Menu
Literatura Nacional

[Resenha] O céu é de esmeraldas de Vitória Trombetta | Chiado Editora

Sinopse: Asterix, futuro planeta Terra. O que conhecemos hoje foi classificado como os Anos Perdidos e o novo futuro é algo completamente diferente. As leis mudaram após uma invasão espacial, os Seres impõem regras e a consequências caso haja problemas é simples: aniquilação total ou parcial. Após um tempo, há um acordo. Só que o está por vir, parece se recusar a ter uma solução. Do outro lado do mundo, Louise e Verônica vivem sem saber das verdades de seu passado. Em meio de olhares e metáforas, a realidade parece não parece ser tão diferente de como é. As descobertas começam a surgir e nenhuma novidade parece ser o suficiente. Enquanto o tempo está acabando cada vez mais depressa, o desespero, as emoções intensas e as ações imprevisíveis são inevitáveis. E há tudo com tanta rapidez e sutilidade, que não há como escapar da morte.

“Essa menina linda era em parte de vocês, e em parte do céu.”

Quando eu li a sinopse desse livro a primeira coisa que pensei foi: Uau! Uma jovem brasileira escrever algo desse tipo deve ser, no mínimo, um livro muito interessante. E é claro que não me arrependi, quer dizer, eu fiquei meio perdida nele. As falas ficaram um pouco confusas e a explicação de como tudo aquilo aconteceu foi meio breve.  O livro me lembrou um pouco Jogos Vorazes e Starters, por causa da “mudança” repentina no mundo.

IMG_3889

 

A escritora brasileira tem 17 anos e fez um ótimo trabalho dividindo o livro em três partes. Depois que li a segunda parte, comecei a entender melhor a historia, porém, ainda acho que ela deveria ter se mantido mais um pouco no começo. O livro é cheio de metáforas entre os personagens, o que dificultou um pouco o meu entendimento com a leitura, as falas foram muito longas e cansativas e poderia ter mais detalhes relacionados as suas situações.

Vou ressaltar aqui que adorei a ideia proposta no livro, mas achei que esse exemplar único deveria ser pelo menos uma trilogia. A autora conseguiria expor melhor sua ideia e colocar mais ação a suas personagens.

É claro que no decorrer da leitura fui entendo melhor a ideia da autora e com o passar das folhas, fui percebendo que historia era muito mais do que uma breve confusão e adorei o final. O suspense criado ficou impregnado no meu coração e algumas questões preocupantes para a população do planeta Terra tornaram-se ainda reais nesse livro, com o avanço de uma terrível bactéria que se proliferava por meio as águas.

IMG_3886

Toda a inquietude das personagens Louise e Veronica foi tomando significado no decorrer do livro e o suspense que eu achava antes nunca descobrir, tornou-se explícito no seu final.

Eu adorei a capa do livro e descobri que tenho certa paixão por livros escritos por jovens brasileiros, fiquei muito animada com a historia. A autora Vitória Trombetta tem um grande futuro pela frente, mas consigo esperar muito mais dela nessas linhas. Aliás, amei o autografo! Hahaha

IMG_3888

 

Edição: 1 | Editora: Chiado Editora | ISBN: 9_789895109944 | Ano: 2014 | Páginas: 334

Nota: 3/5

Comprar: Com a editora

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

postautor

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.