Menu
Dicas para Blogueiros

Dicas para deixar o seu blog literário visualmente mais bonito e atrativo ao leitor!

Olá pessoal! Hoje começamos o dia com mais uma dica super bacana aqui na categoria “Dicas Para Blogueiros” e claro, espero que vocês gostem pois chamei até uma especialista para me ajudar nesse momento capcioso!

 Depois que comecei a fazer as postagens aqui no blog sobre esse tema, várias pessoas começaram a me enviar mensagem, email, tweets e comentários pedindo para analisar o blog, ajudar e dar dicas. Então criamos o #AJUDAANNA! Não sou o Luciano, mas faço a minha parte e resolvi então primeiro fazer um post com dicas que podem servir para vários blogs que pediram e depois partir para o específico. Okay?

Eu vou sim analisar o blog de cada um. Por isso criei esse formulário, INSCREVA-SE AQUI para que eu possa analisar o seu blog em futuras postagens no Pausa para um Café e discutir mudanças, dar dicas de como você pode usar a publicidade no seu nicho e como deixar o seu cantinho ainda mais legal! ATENÇÃO: tem uma opção onde você pode escolher o anonimato na hora das dicas, então eu só falo para você que aquele é o seu blog. Ninguém mais vai ficar sabendo que estou falando de você no post. Fica tranquilo, meu jovem.

Agora vamos as dicas que a designer, amiga e colega de trabalho Clarissa passou para ajudar vocês a melhorar o blog. Abaixo estão listados alguns erros cometidos na blogosfera que afastam os leitores e que com pequenas mudanças podem deixar o seu blog mais lindo para quem o visita. E claro para marcas e editoras. E olha, nem custa dinheiros. Você pode fazer sozinha com uma mão na cabeça dançando ragatanga.

Dicas para deixar o seu blog literário visualmente mais bonito e atrativo ao leitor!

1. CONFIRA A SUA FONTE! Um exemplo: Você usa uma fonte tamanho 8 rosa pink brilhante toda serifada? PARA AGORA? O que o leitor está indo fazer no seu blog? Com certeza é ler o seu conteúdo! Então, nada melhor que deixar isso mais agradável para facilitar a leitura. Não queremos ninguém precisando usar óculos de tanto ler o blog da gente.

2. SEM MÚSICA! Gente, não é legal entrar em um site e uma música começar a tocar do nada e não conseguir achar o botão para pausar com rapidez. Isso é chato e com certeza eu vou fechar o blog na hora e nunca mais vou voltar ali. Até no tumblr isso já está ficando chatinho. Vamos trocar isso por playlists semanais no blog, o bom é que você até ganha conteúdo para um post e todo mundo pode curtir a sexta-feira com indicações legais de músicas!

 

3. IMAGENS SÃO IMPORTANTES! E não digo apenas para você comprar uma super câmera, fazer super cursos e tal. NÃO! Começar a trabalhar com o tamanho das imagens já ajuda muito! Blog com fotos muito minusculas e de larguras diferentes não passam uma imagem profissional. Parece que você fez tudo de qualquer jeito para terminar o post logo. (altura pode, largura não). A Paula já falou sobre isso aqui e a Lu deu dicas sobre isso aqui.

4. LINKS, LINKS EU QUERO LINKS! É muito chato um blog onde fala de algo, mas não mostra onde comprar. Se você vai falar de algo e sabe que vai gerar o interesse de geral, coloca o link. E se você não quiser fazer propaganda para a marca, nem fala do produto.  Faça seu trabalho bonitinho na hora da indicação que você vai ver um mundo novo com seus leitores!


Quando o blog tem links para os produtos eu fico assim. hehehehe

5. MENOS É MAIS! Blog com MUITO banner e MUITA propaganda e muita informação jogada na sua cara de qualquer jeito não consegue passar uma boa impressão, não consegue marcar o leitor de uma forma positiva. Aqui, chegou a vez de aplicar a regra do menos é mais.


Não faça como nesse gif.

6. QUEM É VOCÊ? Blog que não tem o perfil do dono parece que falta algo. Queremos saber quem é você, do que você gosta e qual é o motivo pra esse blog existir. Uma foto bonitinha e meia duzia de palavras podem sim fazer a diferença no seu blog!

7. NÃO ASSUSTE! Quando o  background é muito gritante e todo mundo tem vontade de sair do blog ou ter um ataque com as cores, é um sinal de que está na hora de mudar, né?

8. Organização: Você não gosta de morar em uma casa bagunçada, nós não gostamos de visitar um blog bagunçado. Quando ele fica assim a navegação é difícil. Onde estão os botões, onde posso encontrar como mudar de página, e o contato? Eu preciso te achar. E nem tudo pode ser escondido de baixo da cama.

Bem pessoal, agora vamos ficando por aqui. Espero que tenham gostado das dicas básicas e possam aplicá-las em seu blog.  E claro, OBRIGADO CLARISSA por ter me ajudado na hora de enumerar os tópicos e mostrar o que você não gosta em um blog no ponto de vista visual!

Inscrevam seus blogs e até o próximo post galerinha ?

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Facebook Instagram Twitter Tumblr Google +

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

8 Comments

  • Clarissa
    6 de agosto de 2014 at 13:34

    Aeee, fico feliz em ter ajudado 😀 E melhor que cada dica são os gifs! hahahah
    Tá tudo lindo <3

    Reply
  • thaila oliveira
    6 de agosto de 2014 at 16:59

    Ana que legal! gostei das dicas, acho que preciso por algumas em prática, mas vou esperar pela sua análise completa! será que vai ter muita coisa errada, medinho!

    Reply
    • Anna Schermak
      7 de agosto de 2014 at 11:33

      Espero que não! Mas vou dar uma atenção a mais! Não tenha medo, sou legal ?

      Reply
  • Tamiris Leitão
    6 de agosto de 2014 at 17:13

    Amei as dicas!
    Na verdade estou amando cada uma delas, e você é uma base para melhorar todo dia o espaço.
    Parabéns.

    Reply
    • Anna Schermak
      7 de agosto de 2014 at 11:33

      Obrigada, linda!
      Espero que as mudanças possam deixar seu blog ainda melhor e conseguir encontrar ainda mais leitores!

      Reply
  • […] Dicas para deixar o seu blog literário visualmente mais bonito e atrativo ao leitor! […]

    Reply
  • Lene Resieri
    17 de novembro de 2015 at 12:17

    Obrigada Anna pelas dicas, acho que não estou ¨errando¨ muito (risos), mas se quiser passar no meu blog e dar uma criticada eu agradeço. Beijos

    Reply
  • Lívia
    9 de março de 2016 at 10:56

    Amei as dicas! Tem algumas aí que já sigo, tipo
    Background, fonte e música. Outras preciso melhorar, como a largura da imagem. O que você recomenda para mudar isso?? Como posso fazer as imagens da mesma largura? Sou péssima em edição é só sei usar o Picasa e photoscape :/
    Obrigada pelas dicas!!

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.