Menu
Top5

[Top5] Palavras e expressões que só leitores entendem

Não adianta buscar o significado no dicionário. Tem coisas que, se você não leu o livro, você não vai entender. Alguém pode até te explicar a ideia, mas você só consegue compreender todo o sentido quando lê a obra completa.

Vamos a elas.

5 palavras e expressões que só leitores entendem

5. Verdadeiro ou Falso?

Trailer1-90

Não, não é questão de prova.

Se você leu a trilogia Jogos Vorazes, você faz parte do grupo de pessoas que entende que essa simples expressão é carregada de dor, sutileza, superação e loucura.

4. Sempre

always-books-freedom-harry-potter-Favim.com-717044

Ou, na forma em inglês, como ela aparece muito através dos fãs: “Always”.

Severo Snape foi de vilão mais odiado a anti heroi mais louvado em poucos livros. E, das várias citações de Harry Potter que vão ficar no coração dos fãs de todas as gerações, “Always” é uma das mais fortes.

É uma simples palavra. Significa não cessar, não ter fim, não ter interrupção. Mas, para amantes de HP, significa saber amar de um jeito quieto, discreto, verdadeiro e eterno.

3. Nunca mais

the-raven-nevermore

Essa é outra que também é mais conhecida na sua versão em inglês.

É muito difícil ouvir alguém dizer “Nevermore” e não pensar no Corvo. O tom sombrio e pesado que envolve uma simples palavra é reservados aos leitores de Allan Poe.

2. Valar Morghulis

valar_morghulis_by_mrminutuslausus-d68v60y

Fãs de Game of Thrones (seriado) podem reclamar e dizer que uma expressão muito mais forte seria “Dracarys”. Mas se você passou páginas e páginas a fio, “ouvindo” Arya recitar sua lista negra sempre concluindo com uma lembrança: Valar Morghulis… A curiosidade desesperadora, a vontade de avançar os capítulos para saber quando ela descobriria o que aquilo queria dizer e o momento épico quando essa hora finalmente chega. Se você passou por todas essas etapas, Valar Morghulis tem um peso e um significado para você que nenhum não-leitor de Crônicas pode compreender.

1. Toalha

6922923896_b7fb3801ba_c-648x431

É difícil escolher uma só coisa do Guia do Mochileiro das Galáxias que tenha um significado diferente para quem sabe a história.

“42” e “Não entre em pânico” são concorrentes bem fortes. Mas a toalha acaba sendo, como o próprio Adams diria, o elemento mais importante. É o que não pode faltar.

Se você é nerd e geek como eu, então você já teve que ouvir alguém te perguntar em um 25 de maio “Mas por que diabos uma toalha?”

A toalha não é apenas um item que serve para se enxugar. Não me entenda mal, ela serve para isso também. Mas ela serve para muitas outras coisas, inclusive, para confundir não leitores e comemorar o Dia do Orgulho Nerd. (E não, eu não vou entrar agora na discussão sobre 25 de maio ser o dia de Douglas Adams ou o dia de Star Wars. Isso é uma longa história. ^^)

 

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

1 Comment

  • Flavinha
    7 de novembro de 2013 at 10:01

    Valar Morghulis é realmente uma expressão muito forte pra quem acompanha a série de livros, ainda mais pra quem tem a Arya como uma das personagens favoritas (o que é o meu caso).

    “Always” será a próxima tatuagem que eu farei, estou querendo muito fazer alguma que representa meu amor pela literatura, esta é perfeita 🙂

    Adorei o post!

    http://www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.