Vídeos Segunda, Quarta e Sexta.   SE INSCREVA

Search

[Resenha] Espadachim de Carvão de @AffonsoSolano | @fantasycdp

Por Anna Schermak e Danielle Voltolini

Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E hoje ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.

 Atenção: As partes da Danielle estão em verde claro e da Anna em Branco.

Hoje essa resenha está diferente. Eu e a minha amiga super poderosa Danielle vamos escrever uma resenha dupla. Preparem-se para ouvir duas opinião sobre O Espadachim de Carvão de Affonso Solano, publicado pela Editora Fantasy – Casa da Palavra.

O Espadachim de Carvão conta uma história totalmente nova. Não espere nada do que você está acostumado. Cheio de nomes, lugares, raças e mitologias diferentes, Affonso faz sua estreia com charme e elegancia na literatura nacional brasileira, mostrando todo um talento (que eu já esperava) e que estava guardado apenas nos áudios de um tal Matando Robôs Gigantes.

485224_533268066716366_1750527545_n

 Ao adentrar ao fantástico mundo de Kurgala deixei todo o momento fã do lado de fora, de modo a fazer a leitura o mais crítica possível. Mas teve uma hora que não deu pra segurar, o senhor Solano superou todas as expectativas que eu tinha não só como fã, mas também como leitora compulsiva de fantasia.

Faço minhas as palavra da Danielle, a cada página que eu lia, a cada passo em que eu adentrava o mundo de Kurgala eu me deparava com monstros, seres, histórias cada dia mais fantásticas, histórias que nos mostram o porque de sermos leitores. E assim… por esse mesmo motivo começamos a nos identificar com nosso protagonista, Adapak. Um personagem que agrada a todos com seu jeito “affonso de ser” puro. – dá vontade de colocar num potinho.

Apesar do foco em Adapak os personagens que conhecemos durante toda a história ajudam a criar um clima de conhecimento. E assim crescemos dentro do universo criado pelo autor junto com o nosso herói, que também está ali, descobrindo aquele mundo. Conhecemos o pequeno Adapak e nos apaixonamos pelo caráter de um personagem que acabou virando nosso amigo.  Me peguei durante vários momentos da história perguntando para mim mesma se em algum momento poderia ajudar Adapak durante algum momento da sua jornada.

Esse ponto que a Anna salientou pra mim foi um dos mais interessantes: nós estamos conhecendo Kurgala junto com o Adapak. Ele está em uma posição um pouquinho melhor que a nossa em termos de conhecimento, mas é um conhecimento teórico apenas. Adapak não aprendeu com os livros e nem com a Casa sobre a malicia das pessoas.

O livro é dividido por capítulos que brincam com o passado e o futuro. Intercalando momentos que são precisos sem contar a história toda de uma vez. Deixando o mistério fluir aos poucos… a cada nova página. Ou seja, só conhecemos toda a história do espadachim quando terminamos o livro, mantendo o leitor ligado o tempo todo.

Isso é ótimo!
Confesso que em muitos momentos eu lia e ficava imaginando em que ponto eu poderia tirar uma xícara de café do livro. Mas isso se tornava mais difícil! Dizer que é perfeito parece ser muito opinião de fã. Nem todo o livro é perfeito. Nem mesmo Tolkien com suas descrições chaaaaaaaaatas. Mas O Espadachim, meio que equilibra os pontos e consegue ser um ótimo livro ainda em sua estreia!

Só vou ser chata aqui, e já até comentei com o Affonso sobre, a única coisa que me impede de elevar O Espadachim de Carvão a melhor livro da minha estante (tirando os clássicos, é claro), é a falta de desenhos lindos. Um apêndice cairia muito bem e serviria para aplacar o desejo dos fãs de verem mais da arte do senhor Solano, além de ajudar na visualização das raças, monstros e criaturas de Kurgala.

Eu não senti tanta falta dos desenhos como a Dani e os outros leitores porque não sou acostumada a ler quadrinhos e sinto um pouco incomodada quando não posso imaginar os personagens do meu jeito (mesmo que estejam errados na minha imaginação). O que realmente, parando para pensar agora é que falta no livro um “glossário”, são tantos nomes diferentes que mesmo prestando muita atenção acabamos meio perdidos. Isso ajudaria para aquela busca rápida quando você quer se lembrar daquele personagem que apareceu a um tempo atrás, daquele lugar ou até mesmo de qual era aquele Deus. (Super apoio!)

Quanto a história, nada em absoluto me fez torcer o nariz. Tudo, absolutamente tudo é muito bem estruturado, muito bem escrito. Os personagens são todos fabulosos. E o maldito do Solano consegue inserir criticas reais no meio da história, o que pra mim foi brilhante.

557959_531940196849153_2091900445_n

Realmente brilhante! Críticas a muitas coisas que as vezes nós mesmos queremos criticar e temos medo, receio… mas que quando são vindas de alguém tão sincero como Adapak é impossível não pensar em reavaliar as nossas atitudes.

Antes que eu e a Dani começamos a escrever uma tese de mestrado em cima do livro do Solano, precisamos chegar ao final e comentar a nossa nota. Preciso dizer que o Solano me surpreendeu com um final merecido. Eu não esperava mais, nem menos e senti meu coração em paz com um final que nós faz acreditar… (se segurando nos spoilers)

Eu soltei um sonoro xingamento e quis descontroladamente abraçar o Solano e agradecê-lo pelo final… *gesticulando sem conseguir encaixar uma palavra adequada* LINDO.

Com toda a parte gráfica que já é tradicional da Fantasy e seu trabalho lindo de folhas amarelas, bom espaçamento, fonte ótima e uma capa LIIIINDA! E claro…minha nota não pode ser menos de que 5 xícaras de café quentinho com uma intimação para que todos comprem o livro AGORA e o pedido de que eu preciso dar um abraço no Solano e agradecer pelo trabalho para criar essa história.

Pela Matriarca! A Anna falou tudo que eu queria, não vou ficar me enrolando… só digo que se você não for imediatamente atrás do seu exemplar… IKIBU!


E ai, curtiu nossa resenha dupla? Quer ver mais resenhas assim por aqui? Então comente no post <3 

Compre por R$29,90 

RESULTADO PROMOÇÃO DE MARCADORES!

promo

Comentário  10 = RAIZA!
Raiza, vamos entrar em contato pelo email que você deixou no comentário! 

Participe da promoção no blog!

sorteio

5 LIVROS PARA FICAR OBCECADO 5 LIVROS QUE TODO CREATOR DEVERIA LER 10 livros para ler antes do vestibular Halloween: 5 livros de terror na literatura 5 livros para começar a ler clássicos