.R.R. Martin, uma vez que me parece pouco provável que você, leitor esclarecido, não a conheça.

GuerraDosTronos_HQ_2 (5)

O meu primeiro volume dessa riquíssima adaptação não é da Fantasy, mas sim da Editora Barba Negra, um antigo selo da editora Leya, se bem me recordo. A nova roupagem que a Fantasy deu para o encadernado me deixou bastante satisfeita: manteve a mesma gramatura e qualidade das páginas da antiga edição, porém essa possui capa com orelhas, o que me deixa muito feliz! Realmente odeio capas com os cantos nicados.

GuerraDosTronos_HQ_2 (6)

O making of dessa segunda edição, em minha opinião, foi muito melhor. Temos todo o processo criativo de uma das passagens mais emblemáticas desse volume: O Torneio da Mão. O making of começa com a transcrição exata do capítulo da Sansa do livro, no qual é descrito sobre o seu ponto de vista o torneio. Na sequência temos o roteiro, escrito por Daniel Abraham, contendo tudo que deve aparecer em cada quadro, em cada página, incluindo os diálogos e notas. Na sequência temos uma de roteiros corrigidos e reorganizados, além de explicações dos motivos que levaram a essas reorganizações.

GuerraDosTronos_HQ_2 (2)

A palavra vai então para Tommu Patterson, o brilhante desenhista da sperie, que explica as maiores dificuldades encontrada e como processo transcorreu, e então nos deleitamos com a sua arte em lápis. Confesso que nessas horas gostaria mais que a hq fosse preto e branco, de tão lindo e rico que o traço de Tommy é. Na sequência temos o letreiramento, realizado por MArshal Dillion e a colorização, por Ivan Nunes.

GuerraDosTronos_HQ_2 (4)

 

GuerraDosTronos_HQ_2 (3)

Mas, infelizmente, nem tudo são flores. Notei um erro bem feio na edição: na cena em que Arya se perde na Fortaleza Vermelha, e vai parar na sala dos dragões, então, apavorada sai correndo e encontra dois homens falando sobre “o Leão e o Lobo”. Uma das páginas onde ocorre essa ação apresenta os balões de narrativa pertencentes à vista panorâmica do Torneio da Mão. É bastante evidente, pois os balões de ponto de vista de Sansa são amarelos, enquanto que os de Arya são alaranjados, e nessa cena temos os dois balões.

GuerraDosTronos_HQ_2 (1)

Além disso, algo que me incomodou foi a ausência, novamente, de paginação. É algo pequeno, mas faz diferença pra uma pessoa que tem o costume de acompanhar a paginação para não virar duas páginas juntas.

GuerraDosTronos_HQ_2 (7)

Tirando esses detalhes de edição, o volume é belíssimo! A parte interna da capa tem detalhes muito bonitos, os desenhos são um show a parte e a adaptação do livro é excelente. Essa é mais uma mídia da Guerra dos Tronos que me apaixonei e virei fã.

Fico feliz que a Fantasy voltou a publicar essa HQ no Brasil. Mas posso esperar para o terceiro volume!

About Author

Dani. Um ser estranho e recluso, no auge dos seus 23 anos, vivendo na Rivendell catarinense (só que mais quente). É engenheira de formação (só falta o diploma, ok?), leitora compulsiva e colecionadora de hqs. Ama fantasia, ficção científica, literatura técnica e abraços quentinhos.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.