[Resenha] Monstros de Gustavo Duarde | @cialetras

Monstros de Gustavo Duarde
Edição: 1
Editora: Quadrinhos na Cia
ISBN: 9788535921724
Ano: 2012
Páginas: 88

Saraiva R$29,30 | Submarino R$ 34,50

Sinopse: É conhecida a preferência dos monstros pela cidade de Tóquio. Sempre que um desses lagartos gigantescos resolve dar as caras, é a megalópole japonesa que elege para apavorar. Quando muito, uma esticada até os Estados Unidos, mas é só.
Dessa vez, no entanto, três monstros surgem do mar para invadir outro balneário: a cidade de Santos, em São Paulo. Como em todo bom filme do Godzilla, eles aparecem misteriosamente, sem aviso e com apenas uma ideia: se alimentar da população local.
Mas cada cidade tem seu herói para uma situação dessas, e com Santos não poderia ser diferente. O algoz dos monstros, por assim dizer, será o velho Pinô, dono de bar, pescador e famoso contador de histórias. Um sujeito simples, sem muitas surpresas na vida. Ou não.
Quem conta essa história é o quadrinista e cartunista Gustavo Duarte, das premiadas Birds, Taxi e Có, todas vencedoras do prêmio HQ Mix, o mais importante do quadrinho nacional. Em Monstros! , Duarte dá sequência a seu ambicioso projeto: livros sem falas, num estilo imediatamente reconhecível e, sobretudo, direcionado a qualquer público, como num bom filme da Pixar.
Se a comparação soa exagerada, vale lembrar que Duarte é um dos mais bem-sucedidos quadrinistas independentes do Brasil, tendo esgotado tiragens e lotado eventos desde que passou a se dedicar ao gênero, em 2009.
Ainda assim, mesmo quem conhece sua obra certamente irá se surpreender com o escopo, a graça e o suspense de Monstros!

——————

 Vocês já sabem o quanto eu gosto das histórias do Gustavo. Já falei aqui sobre Pavor Espaciar, Birds e finalmente vim conversar sobre Monstros, a sua obra publicada pela editora Companhia dos Quadrinhos em 2012.

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (2)

 

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (7)

Monstros é uma história de suspense com monstros gigantes saindo do mar. Eu sei parece que a gente já ouviu essa história, parece que tudo pode ser chato e clichê, mas não. Para apresentar um mundo cheio de magias e mais pode ser muito mais sombrio do que imaginamos.

Em Monstros,  Gustavo Duarte trabalha com pessoas comuns, normais e que fazem coisas tranquilas, como trabalhar em seu bar e fazer coisas do dia a dia. Essas pessoas tão comuns podem surpreender, podem ter mistérios e segredos que são a salvação da humanidade. Sejam elas boas ou ruins. Pequenas ou grandes.

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (3)

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (1)

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (4)

Pinô, nosso personagem principal transmite uma tranquilidade incomum e nos faz perceber que no fundo as coisas são muito mais fáceis e clássicas se feitas com calma. Até mesmo que seu trabalho seja salvar o mundo, ou arrumar novos animaizinhos de estimação.

Gustavo tem uma arte linda, e com uma ilustração que brinca com o verde e o branco deixando um quadrinho visualmente limpo e calmo! Confira algumas imagens que separei para você.

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (12)

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (13)

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (11)

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (10)

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (6)

HQ_Monstos_Gustavo_Duarte (5)

Gustavo, agora um artista internacional, mostra em Monstros a sua forma clássica de mostrar as pessoas, seres e contar histórias. Histórias que crianças não podem ler e que você deve correr agora para conhecer!

Share:
3 comments so far.

3 respostas para “[Resenha] Monstros de Gustavo Duarde | @cialetras”

  1. Eu já me interessava pelo livro pela capa e a sinopse, agora sabendo o quanto você adorou esse e outros livros do autor Anna, fico com mais vontade ainda de conferir.
    E tem ilustrações belíssimas, né? Amei.

    Beijo

  2. […] Monstros de Gustavo Duarde Fantasmagorias As Sete Vidas do Amor Chamas da Escuridão Uma Longa Jornada Peça-me O Que Quiser Estranho Irresistível Quando Uma Garota Entra em um Bar A Bruxa de Near O Sal da Vida Noites Italianas O Fantástico Mundo dos Elementos  Indiscreto […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anna Schermak

Anna Schermak

26 anos, Curitibana, Formada em Marketing. Criadora do Pausa Para um Café e Social Media na maior parte do tempo. Apaixonada por cachorros, cafés e bons livros.

PUBLICIDADE

Publicidade

COLUNAS

Últimos Vídeos