Menu
Literatura

[Resenha] Os Gêmeos, Livro I das Crônicas de Salicanda de Pauline Alphen | @cialetras

Autor: Pauline Alphen
Título: Os Gêmeos
ISBN: 8535920072
Selo: Companhia das Letras
Ano: 2011
Número de Páginas: 368
Formato: 16 x 23 cm

 Submarino R$19,75

Sinopse: Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar. Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar. Claris, que divide o tempo entre os livros, as aulas de esgrima e as cavalgadas na floresta, anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos – o que ela acha extremamente irritante. Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.

————

Segunda vez nesse ano que venho feliz e saltitante, sugerir para você leitor um livro de fantasia escrito divinamente por uma mulher. O primeiro, se você está lembrado, foi O Aprendiz de Assassino de Robin Hobb. Hoje venho falar sobre o meu novo amor literário: Os Gêmeos, o primeiro livro das Crônicas de Salicanda, escrito com maestria pela brilhante mente da senhora Pauline Alphen.

Livro_Os_gemeos (1)

Literatura fantástica na cara do leitor! E de um jeito muito inovador: sociedade medieval, com o mínimo de tecnologia que se pode imaginar, em pleno ano de 2200 e tanto, num misto de culturas fascinante.

Livro_Os_gemeos (2)

Os personagens são extremamente cativantes e humanos. E não digo isso apenas sobre os gêmeos que dão título ao livro, a atrapalhada e destemida Claris e o pacífico e aparentemente adoentado Jad. Não! Estou falando de absolutamente todos os personagens, desde o pai e a mãe das crianças até o professor, o livreiro, a ama e cozinheira, os amigos, enfim, todos os personagens são de suma importância para o perfeito decorrer na história. Cada personagem tem a sua parcela de importância no todo, e cada detalhe é necessário para formar o quebra cabeça misterioso e mágico que essa história é.

Livro_Os_gemeos (5)

Digo mágico porque além de uma ótima trama temos seres mágicos e fenômenos misteriosos mal compreendidos tanto pelos do passado quanto pelos atuais habitantes da comunidade de Salicanda.

Livro_Os_gemeos (3)

Algumas passagens do livro me deixaram especialmente contente, como, por exemplo, quando Duque, o pai dos gêmeos, confessa que Star Wars não é uma história inventada por ele, ou lida em um livro, mas sim um antigo filme que passava na “totalvisão” dos Tempos de Antes.

Livro_Os_gemeos (4)

Outra coisa que me chamou a atenção, e que certamente chamará a de tantos leitores são os Nômades da Escrita, pessoas cuja formação é sair pelo mundo, sozinhas, escrevendo sobre ele, sobre o que sentem, sobre as pessoas, sobre o futuro, passado e presente. Simplesmente escrevendo. Temos trechos das anotações da mãe dos Gêmeos sobre o leitor, o livro e o autor que são simplesmente fantásticas!

“O Verdadeiro Leitor corre todos os riscos.

O risco de saber o que as personagens não sabem.

O de não saber o que sabem as personagens.

O de entender algo diferente do que o autor pretendia.

O Verdadeiro Leitor não está nem ai, ele viaja…”

Pauline vai revelando aos pouquinhos para o leitor o que levou a sociedade superdesenvolvida tecnologicamente, que conquistara o espaço, a entrar num declínio, culminando no total abandono e repúdio das antigas tecnologias. Vamos entendendo e descobrindo tudo junto com os gêmeos e os mais jovens de Salicanda, nascidos após a Grande Catástrofe. É uma visão pós-apocalíptica muito interessante, e que, particularmente nunca havia visto antes. É como se fosse um steam-punk às avessas.

Livro_Os_gemeos (6)

Gosto não só do roteiro, mas da narrativa em si. Ela é bastante fluida, não se prendendo a descrições desnecessárias, não cansando o leitor.

A edição pela Cia. Das Letras é lindíssima, com folhas amarelas, uma capa linda e uma edição que embora tenha suas mais de 350 páginas, é bastante leve para ser carregada por ai.

Não vejo a hora de ler o segundo volume dessa aventura épica!

About Author

Dani. Um ser estranho e recluso, no auge dos seus 23 anos, vivendo na Rivendell catarinense (só que mais quente). É engenheira de formação (só falta o diploma, ok?), leitora compulsiva e colecionadora de hqs. Ama fantasia, ficção científica, literatura técnica e abraços quentinhos.

1 Comment

  • gabriela barreira
    15 de novembro de 2013 at 12:59

    A-DO-REI essa resenha ! Vou ler Os Gêmeos com certeza !

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.