Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

[Resenha] Os Escritos Secretos de Sebastian Barry| @BertrandBrasil

Leia como se estivesse lendo uma alma…

Roseanne McNulty é uma idosa que há quase sessenta anos mora em um asilo. Doutor Grene, há décadas o psiquiatra responsável pela instituição, precisa finalizar alguns casos e analisar que pacientes podem ser liberados antes que o governo derrube o prédio em que ela funciona. Ao estudar o caso de Rose, o médico descobre que não conhece as origens dela nem por que foi parar lá. Como esclarecer isso? Perguntar à frágil paciente já com 100 anos e assumir seu descaso não parece uma boa ideia.

 

O romance foi chamado de “magnífico” pelo jornal britânico The Guardian e de “poderoso e memorável” pelo The Financial Times.  E se ainda não precisasse de mais nada ele  venceu o Costa Book Awards em 2008 e foi finalista do Man Booker Prize no mesmo ano.

Okay, E DAI? você me pergunta… E eu te conto que Sebastian Barry é um poeta, e um poeta nunca deixa de ser um poeta, independente da forma que decida escrever. E eu ainda completo e digo que além de ‘magnífico, poderoso e memorável”, ” Os Escritos Secretos”  é como se pudéssemos ler alma de alguém.

Quando comecei a ler Os Escritos Secretos foi como se um peso saísse dos meus ombros, ler um livro bom é encontrar apoio em meio aos problemas e aqui. Conversando com a Sra. McNutly nós descobrimos mais da vida do que em qualquer lugar.

É um livro para ser lido de vagar e apreciado. Com a linguagem mais poética Sebastian nos conta acontecimentos tristes, de uma forma sutil que só conseguimos compreender a dor e o peso que se instalou em nosso coração por acabar de ler uma tragédia após algum tempo.

Conseguimos sentir cada pedacinho de sentimento de Roseanne por cauda dessa forma de escrita. Com ela vamos aprendendo que nada acontece de uma hora para outra. É tudo um conjunto de coisas que foram aos poucos crescendo dentro de nós até tomar um tamanho inesperado e maior do que imaginávamos.

O livro nos leva a virar cada página em busca de mais informação, queremos conhecer aquela jovem senhora de 100 anos. Queremos saber o que realmente aconteceu para que ela estivesse naquele lugar. Sebastian tem o leitor em sua mão do início ao fim. É incrível.

É difícil falar algo ruim quando o livro te toca tanto. E apesar de não ser um dos meus livros favoritos. Os Escritos secretos merece por todo o seu talento 5 xícaras de café quentinho. Não é o livro que você lê para saber o final. E sinceramente? Dane-se o final. Leia pela experiencia. Por toda a linguagem poética e deliciosa de se ler!

Leia o primeiro capítulo

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos