Menu
Literatura Nacional

Entrevista com autora de Deuses do Mar – Simone O’ Marques

A querida Simone é a nossa entrevistada de hoje, autora de Deuses do Mar, Agridoce e Paganus.

Vamos conhecer um pouquinho sobre a autora?

Entrevista com Simone Marques

Atualmente você possui vários livros publicados, pode contar um pouquinho sobre como é seu processo de escrita? O que te inspira a escrever?

Bem, hoje eu posso dizer que a escrita é uma parte da indissociável da minha vida. Escrevo todo dia e quase o dia todo e quando não o faço fico meio angustiada. Uma coisa meio doida, né?
Muitas coisas me inspiram a escrever. Sou uma observadora. Gosto de olhar as coisas, a paisagem, as pessoas e seu comportamento. Qualquer coisa dessas pode acabar me inspirando de alguma forma. Claro que continuo sempre confiando nos meus sonhos ricos em detalhes e informações. =)

Como resolveu ser escritora? E quem te influenciou a começar a ler e escrever?

Eu nunca me imaginei escritora, não tinha essa expectativa e nem era meu objetivo de vida. Simplesmente aconteceu. Um dia eu tive um sonho e ele foi espetacular, tanto que, quando acordei tive que escrevê-lo para que não o esquecesse. Quando terminei, eu li as cerca de 20 páginas que havia escrito quase sem piscar e vi que a história que havia ali era muito legal e que merecia ser prolongada. Arrisquei e oito meses depois havia uma saga com 4 livros.
Eu não sei se houve alguém em especial que tenha me influenciado não… a escrita sempre me encantou desde que entrei na escola ou mesmo antes dela.

Qual é o seu livro e/ou escritor preferido?

Seria injusta se dissesse que tenho um livro preferido, por que sou uma apaixonada pela leitura e vários livros me encantaram de maneiras diferentes. Eu tenho um autor preferido, Bernard Cornwell, mas há muito outros que admiro tanto quanto e não perco a oportunidade de ter seus livros em minhas mãos!

Qual é a sua relação com os personagens de seus livros, você acaba se apegando muito a eles?

Amo todos. kkkkk
Acho que é impossível não me apegar a eles, pois uma de minhas maiores preocupações como autora é criar personagens da melhor maneira possível, o mais verossímeis possível. Muitos leitores já comentaram comigo que meus personagens secundários são muitas vezes mais marcantes que os principais, e eu acho isso delicioso, pois para mim todos são principais. Dói bastante quando tenho que “me livrar” de algum deles.

Quando publicou seu primeiro livro, foi um processo difícil encontrar uma editora?

Foi. Muito, muito mesmo. Gastei uma pequena fortuna enviando originais para não obter nenhuma resposta. É um processo bastante lento e angustiante. Exige aquela paciência milenar e tibetana que eu não possuo. Escrevo por que quero que as pessoas leiam e não para que o material fique esperando o ataque das traças e mofando em algum canto…

Qual a dica você daria aos nossos leitores que estão começando a escrever seus livros?

Deem o melhor de si em sua história, sejam seus maiores críticos, se preocupem com a qualidade do material, que isso com certeza será muito importante se você quiser conquistar leitores e que seu trabalho seja respeitado.
E, claro, leia muito, muito, muito….

Para você, qual é a melhor coisa em ser escritor?

É a oportunidade de criar, dar vida a histórias, a personagens. É ver nascer todo um universo, uma trama e depois olhar para aquilo e se deliciar ao saber que você o fez. É uma sensação deliciosa!
E também há aquele momento mágico quando alguém diz que simplesmente amou o que você escreveu, que riu ou chorou ao ler suas histórias e te pergunta, de onde você tirou tudo isso? Bom! Muito bom! =)

Obrigada pela entrevista Simone =)
O que vocês acharam pessoal?  

About Author

Criadora do @pausaparaumcafe, social media, formada em marketing, rata de biblioteca, intolerante à lactose e a pessoas de mau humor.

9 Comments

  • Fernanda Faria
    25 de novembro de 2012 at 00:45

    AAAAAAAAAAAdoro entrevistas *.*
    Sempre bom conhecer um pouco mas dos autores, super simpática ela.
    Esse livro dela parece sem ber interessante, vou procurar saber mais, será que não rola uma resenha por aqui?
    beijos

    Reply
    • Anna Schermak
      25 de novembro de 2012 at 01:09

      Fernanda, vai “rolar” sim. Logo logo!

      Reply
  • Layse Hana
    25 de novembro de 2012 at 20:57

    já li Agridoce e amei é um livro incrível…a autora também é uma fofa…
    xoxo

    Reply
  • Biia Rodrigues
    26 de novembro de 2012 at 23:57

    Conhecia a autora por causa de Agridoce, que é um livro que estou louca para ler. Adorei saber desse outro livro dela e de conferir a entrevista. Realmente todo autor fala a mesma coisa quando a pergunta é sobre a dificuldade de publicar o primeiro livro.

    Reply
  • Gladys Freitas
    28 de novembro de 2012 at 03:36

    O processo de publicação no Brasil é realmente caríssimo…

    Reply
  • Fernanda Yano
    29 de novembro de 2012 at 11:17

    Eu já tinha lido sobre o livro Agridoce, tenho muita vontade de ler.
    Não conhecia muito da autora, é sempre bom as entrevistas.

    Reply
  • Thaty
    1 de dezembro de 2012 at 00:44

    Já conhecia o livro de nome e adorei conhecer a autora… depois disso lerei com certeza ^^

    Reply
  • Juliana Xavier
    5 de dezembro de 2012 at 22:51

    Eu já li Os Deuses do Mar e gostei bastante, apesar de alguns acontecimentos que não consegui entender… inclusive no evento de vocês eu queria muito ter ficado até o fim para conversar algumas coisas com a Simone, pena que não pude. Tomara que eu reencontre a autora qualquer dia. Claro que eu poderia mandar um e-mail, mas não seria a mesma coisa… rs…

    As editoras bem que poderiam ser mais legais e enviar pelo menos uma carta de recusa ao autor, né? Deve ser dureza gastar uma pequena fortuna enviando originais e não receber nem sinal de fumaça… (

    Reply
  • Aymée Meira
    25 de fevereiro de 2013 at 07:29

    Ela gosta de Bernard ? Simone tem outro livro que me encantou muito e resolvi comprar. Agridoce é um das minhas próximas leituras. A entrevista me apeteceu mais ao ler. Vou passar na frente ?

    beijos

    Amy – Macchiato

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.