Menu
Top5

[Top5] Dicas para aproveitar melhor o tempo e ler mais!

Muitos leitores me perguntam como eu faço para ler tanto em tão pouco tempo. Acreditem, eu leio muito menos do que deveria ser a minha meta. Os 100 livros para ler empilhados no canto do quarto que o digam.

Minha média é 15 livros por mês, não é algo difícil, uma média de 1 livro a cada dois dias mas também não é fácil e para ajudar vocês a melhorar a média eu resolvi juntar as minhas melhores dicas (ou não) para que vocês possam começar a aplicar no dia a dia.

[button color=” light” link=”” target=””]5 Dicas para Aproveitar o Tempo e Ler Mais![/button]

1- Aproveitar cada minuto do seu dia.
Vai no banco e provavelmente via ficar na fila? Vai para alguma consulta de rotina no hospital e vai ficar na fila? E tantas outras coisas… pois bem, eu aproveito todos esses momentos para ler, eu sempre, mas SEMPRE mesmo tenho um livro na bolsa e se não for um tem até dois para evitar que um dos livros acabe e eu fique sem algo para ler.

2- Facebook? NO!
O Facebook e outras redes sociais são os maiores vilões da leitura, vamos para ver nossas mentions e perdemos 1hora no bate papo, conferimos as atualizações e lá se foram 2 horas.. A hora de almoço mesmo é inteira só rolando a página para baixo.
Sério… é legal gente mas nem tudo que é legal faz bem.
Eu amo o facebook, ele é a fonte do meu salário no fim do mês como Social Media, mas se não for para vocês acessarem o Pausa Para um Café, melhor ficar menos no facebook hehehe

3-  Transporte… a maior fonte de tempo para ler.
Quanto tempo você passa indo e voltando do trabalho/escola e faculdade? Se você não vai dirigindo pode aproveitar esse tempo para dar algumas folheadas naquele livro que está perdido dentro da bolsa. Eu praticamente só leio no ônibus, passo 2 horas da minha vida por dia me transportando para ir ou voltar do serviço então… consigo ler boas 200 páginas no mínimo.

4- Antes de dormir.
As vezes estamos muuuuuito cansados, temos que conferir emails, ficar com a família mas que tal estipular uma meta de ler pelo menos três páginas antes de dormir? Pode ajudar muito a caminhar nas leituras, pelo menos pra mim funciona muito!

5- Nada de cobranças!
Cada vez que você se cobra para terminar um livro, você acaba ficando desanimado com a leitura, ler obrigado é a pior coisa que existe na vida, os livros não caminham, ficam sem graça e perdem totalmente a magia.
Leia o que te der vontade, não se obriga a ler um livro por que precisa. Eu sofri muito com isso até descobrir uma frase que virou minha filosofia de vida:

Minha vida é muito curta para ler livros ruins! 

São apenas 5 dicas pequenas, curtas mas que me ajudam muito a manter o ritmo de leitura e a qualidade da mesma. Aproveitem para comentar sobre quais são suas técnicas para ler mais e aproveitar seu tempo!

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

8 Comments

  • Monica Silva
    6 de março de 2013 at 18:16

    É uma pena eu não conseguir ler em transporte, fico enjoada, deve ser falta de costume mesmo. Meu horário preferido é antes de dormir. Redes sociais estão realmente tomando muito meu tempo… preciso rever meus horários!

    Reply
  • Talita Silva
    6 de março de 2013 at 22:10

    Arranjar tempo para ler, está ai meu problema, apesar d’eu ter um bom tempo, que muitos não tem eu não consigo aproveitar. Se eu levo um livro pra ler quando eu saio de casa, simplesmente acontece tudo pra mim não ler. Ler no durante o transporte pra mim não rola, fazem 11 anos que nem tento, da ultima vez – a onze anos atrás – eu quase morri de tanto que passei mal. O que funciona pra mim é a dica quatro, eu sempre leio antes de dormir, coloco a luz na tomada – sim aqueles plug in que coloca a luz e vai á tomada – e a leitura rende que é uma beleza.

    Reply
  • Rafaela
    19 de abril de 2013 at 17:54

    Faço tudo isso ^^

    Reply
  • Marli Carmen
    19 de abril de 2013 at 17:56

    Oi, adorei sua postagem. Eu leio em transporte. No começo ficava enjoada, mas isso tudo é treino. Agora vai numa boa.
    Vou sair do face heheeh
    beijoooooooooooooosssssss

    Reply
  • Elisa
    19 de abril de 2013 at 18:43

    No transporte só para quem pode…

    Reply
  • Celly Borges
    14 de Maio de 2013 at 17:53

    “Minha vida é muito curta para ler livros ruins!”, também sou dessas. Antes eu lia de teimosa e sempre me decepcionava. Hoje sou diferente, tenho centenas de livros me esperando, não posso ficar com um desagradável.

    Ótimas dicas, principalmente a do Facebook, que é um vício do mal nessas horas, principalmente.

    =)

    Reply
  • Myllena
    15 de Maio de 2013 at 01:19

    Eu consigo ler um livro por dia. Na maior parte do meu tempo estou lendo, até mesmo nas horas que estou ocupada, na escola eu passo o intervalo inteiro na biblioteca, na sala de aula sempre que termino a lição volto a ler, sempre carrego algum livro na bolsa, assim q surge uma oportunidade eu leio, a ultima vez fui ler um livro na rua eu bati a cabeça e.e

    Reply
  • Helio
    17 de setembro de 2013 at 12:04

    Poxa, Anna. 200 páginas em 2 horas! Quero ser como você quando crescer.
    Tenho o costume de ler em ônibus e antes de dormir. Apesar de ler na cama ser muito comum para mim, diminui minhas horas de sono, pois não tenho limites.

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.