Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada.
Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum… e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação.
Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão?
Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafio. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.
“– Parecia real.
– Eles são bons em fazer parecer verdade. Alguns seres humanos passam a vida toda fazendo algo que não é o que parece ser.”
Poseidon é o primeiro livro da série O Legado de Syrena, que conta com mais dois livros ainda não traduzidos (of Triton e of Neptune) e foi escrito por Anna Banks, autora norte americana de livros young adult. Poseidon é o primeiro livro da autora a ser publicado aqui no Brasil.
O livro conta a história de Emma e Galen que são Syrenas – ou sereias, mas eles não gostam muito dessa denominação – e Emma possui o Dom de Poseidon que Galen procura para salvar seu reino no fundo do mar, só que ela ainda não sabe disso. Emma é a típica garota americana, que vai a escola, tem melhores amigas e problemas em casa, seu temperamento forte e sua teimosia só serviram para complicar ainda mais a vida de Galen, príncipe das águas, que tem uma beleza fora do comum e o charme que chama a atenção de qualquer garota.
“A maré da manhã serve de companhia quando não queremos ficar perto das pessoas. Acalma e conforta sem pedir nada. O sol, porém, pede. Quanto mais alto fica, mais eu me lembro de que nada detém o tempo. Não há como escapar dele. Ele escorre esteja você observando o relógio do seu avô ou o sol.”
Eu acredito que livros que tratam sobre mitologia sejam bem mais complicados de escrever, porque é preciso o cuidado do escritor para conseguir mexer com o imaginário do leitor e deixa-lo acreditando que tudo aquilo é real. Em Poseidon, Anna Banks consegue fazer isso com maestria. Ela brinca com a história das sereias e não joga toda essa fantasia de uma vez, toda a história dos Syrenas é apresentada aos poucos e você vai descobrindo esse novo mundo junto com a protagonista.
Apesar disso, a autora focou demais no romance e deixou de explorar melhor a mitologia e o legado das Syrenas. Algumas cenas Emma/Galen se repetiram várias vezes deixando o livro cansativo e clichê em algumas partes.
“Talvez ele esteja esperando que eu me equilibre. Talvez esteja esperando que eu reúna meu orgulho. Espero que ele tenha o dia todo para isso.”
Por ser a 1° impressão o livro ainda precisa de alguns retoques e de mais algumas revisões, não sei se foi culpa da tradução ou a autora escreveu assim, mas algumas partes são extremamente confusas e não fazem sentindo nenhum, precisei reler parágrafos inteiros para entender e as vezes, mesmo assim, as palavras não se encaixavam dentro do contexto.
“Eles são bons em fazer parecer verdade. Alguns seres humanos passam a vida toda fazendo algo que não é o que parece ser.”
Fora isso, uma das coisas que mais amei no livro foi a capa e a diagramação. A editora Novo Conceito manteve a capa original, que eu achei maravilhosa – assim como as capas dos próximos dois livros da série, que eu espero que a editora mantenha também – e fez uma diagramação simples e delicada. Vale a pena ler só pela sensibilidade com que o livro foi montado. Ele fica lindo da estante!
De modo geral o livro é bom, a história é interessante e é impossível não ficar curioso para descobrir como Emma vai lidar com essa vida nova que acabou de descobrir. Recomendo para quem gosta de mitologia, história e drama. Vou esperar ansiosa pelos próximos livros da série.
Edição: 1 | Editora: Novo Conceito | ISBN: 9788581633152 | Ano: 2014 | Páginas: 288
Nota: 3,5/5
Comprar: Submarino | Americanas
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook ? Instagram ? Twitter ? Tumblr ? Google +
Aproveite para seguir a Amanda nas redes sociais!
Instagram ? Twitter
Do nada me lembrei do arco dos Tritões de One Piece onde a princesa Shirahoshi (que é uma sereia gigante) tem um dom que pode salvar alguma coisa, mas ela não sabe.
Nada a ver comentar sobre One Piece aqui… mas deixa.
Sei pouquíssimo sobre mangá, mas já ouvi falar super bem sobre One Piece. Dei uma procurada aqui sobre a Shirahoshi e a história dela parece ser mesmo bem parecida com a da Emma mesmo. Adorei saber!
Já tinha lido algo a respeito dessa “exploração” do romance dos personagens deixando de lado o que o livro realmente parecia ser sobre. Não é do tipo que eu leria, provavelmente, gosto de mitologia, mas prefiro ler os compêndios a respeito das crenças antigas. Acho sensacional. 🙂
Beijo!
Poseidon foi o primeiro livro que li que tratava sobre esse “universo” aquático. Concordo que a autora acabou focando demais no romance e poderia ter tratado mais sobre a mitologia, mas mesmo assim o livro é bom e estou aguardando pela sequência.
Beijo,
Naty.
P.S.: Adorei essa segunda foto porque ficou parecendo que o livro acabou de ser tirado da água :B
Todas aguardando as sequências! \o/
A Anna arrasa com as fotos, né?!
Achei interessante!
Não sou lá muito fã de mitologia mas fiquei curiosa para saber como essa história se desenvolve.
Adorei a resenha 🙂
Beijocas!
Eu gosto bastante de mitologia! To curiosíssima para saber como continua!
Muuuito obrigada ?
beijos. 😉