Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

Top 5 livros que deviam virar série

ALOHA! Cá estou eu com mais um top 5. Por quê? Por que eu acabei de ler O Filho de Netuno e fiquei MORRENDO POR DENTRO por não ter nenhum material visual do Rick Riordan pra ver que não fosse a adaptação horrível de Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Essa depressão pós-livro me levou a pensar: que outros livros eu queria ter algo pra ver e não só ler? Uma lista gigantesca surgiu na minha mente insana, mas daí eu parei pra pensar “Mas alguns destes livros ficariam melhor como série, o resto funciona como filme”. Daí saiu esse top 5, espero que vocês gostem!

#5 – As Brumas de Avalon

Eu sei que tem aquele filme/minissérie condensada de2001, e é uma adaptação boa. Mas eu gostaria MUITO de ver uma nova versão dos livros em forma de série, um bom roteirista e uma boa equipe de CGI e efeitos especiais faria MARAVILHAS com a obra da Marion.

Talvez não seja a melhor série pra se fazer agora, com Game Of Thrones mandando na esfera de séries “épicas” e Merlin no campo da lenda do rei Arthur, mas Brumas é uma obra que deveria voltar às telinhas. Aguardarei ansiosamente.

# 4 – Trilogia O Herdeiro

A trilogia do Herdeiro, composta pelos livros Herdeiro Guerreiro, Herdeiro Mago e Herdeiro Dragão, é uma trilogia fantástica, mas verossímil. Eu comentei sobre essa trilogia no PausaNews de novembro: uma obra escrita por Cinda Williams Chima. Lá eu não tive tempo de comentar sobre o que é a obra. É a história por trás da história. Chima relaciona seus personagens e sua própria mitologia à história de fato, entrelaçando sua trama de magos e guerreiros à Guerra das Duas Rosas. A trilogia tem um ritmo ágil e mistura batalhas, magia, o mundo moderno e a história antiga.

Por que esse livro deveria virar uma série, e não um filme? Por causa da mitologia que ele constrói ao longo dos livros. Poderia virar um filme? Sim. Mas seria mais complicado trabalhar toda a trama da guerra das rosas e das casas dos magos em duas horas, duas horas e meia. Vários episódios de 45 minutos seria ótimo, sem falar que a série tem o potencial pra agradar adolescentes e adultos.

#3 – Trilogia Sprawl

Composta por Neuromancer, Count Zero e Monalisa Overdrive. Três primeiros livros do gênio William Gibson, conhecido como profeta noir do cyberpunk. Mas wtf is cyberpunk? É uma vertente da ficção científica. Um jeito mais simples de explicar o cyberpunk é quebrar a palavra e se focar em “cyber”. Um livro cyberpunk é tecnológico, rápido e normalmente apresenta sociedades cheias de mazelas que vieram com a tecnologia.

Uma curiosidade: Gibson cunhou o termo “ciberespaço”. Sim. A trilogia sprawl devia ser leitura obrigatória para todos os nerds, mas se fosse transformada em uma série poderia ser um fenômeno mundial.  São livros rápidos, ritmo marcado e com um potencial visual imenso.

#2 – Série Outlander

Diana Gabaldon cria um novo patamar sobre romances históricos com essa série. Sem falar que além de romance, mistério, ação e tudo mais, ainda temos viagem no tempo. Sem falar que boa parte da trama se passa na Escócia antiga, você quase consegue OUVIR o sotaque lendo o livro. Ok, isso foi um exagero, mas é bem por aí.

O livro é tão bem ambientado e tão bem escrito que ele só precisaria de uma equipe competente. Tudo o que você precisa saber para adaptar o livro está nele, descrições detalhadas sobre locais, comportamentos, roupas e tudo mais. Tem um ponto em que até se discute sobre depilação na França do século XV/XVI (não tenho certeza do século, mas é por aí).

#1 – Percy Jackson/Heróis do Olimpo

Ok, eu sei que esse primeiro lugar foi meio previsível. Eu morro de amores pelos livros do Rick Riordan, ele escreve de maneira única, engraçada e respeita a mitologia. Eu sei que tem gente que vai entrar no modo nitpicking e “ah, mas ele fala X e não é exatamente assim na mitologia grega”. Parem de purismo/conservadorismo, isso não é legal e é meio que auto sabotagem no quesito entretenimento.

Mas por que eu acho que essas duas séries merecem o primeiro lugar? Primeiro por que Percy Jackson já teve uma adaptação e foi TÃO sofrida, TÃO ruim que Hollywood pode ter matado ali uma franquia com um potencial gigantesco. Depois por que Riordan amarra suas obras, Heróis do Olimpo começa no Último Olimpiano, o último livro do Percy. Até mesmo as Crônicas dos Kane tem citação aos livros do PJ.

Então é isso, os livros do Riordan merecem uma adaptação boa, eu choraria de emoção ao ver os livros bem adaptados e construídos como eles merecem.

 

Faltou algum livro nessa lista? Algum deles não devia estar aí? Comentem aí!

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos